esporte

NFL – A CAMINHO DOS PLAYOFFS

NFL

Salve galera, estamos chegando à semana 12 da nossa querida NFL e infelizmente a temporada regular que tanto demorou a chegar está acabando. A partir de agora, nenhum time mais terá folga (bye week) e a briga pela classificação para os playoffs vai esquentar de vez! Vamos analisar as divisões até o momento e tentar “cravar” os times que estarão jogando em janeiro.

American_Football_Conference_logo.svg

Panorama geral da AFC: a Conferência Americana esta em um nível um pouco abaixo do esperado, porém isso acaba deixando as vagas e Wild Card completamente em aberto. Apenas uma vitória separa o Baltimore Ravens (6º colocado e classificado aos playoffs caso a temporada se encerra-se hoje) até o Oakland Raiders (13º na classificação da conferência). A briga promete ser boa nas 5 rodadas finais!

Patriots-tunnel-Reinhold Matay

AFC East
Palpite – New England Patriots: esse é barbada, mais um ano com o time de New England voando na divisão, time está focado na briga pelo 1st seed (bye week e mando de campo) com os Steelers. Apesar do início conturbado (2-2, tomando uma média de 30 pontos por jogo), o time do Tom Brady vai corrigindo os erros e embalando, vindo de uma sequência de 6 vitórias seguidas, com 2 blowouts contra adversários até então visto como problemas (Broncos e Raiders fora de casa)

AFC South
Palpite – Jacksonville Jaguars: uma das grandes surpresas dessa temporada! O Jaguars vem sendo sustentando pela sua excelente defesa, que força muito turnovers e pelo seu bom jogo corrido (destaque para o rookie Leonard Fournette). 2017 será o ano que o Jaguars voltará aos playoffs (última aparição em 2007) e vencerá pela primeira vez a AFC South (último título de divisão foi em 1999, mas na AFC Central).

AFC North
Palpite – Pittsburgh Steelers: sem surpresas no Norte, o favorito Steelers leva a sua divisão, liderado pelo Trio BBB (Big Ben, Bell e Brown) e uma defesa que evoluiu consideravelmente em 2017, o que pode fazer a diferença nos jogos apertados de playoffs. Briga com os Patriots pela 1st seed.

AFC West
Palpite – Kansas City Chiefs: a divisão que era considerada a mais forte da NFL está apresentando um nível bem abaixo do esperado. Chiefs começou voando, mas já vem de 4 derrotas em 5 jogos, Raiders com um ataque inexplicavelmente morto (foi um dos melhores de 2016 e ainda adicionou Marshawn Lynch ao seu backfield), Broncos na eterna busca pelo seu QB ideal e o Chargers ainda com saudades de San Diego. Uma divisão que era apontada com 3 possíveis times indo aos playoffs, deve levar apenas um.

Wild Card
Tennessee Titans – o potencial do Titans está lá, mas ainda falta aquele algo a mais (vencer os big games, como no último TNF contra os Steelers). O Titans deve encerrar a seca de playoffs esse ano, mas cairá no Wild Card Round.

Baltimore Ravens – em uma AFC que está nivelada por baixo, com muitos times com campanhas fracas, a vaga pode cair no colo do Ravens! O calendário até o final do ano ajuda (Colts, Texans, Browns e Bengals são obrigação de vitória) e os Ravens podem voltar a pós temporada esse ano, ancorado principalmente pela sua forte defesa.

NFC-CNM

Panorama geral da NFC: briga de cachorro grande na NFC! Muitos times bons devem ficar de fora, simplesmente pois não há vagas para todos! O equilíbrio é tão grande que, dos seis times que foram aos playoffs ano passado, apenas um iria também esse ano caso a temporada se encerra-se agora (o vice-campeão Atlanta Falcons, e ainda assim com a segunda vaga de Wild Card).

wentz

NFC East
Palpite – Philadelphia Eagles: o Eaglão da massa tá voando! É o time do momento, com uma sequência de 8 vitórias seguidas, com destaque para a última, contra os Cowboys em Dallas, um atropelo de 37×9 sobre um adversário também forte. Carson Wentz (2º escolha do draft de 2016) está sendo cotado até como MVP já nessa temporada. Será que em 2017 finalmente veremos vencer um Super Bowl? #FlyEaglesFly

NFC South
Palpite – New Orleans Saints: habemus defesa em New Orleans! Finalmente Drew Brees está tendo uma a altura do seu jogo, somado ao bom jogo corrido que está sendo executado esse ano. Brees está com 38 anos e 2017 pode ser a última chance do futuro Hall da Fama voltar ao Super Bowl (venceu em 2009).

NFC North
Palpite – Minnesota Vikings: a lesão de Aaron Rodgers praticamente matou o ano do Green Bay Packers, logo a disputa está acirrada entre o Vikings (e sua poderosa defesa) contra o Detroit Lions (e seu forte ataque). Os times irão se enfrentar na semana 12 em Detroit (primeiro da rodada tripla do dia de Thanksgiving). Uma vitória aqui pode selar o título de divisão para o Vikings ou manter os Lions ainda vivos. Promessa de jogão!

NFC West
Palpite – Los Angeles Rams: quem diria que uma “simples” troca de Head Coach (sai Jeff Fisher, entra Sean McVay) faria tão bem aos Rams. Um ano depois de vender a vida para draftar Jared Goff e temer que ele virasse um bust após seu péssimo 2016, o jogo do QB evoluiu consideravelmente e vai liderando seu time para uma possível aparição aos playoffs. Os Seahawks ainda lutam pelo título da divisão, mas sem uma linha ofensiva confiável (a cada semana temos que assistir literalmente Russel Wilson correr pela sua vida) sem um jogo corrido decente e com as lesões de peças importantes da defesa (Richard Sherman e Kam Chancellor fora da temporada, e Earl Thomas perdendo alguns jogos) ai ficar difícil para Seattle sonhar com a pós-temporada.

Wild Card
Carolina Panthers – aos trancos e barrancos, o Panthers segue vivo! O time não é mais o mesmo do histórico 15-1 de 2015, mas está arranjando seu jeito de vencer os jogos (4 das 7 vitórias foram por 6 pontos ou menos). Tem um calendário que colabora para que o time possa voltar aos playoffs após passar 2016 de ressaca.

Atlanta Falcons – acredito que a última vaga ficará entre Falcons e Lions, porém o calendário dos Falcons é menos complicado que o do Lions (jogara 4 de 6 partidas em casa, sendo as próximas 3 seguidas). Apesar de Matt Ryan ter voltado a conviver com as interceptações e da saída da mente ofensiva do poderoso ataque do Falcons de 2016 (Kyle Shanahan, que foi ser Head Coach em San Francisco), aposto no Falcons para ficar com a última vaga.

É isso aí galera, espero que tenham gostado, comentem, critiquem, compartilhem e podem me cobrar. Forte abraço.

Guilherme Marodin para o blog Major Sports.

 

Categorias:esporte, nfl, sports

Marcado como:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s