esporte

Preview – São Paulo Futebol Clube

Olá amigos do Major Sports Blog.

Dessa vez a missão é desvendar o que o Tricolor do Morumbi pode fazer nessa temporada.

simbol-spcfc-futebol-20160823-001

“Depois da tempestade, vem a bonança”… diria o filósofo… Mas caramba, não para de cair raios e trovões pelos lados da Barra Funda…

Depois de amargar o pior ano da sua história o São Paulo busca um lugar ao sol no futebol brasileiro. Ainda que haja uma notícia boa ao final do ano, a dívida do clube caiu de R$142 milhões para R$80 milhões, o que aconteceu com o clube foi desesperador…

As chegadas de Raí e Ricardo Rocha, além das eminentes chegadas de Lugano e Zetti, no corpo diretivo técnico do clube parecem dar um norte ao time, pelo menos neste primeiro mês de trabalho. A dupla tem trabalhado de forma muito organizada com o técnico Dorival Junior, que foi mantido de forma acertada, em todos os aspectos: seja nas contratações, seja na ascensão dos garotos da base. Na minha opinião foram as duas melhores contratações do tricolor até o momento pelo trabalho que vem desenvolvendo… Mas, vamos aguardar para ver se o resultado se consolida com resultados em campo.

Vamos ao time então! O DT (como o meu brother Artur Hermano gosta de chamar os técnicos), já avisou que implantará a meritocracia no elenco, isso pode ter sido um recado para o nosso querido peruano que prefere tomar Pisco e comer Ceviche a jogar bola… #FicaADicaCueva =)

Começando pelo gol, pela meritocracia do  Dorival, Sidão será o titular no começo do ano e se “performar” segue, mas vai encontrar agora um trio de garotos com vontade de sobra pra tomar a posição: Jean (22 anos) que veio do Baêa do meu amigo Teclas e a dupla de Lucas que vem de Cotia: Lucas Perri (20 anos) e Lucas Paes (20 anos).

Na defesa, mesmo com a chegada de Anderson Martins (ex-Vasco) e a volta de Reinaldo (ex-Chape), Dorival já sinalizou que a zaga segue “imexível” (sic) e deve iniciar o ano como terminou: Militão na direita, Rodrigo Caio e Arboleda no miolo de zaga e Edimar (affff) na esquerda. Desses, na minha opinião Edimar deve perder a posição para Reinaldo, mesmo que esse seja tão horroroso quanto o titular. Ai me perguntam: E o garoto Junior Tavares? O DT viu a vocação ofensiva do garoto e pretende utilizá-lo na segunda linha, quase que como um ponta esquerda e Reinaldo, bom… Reinaldo é Reinaldo e não entendi até agora porque voltou…

O meio foi onde sofreu a maior baixa… perder Hernanes foi um golpe duríssimo para a torcida, mas era quase impossível garantir a permanência do atleta. Para garantir a volta de Hernanes o “todo poderoso” Heibei Fortune da China dispensou o Aloísio “Boi Bandido” liberando assim uma vaga extra-comunitária para Hernanes… Mas não se anime, o “Boi Bandido” já assinou com um time da segunda divisão chinesa e não virá.
Por outro lado, a renovação de Jucilei foi uma ótima notícia para a torcida e ajuda a manter um dos pilares deste meio de campo. Com a recente perda na concorrência por Gustavo Scarpa, os garotos Shaylon e Lucas Fernandes devem assumir o protagonismo e  ganhar muitas chances, principalmente no Campeonato Paulista e nas ausências de Cueva, que apesar de não ter saído, parece estar com a cabeça na Europa.
Outro “reforço” foi a volta de Hudson que pode esquentar essa briga no meio de campo, briga diretamente com Petros e Jucilei por um lugar no time titular, gosto muito do futebol do Hudson e gostei da sua volta. Outro que pode chegar e colocar mais qualidade nesse meio é o Nenê (Vasco) que está sendo especulado no Morumbi, vamos aguardar, seria um baita reforço pra esse time.

Para o ataque uma grande perda na minha humilde opinião, Lucas Pratto deixará saudades. A garra demonstrada pelo hermano era contagiante para os garotos do time e o seu comprometimento servia como exemplo, ainda mais quando contamos com garotos muito talentosos que acabaram de subir como Marquinhos Cipriano, Bissoli e Paulo Boia, além do menino Brenner que já jogou em 2017. Aliás, esse ano Brenner deve ganhar ainda mais oportunidades, pois, vem treinando bem e marcando golaços nos treinos. Esses 4 garotos farão muito sucesso com a camisa do tricolor. Tem potencial e são melhores que o endiabrado e são-paulino Marcos Guilherme e quando entrosados farão estragos.

maxresdefault

Ai você me pergunta (outra vez): E o Diego Souza? Para mim, ainda é uma incógnita. Para o Dorival, ele entra pra substituir ao Pratto, mas não sei ao certo como ele vai jogar. Talento ele tem, mas o comprometimento dele me preocupa, principalmente após a copa, independentemente dele ir ou não para a Russia.
Minha opinião: Diego será um falso “9”. Vai jogar como o famoso “número 1” do Zagallo, abrindo espaço para os garotos Brenner e Marcos Guilherme entrarem em velocidade na diagonal.

Assim, o time titular do tricolor deve ser:

Sidão

Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar

Jucilei e Petros

Brenner, Cueva e Marcos Guilherme

Diego Souza

Não acredito no titulo do Paulistão, pois, o Dorival já avisou que quer o time pronto para entrar bem na Copa do Brasil e Brasileiro e portanto, vai entrar nas duas primeiras rodadas com um time totalmente misto, para que os considerados titulares ganhem mais tempo de pré-temporada e estejam inteiros para o Classico da terceira rodada contra aquele time da Marginal que não joga no Canindé, se é que você me entende. O time titular contra o São Bento foi: Sidão; Bruno, Rony, Aderllan e Reinaldo; Paulo Henrique, Araruna e Pedro Augusto; Maicossuel, Junior Tavares e Bissoli. Estrearam ainda os garotos Brenner, Marquinhos Cipriano e Marcos Guilherme.

Considero um time titular nota 6 que pode chegar a ser um time nota 7 e beliscar alguma coisa, como uma vaga para a Libertadores e uma final de Sulamericana, mas títulos não acredito para esse ano. Se o time jogar bem e o planejamento for cumprido já me sentirei satisfeito, pois, com o presidente maluco que vende todo mundo no meio do campeonato continua por lá… e é o mesmo que queimou e usou os ídolos tricolores Rogério Ceni e Pintado, porque ele não “incineraría” da mesma forma o nosso eterno capitão Raí?

Os grandes acertos para essa temporada? Com certeza a nomeação do Raí (até que se prove o contrário) como Executivo de Futebol, Ricardo Rocha e principalmente a manutenção do Dorival. Precisamos de consistência, paz e um pouquinho de estabilidade para voltarmos a ser protagonistas no Brasil, na América e quem sabe no mundo.

Vamos aguardar e torcer para que essa nova geração dos garotos de Cotia nos dê frutos.

#EntreOsGrandes #ÉsOPrimeiro

 

Ricardo Nozuma é São Paulino desde 1977 (quando nasceu e o tricolor venceu o seu primeiro Brasileirão) e escreve exclusivamente para o Major Sports Blog

#Sports4Life

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s