hóquei

Arizona Coyotes e Florida Panthers, problemas com boas soluções

Quando falamos nas 4 grandes ligas esportivas dos Estados Unidos, pensamos em dinheiro, lucro, visibilidade, franquias que geram caminhões de dinheiro anualmente, jogadores que se consagram e cada vez mais buscam salários, que para nós meros espectadores, é algo impensável do ponto de vista financeiro. As ligas possuem departamentos que buscam apenas conseguir aumentar a visibilidade das mesmas, gerando lucro, chamando o torcedor para as áreas, com o intuito de torna-los consumidores assíduos.

Porém, neste cenário de busca incessante por lucro, eis que se destacam de maneira negativa duas franquias na National Hockey League, nossa NHL, Arizona Coyotes e Florida Panthers.

Sabres Panthers Hockey (9)

O Florida Panthers, cuja Arena BB&T, fica localizada em Sunrise, a uma distância aproximada de 36 milhas de Miami, cerca de 1 hora de carro, esta distância acaba por fazer com que a presença de público na arena em jogos dos Panthers seja pequena, um grande empecilho ao se olhar a visibilidade que a liga perde com a falta de público. Quando se pensa em empreendedorismo, pensamos em negócios, vender a imagem de nossa instituição, com relação a isto ao analisarmos a falta de público em jogos dos Panthers vemos a perda de capacidade de gerar receitar ao vender a marca, quando um espetáculo não se mostra muito atrativo aos olhos do público, empresas deixam de investir na franquia, isso faz com que a liga perca dinheiro ao vender o seu produto, pois passa uma imagem de desinteresse da região para com o time, isso faz com que possíveis patrocinadores percam o interesse de se investir no time, colocando suas logomarcas na arena, ou até mesmo no gelo ou nas separações entre o gelo e as arquibancadas, ou seja, vira um circulo vicioso aparentemente sem saída.

Esta é uma questão que a Liga tem de resolver, não se pode ver uma equipe gerar desinteresse do público para com o espetáculo, é inaceitável, principalmente na terra do “show business”.

Mas se você parou e viu que a situação do Panthers deve ser urgentemente resolvida, eis que surge o Arizona Coyotes, a equipe nos 20 primeiros jogos da temporada teve o pior início de uma franquia da liga na história, um time nunca havia começado a temporada e alcançado 20 jogos sem ao menos conseguir uma vitória no tempo regulamentar, mas o Coyotes conseguiu este feito, com uma campanha 2-15-3, ou seja, 2 vitórias, 15 derrotas e 3 derrotas no OT/SO, mas ai você se questiona, mas eles possuem 2 vitorias, sim realmente, porém estas vitorias não vieram no tempo regulamentar, uma foi contra o Flyers e outra contra o Hurricanes no Shootout, primeira vez na história que uma equipe não obtém vitória nos 60 minutos regulamentares de jogo.

Dallas Stars v Phoenix Coyotes

Eis que surge o que a matéria se propõe, a questão financeira da franquia e da liga. O Coyotes está baseado na cidade de Glendale no Arizona, onde está sedeada a Gila River Arena, veja bem, estamos falando de uma equipe que não tem proporcionado grandes espetáculos no gelo e ainda mais localizado no Arizona, local onde o Futebol Americano, seja profissional ou universitário, é seguido como uma religião pela população, pensar que uma equipe com uma campanha tão ruim possa atrair público é quase impensável. A campanha ruim do Coyotes só faz com que a torcida se afaste ainda mais do Gila River, fazendo o time perder dinheiro, sendo em ingresso ou até mesmo nas lojas de fast-food e vendas de produtos que façam alusão a equipe. Se não bastasse a campanha deplorável e a falta de público em seus jogos, eis que surge a acusação de que a franquia não arcou com seus compromissos com 2 funcionários, no qual os reprimiu, para não sofrer reclamações trabalhistas, onde não se foi cumprido com o pagamento de horas extra. Um acontecimento deste acaba por sujar a imagem da Liga, que se preocupa em gerar lucro, uma noticia desta não cai bem aos olhos de investidores.

Mas como poderia a Liga se comportar perante estas duas franquias, qual ação seria a mais viável para fazer com que ambas ao invés de mancharem a imagem da NHL, passassem a gerar uma imagem vencedora, agregando valor ao produto?

Acredito que a  realocação de ambas seria a melhor solução de momento, mas poderiam se perguntar, onde estas equipes poderiam ser realocadas? Respondo com 2 (duas) sugestões que seriam muito bem vista pelos amantes do esporte e uma outra que surge como uma provável sede.

Para começar Seattle, cidade que possui estrutura e um grande mercado a ser explorado pela, região onde se localizam grandes empresas que poderiam se voltar para os negócios da Liga, uma outra sugestão, e que ao meu ver todo torcedor apaixonado por hockey gostaria de ver, é uma franquia novamente sediada em Quebec, Quebec Nordiques esteve associado a liga de 1972, ano de sua fundação, até 1995, ano no qual foi realocado em Denver e passou a se chamar Colorado Avalanche, tudo conspira a favor de Quebec que possui uma torcida apaixonada pelo esporte e ao mesmo tempo tem uma recém inaugurada Arena, a Videotron Centre. Não bastasse esses dois possíveis locais de realocação, surge uma possível conversa entre membros da NHL com o Tilman Fertitta, proprietário do Houston Rockets, franquia da NBA, onde os membros da NHL estariam interessados em viabilizar uma possível franquia em Houston, que tem os Rockets no topo da NBA e o time campeão da MLB (major league baseball), o Houston Astros, mas, teremos que esperar para ver se esta reunião/negociação se mostrará viável.

Tudo tende a crer que a NHL deve pensar urgente na realocação tanto do Coyotes quanto do Panthers, só que este pensamento tem de sair da imaginação, seja dos torcedores ou dos dirigentes o quanto antes, pois quem perde com isso são as franquias e a liga. Conhecendo a cultura de business norte-americano, acredito que caso as mesmas continuem na queda de público e renda, a decisão ou a procura de novas sedes deverá ser cogitada com mais força. Aguardemos.

Rodrigo Silva Jr, fissurado em #NHL, para o blog Major Sports

Categorias:hóquei, sports

Marcado como:, , , , ,

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s