baseball

Notícias da Japolândia – OffSeason da NPB #3

E as “beisebolas” continuam paradas… congelando do inverno Japonês. Enquanto elas não começam a voar nos campos de Hiroshima, Fukuoka e região para o Spring Trainning, vamos continuar trazendo o que acontece nas movimentações, trocas, contratações e etc. com os times da NPB e outras curiosidades de terras nipônicas.

basebolas

Destaques da NPB

NPB_logo
NPB
: no dia 14/Dez a NPB deu mais um passo na direção de igualar as regras das grandes ligas japonesas com a MLB, introduzindo a polêmica “No pitch intentional walk rule“. Assim como na co-irmã americana, o objetivo principal é reduzir o tempo de jogo para atrair mais atenção da mídia televisiva. A regra é a mesma adotada pela MLB, ao rebatedor se posicionar no plate, recebe um sinal para se dirigir para a primeira base efetivando o walk e salvando alguns minutos de jogo. Vale lembrar que sem esta regra, o rebatedor poderia rebater se quisesse, como já citamos aqui no blog, em um jogo da NPB um arremesso de walk intencional acabou virou uma rebatida em um jogo oficial entre Hanshin Tigers e Yomiuri Giants e isso não vai mais acontecer.

NPB: Este mês foi divulgado pela prefeitura de Fukushima que a cidade vai investir em esportes como forma de trazer mais “vida” para a cidade após o trágico acidente com a usina nuclear em 2011. Com o acidente a cidade perdeu muito em turismo, mas principalmente em produção e comercio, poi, muitos deixaram de consumir produtos da região. Esse projeto esportivo começou com o anúncio do comitê olímpico Tokyo 2020 de que Fukushima será uma das sedes de Baseball e Softball (yes!) nas olimpíadas. Em novembro foi fundado o Fukushima United, o time profissional de futebol que deve integrar a J2, com muita festa e ainda estão previstos times de basquete e principalmente baseball para a região. Resta saber se será uma expansão da NPB com a criação de novas franquias ou se alguma franquia será movimentada de cidade.

Mercado de Transferências:

Buffaloeslogo
Orix Bufalloes
: Foi já muito noticiado que o time perdeu uma de suas estrelas do bullpen para a MLB. O closer Yoshihisa Hirano  não renovou o seu contrato e assinou com os D’Backs por 2 anos e U$ 6 milhões. Hirano sempre jogou no Bufalloes de Osaka e se tornou closer em 2010. Hirano foi selecionado na primeira rodada do draft de 2005 da NPB e ainda esteve no Roster do World Baseball Classic de 2017 ao lado de outros astros como Kazuhisa Makita (que está elegível também para a MLB) e Nori Aoki dos Mets.

dragons logo
Chunichi Dragons
: Os Dragons decidiu dar uma chance em um teste em Janeiro para o veteraníssimo craque do montinho Daisuke Matsuzaka. Após vencer a Nippon Series com o Softbank Fukuoka Hawks pela segunda vez em 3 anos, o time da ilha de Kyushu ao sul do arquipélago japonês, decidiu não renovar o contrato do arremessador de 37 anos liberando-o para o Dragons testá-lo e colocar ainda mais experiência no montinho. Lembrando que os Dragons já contrataram 2 arremessadores americanos vindos da MLB para as próximas temporadas.

Yakult-Swallow Logo
Tokyo Yakult Swallows
: No último dia 20 o time da capital assinou com o canhoto David Huff que estava no baseball coreano (no LG Twins) e que já foi jogador da MLB, atuando por Indians, Giants, Yankees, Dodgers, Royals e Angels. Ele assinou um contrato de 1 ano e U$1,3 milhão.
Outro fato nos Swallows, dessa vez curioso, eles realizaram um corte no salário do seu Slugger e MVP de 2015 Tetsuto Yamada. Ele aceitou a redução do seu salário devido a sua queda de rendimento na temporada 2017 após um Hit-By-Pitch nas costas em Junho de 2016. Em 2017 os seus números cairam muito e como consequência os Swallows seguraram a lanterna da liga central (44 jogos atrás o campeão da liga Central Hiroshima Toyo Carp).

Softbank_hawks_logo
Fukuoka Softbank Hawks
: Os Hawks de Fukuoka renovaram o contrato do seu principal OF Yuki Yanagita por 3 anos e U$3,5 milhões. O slugger que se tornaria Free Agente em 2019 garante ai uma extensão e um bom futuro ao atual campeão da Nippon Series. Em 2017 ele rebateu 31 HR e conseguiu .310 BA/ .426 OBP / .589 SLG.
Outra negociação, agora envolvendo o arremessador destro de 24 anos Kodai Senga, que obteve pelo menos 10 vitórias nas duas últimas temporadas com o Hawks na NPB (13-4 em 22 jogos em 2017), anunciou durante a sua renegociação de contrato que deseja se transferir à MLB num futuro próximo. Vamos ficar de olho, pois, é outro talento japonês que mira a MLB.

Rakuteneagleslogo2
Tohoku Rakuten Golden Eagles: Os Eagles assinaram com o outfielder O’Koyea Dickson no último dia 21/12. O jogador de  27 anos, 1,8 m, 100 kg, rebatedor destro e que rebateu 24 home runs em 116 games no Triple-A Oklahoma City em 2017.

hiroshimacarplogo
Hiroshima Toyo Carp
: o time de Hiroshima anunciou na última sexta-feira (29/12) que renovou o contrato com o seu homem de Setup do bullpen, o veterano Jay Jackson que jogou as duas últimas temporadas com o atual vice campeão da NPB. Jackson foi draftado pelos Cubs e jogou também pelos Padres na MLB.

 

E por hoje é só!

Continue nos acompanhando e se atualizando sobre tudo o que acontece no Pro Yakyu!

Ricardo Nozuma contribui com as “Notícias da Japolândia” para o Major Sports Blog.

#Sports4Fun

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s