esporte

#ToP10 – 30 for 30

   Começamos uma nova coluna no MajorSports, onde faremos um Top Ten dos mais variados temas dos esportes que tanto falamos aqui no Blog. Como citei no texto sobre Colin Kaepernick anteriormente, sou um grande fã de filmes e documentários e resolvi começar com uma das mais brilhantes idéias vista nos últimos anos pela ESPN americana: 30 for 30.

   Esses documentários começaram a ser divulgados em 2011 em comemoração aos 30 anos da criação da ESPN, com vários diretores e documentaristas conhecidos mundialmente contando histórias e fatos decorridos nos últimos 30 anos que estavam ligados ou estiveram presentes. Foram feitos 30 filmes ou documentários em cada um dos 3 volumes somando 90 episódios.

   Celebrando essa brilhante série, o MajorSports faz uma lista com os 10 episódios imperdíveis para vocês que ainda não tiveram a oportunidade começarem a assistir, e aos que já viram concordarem ou discordarem de nossa opinião. Então vamos lá:

10 – Trojan War –   Direção – Aaron Rahsan Thomas

trojan

    Nesse episódio é descrito detalhadamente como foi a passagem de Pete Carroll por USC, que formou uma dinastia no College tornando os jogadores celebridades para o bem e para o mal em Hollywood. O ápice foi a punição a Reggie Bush por receber dinheiro e favores durante sua estada no Sul da Califórnia. Por esse motivo, Bush perdeu o Troféu Heissman, USC ficou 3 anos inelegível para os Bowls e houve uma grande reformulação do quadro esportivo da universidade. Pete Carroll não foi punido, saindo antes das punições para assumir o Seattle Seahawks na NFL. Bem interessante para observar como as coisas funcionam na Universidade.

9 – Catching Hell – Direção: Alex Gibney

catc

   Nesse episódio voltamos ao jogo 6 da NLCS, em que o Chicago Cubs vencia o Florida Marlins por 4 a 0 quando Steve Bartman interferiu numa eliminação que seria feita por Moises Alou junto ao muro. Seria uma jogada normal se depois não ocorresse a virada do Marlins e posterior eliminação do Chicago Cubs que estava a 95 anos sem títulos. Brilhante investigação de como o fanatismo gerado e a crucificação de um homem por causa de um jogo chega a níveis absurdos, mudando a vida de um homem por uma atitude que vários daqueles torcedores poderiam ter feito na mesma situação.

 

8 – Roll Tide/War Eagles – Direção: Martin Khodabakhshian

rolltide

   Uma grande história sobre a grande rivalidade entre Auburn e Alabama, que chegou a níveis absurdos nos últimos anos quando ambos se enfrentaram em decisões. E até onde pode chegar o fanatismo de um torcedor ao envenenar a árvore símbolo da Universidade de Auburn por ódio ao rival.

7 – June 17 1994 – Direção: Brett Morgen

june

   Nesse documentário o diretor faz um paralelo entra vários acontecimentos ocorridos no dia 17 de junho de 1994 como a abertura da Copa do Mundo de futebol dos EUA, última volta do US Open de Golfe com a liderança de Arnold Palmer, o desfile em homenagem a Stanley Cup do New York Rangers, o jogo 5 das finais da NBA entre Rockets e Knicks, o recorde de Ken Griffey Jr de HR com menos de 65 jogos, ao mesmo tempo em que ocorria a perseguição ao ex jogador OJ Simpson pelas ruas de Nova York. O diferencial desse episódio é que são mostrados todos esses fatos em cortes de notícias da data e entrevistas com pessoas envolvidas nos fatos citados.

6 -The Band That Wouldn´t Die – Direção – Barry Levinson

band

  Essa incrível história é contada pelo ganhador do Oscar Barry Levinson, torcedor fanático do Baltimore Colts. A Baltimore Colts Marching Band foi criada na década de 70 e acompanhava o então Baltimore Colts em todos os jogos. Até que em uma noite, o então dono do time, Jim Irsay, mudou furtivamente durante a noite a equipe para Indianápolis, deixando Baltimore e a banda sem time para apoiar. Mas como bem diz o título a banda não queria morrer e durante os 12 anos sem time na cidade fizeram shows em outros eventos e até por outros times da NFL. Realmente uma demonstração de amor ao esporte.

