baseball

Imbatíveis Samurais!

SAMURAI JAPAN vence o ENEOS ASIA PROFESSIONAL BASEBALL CHAMPIONSHIP 2017

8(Banner de divulgação do torneio com a presença dos técnicos das três seleções participantes, site http://www.japan-baseball.jp)

Organizado pela Nippon Professional Baseball (NPB), entre os dias 16 e 19 de novembro, o Tokyo Dome, localizado no centro da cidade de Tóquio-Japão, recebeu as seleções sub-24 do anfitrião Japão, da Coréia do Sul e Taiwan (Chinese Taipei) para um embate para fechar o calendário asiático de beisebol profissional.

O regulamento era bem simples: todos contra todos e os dois melhores jogariam a final no dia 19/11. Sem as grandes estrelas das respectivas ligas profissionais (por exemplo: Shohei Ohtani futuro jogador da MLB e com idade para jogar o torneio não foi convocado), devido à limitação de idade do regulamento, os times apresentaram ao mundo grandes valores e por que não futuros All-Stars e candidatos à MLB, como o impressionante pitcher japonês de apenas 21 anos Shota Imanaga do Yokohama DeNA Baystars, que no jogo contra Taiwan arremessou impressionantes 12 strike outs em 6 entradas sem ceder corridas (8 strike outs nas 3 primeiras entradas!!!). OLHO NELE!! O torneio abriu com a duas maiores forças em um duelo emocionante: Japão e Coréia do Sul jogaram 10 entradas de muita adrenalina!

Jogo 1: Coréia vs Japão

Os Samurais começaram abrindo o placar na parte baixa da terceira entrada com uma rebatida simples de Kondo para a segunda base, com Genda depois de chegar em base com um walk, roubar a terceira base e em um erro da defesa Coreana alcançar o Home Plate: Coréia 0 x 1 Samurai Japan.

Logo em seguida a Coréia deu o troco: primeiro com um Home Run Solo de Kim Ha Son. Mas não parou por ai, na sequencia Ha Jung Ku mandou outra bola no CF empurrando a corrida da virada e Jong Hu Lee ampliou, empurrando mais duas corridas após um erro do LF japonês: Coréia 4 x 1 Samurai Japan.

O time Japonês voltou a encostar na sexta entrada: quando o 1B japonês Hotaka Yamakawa mandou um Home Run de duas corridas, deixando o jogo em déficit de apenas uma corrida: Coréia 4 x 3 Japão

Em um final emocionante o Japão empatou o jogo levando para entradas extras com um walk com bases lotadas… e por pouco não fechou o jogo da mesma forma. Resultado final: Coréia 4 x 4 Japão… e fomos para entradas extras!!!

Nas entradas extras sempre coisas maravilhosas acontecem no Baseball: com o regulamento de começar a entrada extra com corredores na 1B e 2B e sem eliminações, a Coréia começou com duas rebatidas duplas deixando o placar em 7 a 3… parecia o fim de um jogo emocionante… mas então veio a parte baixa da décima entrada. Com os dois jogadores posicionados em base como manda o regulamento, o camisa 51 japonês Seiji Uebayashi do Fukuoka SoftBank Hawks, no melhor estilo de outro famoso camisa 51 japonês também conhecido por Ichiro Suzuki, mandou a bola além do muro, empatando o jogo e levando o Tokyo Dome a loucura!!! Coréia 7 x 7 Japão
Mas, não acabou aí. Com dois jogadores eliminados e 2-2 na contagem, coube ao Catcher Tatsuhiro Tamura do Chiba Lotte Marines rebater uma dupla no campo centro esquerdo da defesa Coreana para virar e vencer o jogo de forma emocionante! Coréia 7 x 8 Japão.

9(Time japonês celebra a rebatida dupla da vitória jogando água no catcher Tatsuhiro Tamura, site http://www.japan-baseball.jp)

Jogo 2: Taiwan vs Coréia

Não foi um jogo muito bom tecnicamente para os ataques e explicarei com números: foram somente 4 Hits para cada time e um placar magro de 0 a 1 para a Coréia na baixa da sexta entrada após uma rebatida tripla no muro do camisa 41 Jeong Hu Lee. No mais, defesas muito sólidas, que não permitiram mais corridas. Destaque para os arremessadores iniciais, os camisas 38 Im Gyon da Coréia e 17 Chen Guanyu de Taiwan. Eles tiveram ótimas e consistentes atuações aliadas com muita ajuda das defesas. O camisa 38 Coreano arremessou 7 entradas, cedendo apenas 2 rebatidas e 3 walks, mas conseguiu eliminar outros 7 jogadores por Strike Out. Já o camisa 41 de Taiwan arremessou 5 e 2/3 entradas, cedendo 3 rebatidas, 4 walks e eliminou 6 jogadores por StrikeOut.

