esporte

Preview: Coritiba F.C

20180121_105353

O VERDE DA ESPERANÇA

Vai começar uma difícil e importante temporada! O que esperar desse ano? Bi campeonato paranaense? Uma campanha satisfatória na Copa do Brasil? Acesso para a primeira divisão? Sim, esse último é o nosso maior e principal objetivo dentro do ano de 2018.

Apesar de alguns lampejos de alegria e esperança, essa que nunca nos faltou, terminamos o ano de 2017 com a triste e previsível queda para a segunda divisão, namoramos com a tal Série B por 6 anos seguidos até que no último ano caimos de forma amarga com um gol nos últimos segundos de jogo contra a Chapecoense. Fomos do céu ao inferno com o pênalti/gol do Flamengo contra o Vitória que nos colocaria fora da zona, mas nosso time não colaborou com a sorte e de forma bizonha tomou um gol e foi decretado rebaixado no Brasileirão. O ano ainda não havia terminado para o Coritiba Foot Ball Club, vinha as eleições presidenciais vencidas pelo candidado jovem e advogado Samir Namur. Promessas de utilização da base do clube, equilibrar financeiramento a instituição e não fazer loucuras como contratar o famoso “pacotão” de reforços.

Ainda no final de 2017, o Coritiba anunciou a contratação ou promoção de Sandro Forner para o comando técnico do clube, o mesmo vice campeão Sub 20 pelo Coxa. Marcio Goiano e Tcheco vieram para serem seus assistentes, esse último particularmente me agradou muito. Tcheco além de ser um ídolo no campo já nos ajudou também como treinador evitando um queda nos anos anteriores. Além disso dois jogadores foram contratatos, o paraguaio Cesar Benitez e Simião que vieram do Olimpia e Avaí, respectivamente. Benitez já jogou aqui em 2016 e pode ser muito útil para o clube, ele pode jogar tanto na lateral esquerda quanto na direita, essa última possível posição de titular. Confesso que não lembro muito do Simião jogando ano passado pelo Leão catarinense mas as impressões de pessoas que viram ele jogar são boas, volante moderno e que gosta de chegar ao ataque com assistências e chutes ao gol.

O ano de 2018 chegou e com ele o titulo desse texto, a esperança. Pré temporada em Foz com poucos dias de preparação e um elenco recheado de garotos oriundos da categoria de base. Jogadores experientes também estão no elenco desse ano como são os casos de Wilson, Werley, Kléber e Alecsandro, ele mesmo o famoso ”Alecgol”.

20180121_105828

SUBIR. Esse é o principal objetivo do Coxa no ano de 2018. Paranaense deve servir para dar cancha aos jogadores mais novos e servir de analise do elenco e suas carências para mais pra frente contratar jogadores para a disputa do brasileiro. O Coritiba entra como favorito para o Bi campeonato estadual, afinal de contas somos o maior clube do Estado e maior campeão da história do torneio e sempre entraremos como um dos principais favoritos a ser campeão, mas se não for espero que sirva para ver os principais defeitos da equipe e para o técnico Sandro Forner usar de laboratório para novas formações táticas e para utilização da base que é o nosso futuro dentro e campo e possivelmente financeiro.

A Copa do Brasil vem logo no começo de Fevereiro para o clube, um torneio que esse ano vai pagar mais para o campeão do que para o campeão da Libertadores. Ser campeão? Um sonho, mas não para esse ano. Objetivo é ir o mais longe possível e fazer um companha aceitável e faturar.

Em abril começa o verdadeiro objetivo do Coritiba, SUBIR. De nada vai adiantar os trabalhos da diretoria para ajudar o clube financeiramente se o clube não subir para a 1ª divisão já esse ano. Perderiamos muita receita de TV, sócios e patrocinadores com uma possível permancência na segunda divisão, coisa que nem passa na cabeça de nenhum Coxa Doido.

Apesar de todos esses resultados vexatórios e tristes do ano anterior, a parte que mais me tocou foi ver que estamos de pé. Que a torcida, mesmo chateada, não abandonou. Não se abalou. Pelo contrário, todos nós estamos contando os dias para ver o Coritiba novamente em campo. Mantivemos os associados e ganhamos alguns. Acredito que com uma união entre diretoria, jogadores e torcida o CFC tenha tudo para subir esse ano e voltar para o lugar que nunca devia ter saido. A torcida sempre ajudou nos momentos mais difíceis e certamente esse ano o time vai precisar ainda mais de nos. Vire Sócio, pague o ingresso, vá aos jogos. Troque sua vaia por um aplauso ou por um incentivo, o CORITIBA MAIS DO QUE NUNCA PRECISA DE VOCÊ.

Elton Primo.

 

Elton Primo, o @eprimo17, é torcedor apaixonado do Coxa e aceitou o desafio de escrever o preview especialmente para o blog MAJOR SPORTS.

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s