  5 – Celtic/lakers – Best of enemies –   Diretor: Jim Podhoretz

bestenemies

    Nesse episódio é mostrada com riqueza de detalhes a maior rivalidade da NBA entre Celtics e Lakers, destacando todas as finais que se enfrentaram com ênfase na época de Larry Bird e Magic Johnson. Uma excelente viagem através da história da NBA.

4 – Four Days in October – Direção : Major League Baseball Productions

fourdays

   Neste episódio criado pelo MLB Productions voltamos a outubro de 2004, quando Boston RedSox e New York Yankees se enfrentavam na final da Liga Americana, onde o Yankees vencia a série por 3 a 0. O filme demonstra todos os acontecimentos que culminaram na virada histórica dos RedSox naquela série, como o Blowsave de Rivera no jogo 4, 2 vitórias nas entradas extras, a meia sangrando de Curt Schiling e toda a mobilização dessa fanática torcida que tanto sofria na mão dos rivais nos últimos 86 anos. “Why not us? ”

3 – Brother in Exile – Direção: Mario Diaz

brother

   Nesse especial é contada a história dos meio irmãos Livan e Orlando “El Duque” Hernandez, ambos com anéis de WS mas que passaram uma série de provações até o estrelato. Na década de 90 Cuba estava no auge do Governo Fidel Castro, e por ser uma potência no beisebol, vários times da MLB queriam as estrelas locais. No entanto nenhum atleta era liberado para jogar profissionalmente, e a única maneira era fugindo do país, o que ocorreu com Livan, que fugiu pelo México e assinou contrato com o Florida Marlins e depois com Orlando, que foi de barco, ficando encalhado em uma ilha próxima aos EUA quando foi resgatado pela Guarda Costeira Americana.

2 – The Two Escobars – Direção: Jeff Zimbalist e Mike Zimbalist

twoescobars

   Nesse episódio vemos com o futebol e o narcotráfico cresceram e tiveram seu declínio na mesma época na Colômbia, tendo Andres Escobar como símbolo e capitão da empolgante seleção Colombiana e Pablo Escobar, líder do Cartel de Medellin e também patrono do futebol da cidade. E como a morte de ambos, foram influenciadas por fatores externos e por motivos não muito bem explicados.

1 – Once Brothers – Direção: Michael Tolajian

oncebrothers

  Não tem como não considerar essa obra prima como o melhor 30 for 30. Um relato emocionante de como a guerra e diferenças políticas podem acabar com laços de amizade. No caso Vlade Divac e Drazen Petrovic, os dois primeiros europeus a fazerem sucesso na NBA. Um incidente com um torcedor radical com uma bandeira da Croácia acabou com a amizade dos dois ídolos, que não pode ser reatada devido a morte de Petrovic 3 anos após a briga. Imperdível para quem quiser entender como o vulgo patriotismo pode estragar famílias, amigos, grupos e etc.

   Realmente foi muito difícil chegar a essa lista de 10 mas ainda incluo na menção honrosa os seguintes episódios:

OJ in America – a história do julgamento do ex jogador da NFL OJ Simpson.

– I hate Cristhian Laettner – um raio x sobre o polêmico ala que era o único não profissional do Dream Team de 1992.

– Elway to Marino – relata o histórico draft de 1983, considerado o melhor de todos os tempos, com vários HOF presentes.

   E vocês leitores concordam com a lista? Quais episódios vocês colocariam em seu Top Ten?

 

Caio Fillipi ainda deve estar sentado no sofá sofrendo pra ter certeza se não faltou nenhum 30/30 na lista… Especialmente para o blog Major Sports

Categorias:esporte, sports, top10

Marcado como:, , , ,

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s