Pra se ter uma idéia, foram 19 eliminações em rebatidas no infield entre bolas rasteiras e bolas em linha e outras 12 eliminações por Fly ball para o Outfield… isso já dá uma dimensão de como os ataques sofreram nas mãos dos arremessadores rivais.

Esses números refletem bem o que foi o jogo, muita força defensiva e ataques pouco inspirados. Resultado Final: Taiwan 0 x 1 Coréia.

10(Jeong Hu Lee, site http://www.japan-baseball.jp)

Jogo 3: Japão e Taiwan

Esse jogo tinha a importância de definir quem seriam os finalistas… mas só até começar o show do Pitcher Japonês Shota Imanaga que joga profissionalmente pelo Yokohama DeNA Baystars. Ele arremessou 6 entradas, contabilizou 106 arremessos, 3 rebatidas e impressionantes 12 strikeouts, isso mesmo 12K!!! Chegou até a encarar bases lotadas, mas saiu ileso e com segurança. Tem muito futuro. Fisicamente ele se parece muito com o nosso velho conhecido Daisuke Matsuzaka que jogou pelo Saitama Seibu Lions no Japão no início da carreira profissional, no Boston RedSox e no Cleveland Indians na sua trajetória pela MLB.

Outro destaque, agora ofensivo, foi o camisa 7 e LF que atua pelo Saitama Seibu Lions, Shuta Tonosaki. Ele rebateu 1 HR, anotou 1 corrida e empurrou outra em uma rebatida dupla no muro esquerdo.

O time Taiwanês, ficou atordoado, tomando 8 a 0 até a oitava entrada. Então, na nona entrada, quando ninguém queria mais nada com nada, Ju Yui Chen que joga no Lamigo Monkeys de Taiwan rebateu um Home Run. E com um Hit by Pitch com bases cheias no camisa 24 Chen Chien-Hsien, Taiwan anotou outra corrida dando números finais ao jogo: Japão 8 x 2 Taiwan.

Foi um verdadeiro passeio Japonês que com a vitória, se classificou em primeiro lugar e acabou classificando a Coréia para um rematch do empolgante jogo da abertura do torneio.

11(Shota Imanaga, site http://www.japan-baseball.jp)

A Grande Final: Coréia vs Japão!!!

12

Por causa do emocionante primeiro jogo, todos aguardavam um jogo espetacular e muito equilibrado para a grande final e o que viram em campo foi… só um time jogar… Os Japoneses entraram com o espirito aniquilador, disciplinado e preciso dos Samurais não dando nenhuma chance ao ótimo time Coreano.

Com outra ótima performance do camisa 7 japonês Shuta Tonosaki, o Japão não teve dificuldade para bater os Coreanos.

O jogo até começou equilibrado, com os times ficando no zero até a terceira entrada. Com partidas perfeitas de ambos os arremessadores Kazuto Taguchi do Tokyo Yomiuri Giants pelo Japão e Park Sewoong do Lotte Giants pela Coréia.

Na parte baixa da quarta começou o show do time Japonês e de Tonosaki. Com uma rebatida simples na quarta e uma tripla na quinta entrada, Tonosaki empurrou duas corridas dando a liderança no placar para os Samurais. Outro destaque foi o 3B Ryoma Nishikawa do Hiroshima Toyo Carp que anotou 3 rebatidas, sendo uma dupla, um solo Home Run e uma simples, empurrando 3 corridas.

Fim de jogo e o time Japonês bateu o time Coreano por 7 a 0 para festa no Tokyo Dome que já comemorava desde a sexta entrada.

O time campeão levou de prêmio um cheque de 20 milhões de ienes (aproximadamente U$ 200 mil), o vice levou um cheque de 5 milhões de ienes (aproximadamente U$ 50 mil) e o jogador Tonosaki foi eleito o MVP do torneio recebendo um cheque de 500 mil ienes (equivalente a U$ 5 mil).

Ao final, podemos concluir uma coisa: como sempre, o beisebol asiático está preparando mais uma geração vencedora e que promete dar muito trabalho nos próximos campeonatos internacionais, inclusive no World Baseball Classic.

13(Shuta Tonosaki, MVP do torneio. Site http://www.japan-baseball.jp)

14

Créditos das Fotos: http://www.japan-baseball.jp

Ricardo Nozuma para o MajorSportsBlog

#Sports4Life

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s