esporte

Guia do Campeonato Amazonense 2018

Manaus-FC-campeão-amazonense-pôster-1O atual campeão MANAUS F.C

Salve Salve Leitores do Blog Major Sports, cá estamos para trazer um guia rápido da 102ª edição do Campeonato Amazonense de Futebol.

Competição que iniciou no último dia 20 e está sendo disputada por oito clubes, cinco da capital e três do interior (Princesa de Manacapuru, Penarol de Itacoatiara, CDC de Manicoré, os demais clubes são todos de Manaus), com previsão para seu término para o dia 14 de abril.

Regulamento

O Campeonato será disputado em dois turnos, com os clubes divididos em dois grupos com quatro equipes cada. No primeiro turno os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B, enquanto que no segundo turno as equipes se enfrentam dentro do grupo.

Em cada turno, classificam-se três equipes de cada grupo para a fase de mata-mata, com o campeão de cada grupo tendo a vantagem de entrar direto na Semifinal, com os segundos e terceiros colocados disputando uma “meia quarta de final”, formando o seguinte diagrama abaixo em cada turno:

amazon

Todos os jogos da fase de mata-mata dos dois turnos serão em jogo único, em caso de empate, haverá disputa de pênaltis.

O campeão de cada turno fará a final, também em jogo único, sem vantagem de empate, no caso do mesmo haverá prorrogação de 30 minutos e persistindo o empate, teremos disputa de pênaltis. Se a mesma equipe vencer os 2 turnos, será declarada campeã automaticamente.

Os dois piores clubes na classificação geral serão rebaixados à Segundona.

Vagas em Competições Nacionai

Campeão: Vaga na Série-D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2019

Vice-campeão: Segunda Vaga do Estado na Série-D de 2019

Participantes

Grupo A – Nacional, Princesa, Penarol e CDC Manicoré

nacionalNacional – O Maior campeão do Estado com 43 títulos (último deles em 2015) e atual vice-campeão, perdendo o título para o Manaus. O “Naça”, ou “Leão da Vila Municipal”, chega com menos força do que nos anos anteriores devido à crise financeira. Contudo conseguiu montar um elenco promissor de jogadores conhecidos da torcida mesclando com jogadores da base.

Na primeira rodada, a equipe começou com o pé esquerdo sendo derrotada por 1×0 para o Manaus, buscará reabilitação contra o São Raimundo. E em Fevereiro, enfrentará a Ponte Preta de Campinas pela Copa do Brasil. Além da Série-D no segundo semestre.

Os destaques são o Goleiro Marcelo Valverde, o Lateral Rodrigo Ítalo, o Meia Alexsandro e os atacantes Paulo Roberto e Jackie Chan. Além do técnico Sinomar Naves, de volta ao Nacional, após o título Amazonense com o mesmo em 2014.

princesaPrincesa – Campeão em 2013, seu único título estadual, atual quarto colocado e hoje o melhor clube amazonense ranqueado no Ranking da CBF. O “Tubarão dos Solimões” vive a situação de não ter calendário para o Segundo semestre, e somada à eliminação precoce na Copa Verde para o Interporto em pleno Estádio Gilberto Mestrinho diante de sua torcida, agora aposta todas as suas fichas no Estadual para ter um calendário mais cheio em 2019.

Devido à Copa Verde, teve sua partida na primeira rodada adiada, e fará sua estréia neste domingo visitando ao Rio Negro em Manaus.

Os destaques do time são o Volante Toró, o meia Randerson, e os atacantes Imperador e Kelvin (este, destaque na última Série B com o Holanda). Seu treinador será Alberone, o mesmo da temporada passada.

PenarolPenarol – O único bicampeão do interior no Amazonense (2010/2011) e principal Força do Interior desta edição busca apagar a tímida sexta posição do último campeonato passado e se reforçou bastante para esta edição. O objetivo é voltar às Competições Nacionais!

Na primeira rodada, o “Leão da Velha Serpa” já mostrou a que veio vencendo o Rio Negro por 2×1 em casa. E neste sábado fará seu primeiro jogo como visitante enfrentando o Fast.

Os destaques, além do técnico Carlos Tozzi, são o quarteto ofensivo, Kitó, Leozinho, Charles e Marinelson. Além disso, o clube trouxe o Goleiro Rascifran, ídolo no Princesa.

 CDCCDC – O CDC (Centro de Desenvolvimento Comunitário) de Manicoré, atual vice-campeão da Série-B e único clube da atual edição que jamais conquistou o Amazonense. O Clube está de volta ao campeonato após 5 anos de ausência, pós-rebaixamento em 2012. Terá como objetivo se manter na primeira divisão, mantendo o elenco que subiu da segundona.

