esporte

Top 10 – Filmes sobre Esportes!

Voltamos com mais um Top Ten para o MajorSports. Depois de debatermos os melhores 30 for 30, agora farei algo mais amplo, listando os melhores filmes com temática esportiva na opinião do juri altamente qualificado da MajorSports. Vamos lá:

10 – 42 – A história de uma Lenda (2013)

O filme conta a história de um dos maiores jogadores de beisebol da história Jackie Robinson, que foi o primeiro negro a jogar na MLB. Conta bem como ele e o dono do Dodgers na épica sofreram com o preconceito de jogadores, torcedores e imprensa que não admitia que um negro poderia jogar no nível dos brancos;

1600x1200_lookingback

9 – Desafio no Gelo (Miracle) – 2004

Nesse filme é contada a história de uma das maiores zebras da história do esporte, quando o time universitário norte americano derrotou o todo poderoso time soviético nas Olimpíadas de Inverno de 1980. Na época não era permitido que os profissionais da NHL jogassem as Olímpiadas, portanto apenas os times europeus jogavam com seus principais craques pois não jogavam na liga profissional.

desafio-no-gelo-2004---kurt-russell-interpreta-o-tecnico-herb-brooks-que-liderou-a-equipe-de-hockey-no-gelo-dos-eua-de-1980-contra-o-aparentemente-invencivel-time-russo-1343348415433_956

8 – Campo dos Sonhos(1989)

Nesse clássico dos anos 80, vemos um fazendeiro ouvir vozes pedindo para construir um campo de beisebol em sua fazenda, fato que deixaria a situação financeira da família bem mais difícil. A construção do campo faria com que Joe “Shoeless” Jackson e seus 7 colegas, todos integrantes do famigerado Chicago “BlackSox”, voltassem a jogar após 50 anos pois os mesmos foram expulsos da liga por terem entregado a WS daquele ano em troca de dinheiro, Uma história emocionante de reencontros nesse clássico.

1200x630bb

7 – Hooligans – 2005

Um retrato bem visceral do auge dos hooligans no Reino Unido, demonstrado através da introdução do personagem de Elijah Wood, um rapaz expulso injustamente da Universidade nos EUA e vai morar com a irmã na Inglaterra. Ele entra no mundo dos hooligans através do cunhado, membro da torcida do West Ham. História impressionante para demonstrar até onde vai o fanatismo.

movie_green-street-hooligans-2005

6 – Duelo de Titãs(Remember the Titans) – 2000

Esse filme é um típico exemplo de filme motivacional para mostrar em aula de ensino médio. O enredo conta os eventos reais do time de football do high school TC Williams na temporada de 71, quando o treinador Boone (Denzel Washignton) assume a equipe, e tem que administrar o grupo de negros e brancos do time, além de superar a desconfiança e preconceito de toda a cidade para com os negros. Com muita disciplina ele consegue administrar os egos e conseguir seu objetivo, sem antes acontecer um desastre que abala a equipe. História incrível para os fãs de football.

FILME_DUELO DE TITAS

5 – Coach Carter – 2005

Richmond, Richmond… Quem viu o filme e não torceu para aquele time cinderela? Pois bem, o filme mostra fatos reais sobre um time de basquete colegial da cidade de Richmond após a chegada do técnico Ken Carter (Samuel L. Jackson), ex estudante e com vários recordes da equipe. Carter não queria apenas que a equipe jogasse basquete, mas que eles se comportassem como cidadãos para melhorar de vida e sair daquele bairro humilde da cidade. Os resultados aparecem em quadra, mas quando as notas escolares não são boas, o técnico toma uma medida drástica que provoca grandes discussões na comunidade. Uma história brilhante e que faz pensar que existe muito além do esporte.

010713-video-coach-carter-movie-poster-16x9

4 – Rush – No limite da Emoção – 2013

Um ótimo filme que trouxe para as telas uma época glamourosa da F1, representada por dois extremos: o metódico e frio Nick Lauda e o passional James Hunt, através da rivalidade deles na pista e a solidariedade nos momentos de tensão, e o frequente risco de morte que todos os pilotos corriam nas grandes pistas da época.

rush

3 – Hurricane o Furacão – 1999

O filme conta a história de Rubin “Hurricane” Carter, campeão mundial de boxe, que teve sua carreira interrompida ao ser condenado injustamente a prisão perpétua pelo assassinato de 3 pessoas. Na prisão escreveu um livro chamado “Décimo sexto Round” que chegou nas mãos de um adolescente negro que mora com ativistas dos direitos humanos, que se sensibilizaram com a história e passam a lutar para que ele fosse inocentado, mesmo após 20 anos. Com isso vem a tona como foi o caso de preconceito racial e o tamanho da injustiça para com o lutador. Fime imperdível

the-hurricane-53f89b0b22bc3

2 – Invictus – 2009

Ano de 1995, ano de muitas mudanças na África do Sul. O símbolo contra Apartheid representado em Nelson Mandela (Morgan Freeman) chega à presidência da África do Sul, a qual  recebe a Copa do Mundo de Rugbi, esporte número 1 do país. O presidente quer usar a Copa do Mundo para unificar a naçãos, por isso convoca o capitão da equipe François Pienaar (Matt Damon) para uma conversa e mostrar a importância do esporte para a população, principalmente pelo rúgbi ser praticado na maioria por brancos. Uma grande atuação de Morgan Freeman em que ele ganhou o Oscar.

invictus

1 – Menina de Ouro – 2004

Para fechar a lista temos o filme mais premiado da lista. Essa obra-prima conta a história de um treinador de boxe amargurado e que sente falta de sua filha. Quando aparece em seu ginásio um diamante não lapidado em Maggie, a procura de um treinador. A princípio o velho treinador não quer treinar mulheres, mas acaba se afeiçoando a determinada Maggie, e levando a menina a disputa de título. Uma incrível história com um final triste. Filme memorável.

menina de ouro

 

Algumas menções honrosas:

– Um domingo qualquer

– Moneyball (preferido de 10 entre 10 letrados…rs)

-Dias de Trovão

– 61 – A história de um recorde

– Nós somos Marshall

– Creed – Nascido para lutar

E aí concordam? Qual filme deveria ter entrado na lista e não está? Mandem suas dicas e sugestões para o twitter @blogmajorsport.  Semana que vem tem mais TopTen…

Caio Fillipi é cinéfilo, amantes dos esportes e escreve exclusivamente para o blog Major Sports.

Categorias:esporte, sports, top10

Marcado como:, , , ,

3 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s