Estreando em casa, a equipe ficou num empate sem gols com o também promovido São Raimundo. Agora neste domingo enfrentará o Manaus, fora de casa.

Os destaques do time são o treinador experiente João Carlos Cavalo, além da dupla de ataque Henrique Balotely e Joiner Tanque.

Grupo B – Manaus, Fast Clube, Rio Negro e São Raimundo

ManausManaus – O Atual Campeão Estadual, sua primeira (e única) conquista, entra como favorito para o bicampeonato nesta edição, não só na condição de campeão, como também por ter iniciado seu planejamento mais cedo e ter mantido a boa base do ano passado reforçando-a pontualmente. É a única equipe do Estado com calendário completo. Enfrentará o Remo pela Copa Verde, o CSA-AL pela Copa do Brasil e ainda terá a Série-D no segundo semestre.

O “Gavião do Norte” já mostrou a que veio na primeira rodada, batendo o Nacional por 1×0 e já liderando seu grupo no início do certame,  o próximo jogo será domingo contra o CDC. E em fevereiro, terá sua estréia inédita em competições nacionais.

Os destaques são o Goleiro Jonathan, a dupla de zaga Paulão e Deurick, além dos reforços dos meias Rossini e Cleitinho e atacantes Nena e Romarinho. Seu treinador será Wladmir Araújo.

FASTFast Clube – Com sete títulos estaduais, último deles em 2016. O Tricolor de Aço, ou “Rolo Compressor”, viveu um 2017 complicado, com três eliminações na primeira fase de Copa Verde, Copa do Brasil e Série-D, agravando sua crise financeira, que culminou na desistência do clube da Copa São Paulo de Futebol Junior, vaga a qual o clube tinha direito. O apenas semifinalista da edição passada busca uma redenção em 2018.

A estréia seria contra o Princesa, mas devido ao jogo ter sido adiado, terá seu primeiro compromisso em casa, diante do Penarol neste sábado.

O Clube terá a volta do conhecido técnico Paulo Morgado, e o destaque são o Goleiro Labilá, o meia Roberto Dinamite, e os atacantes Jhorman e Vitinho.

RIONEGRORio Negro – O “Galo da Praça da Saudade”, é o segundo maior campeão amazonense com 17 conquistas, contudo dentre os clubes campeões da atual edição é o que está há mais tempo na fila, a última conquista foi em 2001. E após ter ficado fora das finais na temporada passada. O Rio Negro buscou nomes conhecidos até no cenário nacional para este ano.

Na primeira rodada, o clube saiu derrotado fora de casa pelo Penarol fora de casa por 2×1. Agora busca reabilitação jogando em casa no domingo contra o Princesa.

Os destaques são o técnico multicampeão amazonense Aderbal Lana, além de como dito, nomes como Wagner Diniz (Lateral direito, sim aquele, ex Vasco e São Paulo) e o Volante Ives (Aquele, ex Vasco e Flamengo).

Sao RaimundoSão Raimundo – O “Tufão da Colina”, viveu em 2017 a pior temporada da sua história ao ser rebaixado para a Segunda Divisão, mas conseguiu o acesso conquistando a mesma, que foi disputada ainda no ano passado. O Tricampeão do Norte (Campeão da antiga Copa Norte 1999/2000/2001), sete vezes campeão amazonense (último em 2006), busca agora, no ano seu centenário busca fazer uma temporada melhor que a do ano passado.

Na estréia, bom resultado em Manicoré empatando com o CDC em 0x0, agora jogará o “Clássico Azul” contra o Nacional neste sábado.

Os destaques ficam fora de campo, com a nova gestão de Futebol e o treinador Marquinhos Piter, e devido à saída de vários jogadores da base campeã da segundona, o principal reforço foi o Zagueiro Ediglê (Aquele, ex-Internacional de Porto Alegre).

 

Confiram os jogos da Segunda Rodada do Amazonense

Sábado – 27/01

17h (Brasília) / 15h (Manaus) – Fast 0 x 2 Penarol –  Estádio Carlos Zaimith

18h (Brasilia) / 16h (Manaus) – São Raimundo 1×1  Nacional – Estádio Ismael Benígno

Domingo – 28/01

18h (Brasilia) / 16h (Manaus) – Rio Negro x Princesa – Estádio Carlos Zaimith

18h (Brasilia) / 16h (Manaus) – Manaus x CDC Manicoré – Estádio Ismael Benígno

 

É isso aí galera, estarei aqui semanalmente trazendo os resultados e curiosidades desse tão tradicional certame do futebol brasileiro.

abs, Dan Valentine.

 

Daniel Valentine, o @DanValentine_ é aficionado por esportes, acompanha o futebol amazonense masculino e feminino, dentre outros e escreve especialmente para o blog Major Sports.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s