baseball

Notícias da Japolândia – Offseason da NPB #4

Opa! Estamos de volta com mais informações da off-season da NPB. As beisebolas continuam ali quietinhas congeladas no frio do inverno japonês.

Dessa vez com notícias bem interessantes, como o retorno de uns “medalhões” à sua terra natal e o ressurgimento de alguns outros grandes jogadores.

Vamos lá então?

Destaques da NPB

SAMURAI_JAPAN
Samurai Japan
: O técnico dos Samurai Japan, Atsunori Inaba, anunciou em entrevista coletiva em Tokyo no último dia 23 que começou a preparação da seleção para a ENEOS Samurai Japan Series 2018, em que enfrentará a seleção Australiana em uma série de 2 jogos em Março (dia 3 no Nagoya Dome e no dia 4 na Kyocera Osaka Dome) já como um preparatório para os jogos olímpicos de Tokyo 2020.
Inaba que já foi MVP de Japan Series e debutou no comando da seleção principal no torneio ENEOS Asia Professional Baseball Championship 2017, citou na coletiva de lançamento da série que é importante enfrentar os australianos e que estes já davam trabalho aos japoneses muito antes de ter tantos jogadores na MLB, vide a fatídica semifinal das olimpíadas de Atenas 2004 quando os Australianos frustaram a certeza da segunda final olímpica entre Japoneses e Cubanos, batendo o selecionado Nipônico que terminou com o bronze. Acompanharemos esses jogos e traremos noticias e resultados em primeira mão pra vocês.

NPB_logoNPB: Finalmente veio a confirmação de que o Godzilla Hideki Matsui se tornou um Hall da Fama do baseball japonês. Ganhador de 3 MVPs da liga Central, um MVP da Nippon Series (2000) e um MVP de World Series (2009) seria uma injustiça que Matsui não entrasse na classe de 2018, ele que ainda se encontra no Ballot do Hall da Fama da MLB. Além dele, foram nomeados à classe de 2018 do Hall da fama o atual técnico dos Tigers e “Iron Man” Tomoaki Kanemoto e o ex-Giants e também técnico dos Samurai Japan no World Baseball Classic de 2009, a lenda Tatsunori Hara.

Mercado de Transferências

dragons logoChunichi Dragons: Os Dragons assinaram com o arremessador destro Dillon Gee que arremessou pelos Rangers e pelos Twins em 2017. O jogador de 31 anos obteve recordes de 3-2 com um ERA 3.47 e assinou contrato por 1 ano.
Ainda para reforçar o bullpen, aos 49 minutos do segundo tempo, o arremessador All Star Daisuke Matsuzaka conseguiu passar pelo Try-out do time de Nagoya e fará parte do roster dos Dragons em 2018. Matsuzaka que já tem 37 anos jogou a última temporada pelo campeão Fukuoka Softbank Hawks.
E não para por aí, o clube está em negociação com nada mais nada menos que Ichiro Suzuki para esta temporada. Ichiro acaba de se tornar free-agent e ainda não se decidiu se segue nos EUA, volta ao Japão ou encerra a carreira.

NipponhamfighterslogoHokkaido NipponHam Fighters: O time do norte do arquipélago fechou uma parceria com os Texas Rangers. A parceria vai além do campo e vai englobar o intercâmbio de atletas entre as duas agremiações e scouts e observação de prospectos não só na Asia, mas em todas as regiões do mundo.
Outra informação importante é que o calouro sensação desta temporada, Kotaro Kinomiya já citado neste blog e nesta coluna, foi escalado para iniciar o spring trainning do time de Hokkaido, que será realizado novamente no Arizona, na lista de 42 atletas do roster principal, mostrando que o talento impressionou nos testes pré-draft.

RakuteneagleslogoTohoku Rakuten Golden Eagles: Faleceu no começo do mês de janeiro, aos 70 anos, o ex-arremessador e treinador Senichi Hoshino.
Hoshino, Hall da Fama do Baseball japonês, era um entusiasta e apaixonado pelo baseball que alegrou a região de Tohoku em 2013 quando treinou e liderou os Eagles no seu primeiro e único título da Nippon Series, após a região sofrer com a Tsunami que devastou a região em 2011. Nesta temporada de título em 2013, revelou Masahiro Tanaka para o mundo. Deixará saudades nos Dragons e nos Tigers, times que treinou antes dos Eagles.

HanshintigerslogoHanshin TIgers: o ex-recordista de Hits em uma única temporada da NPB, Matt Murton, decidiu se aposentar após 6 temporadas com os Tigers de Kansai.
Murton que foi draftado pelos Red Sox e atuou apenas nas minors dos meias vermelhas viu a sua carreira decolar quando chegou nos Cubs na troca multi-times que levou Nomar Garciaparra à Boston. Se mudou para os Tigers em 2010 e no seu ano de estreia bateu o recorde de Hits em uma única temporada com 214 hits, superando o recorde anterior de 210 hits que pertencia a Ichiro Suzuki, se tornando apenas o quarto atleta na história da NPB a atingir a marca de +200 hits em uma única temporada. Ele tentava retomar a carreira na MLB desde que deixou os Tigers em 2015.

YomiurigiantslogoTokyo Yomiuri Giants: o arremessador Taylor Jungmann, ex-Brewers, que foi selecionado na primeira rodada do draft de 2011, assinou com os Kyôjin de Tokyo. Jungmann não tem números expressivos nas 3 temporadas disputadas nas majors. Em 162 jogos conseguiu um ERA 4.54, tem um FIP 4.32 e WHIP 1.384. Vamos ver como ele se sai em uma liga de características diferentes.

yokohama dena baystarsYokohama DeNa BayStars: o atual técnico do time de Yokohama acaba de ganhar a cidadania japonesa. O venezuelano Alex Ramirez, que atuou por Indians e Pirates na MLB e passou por Swallows, Giants e BayStars na NPB foi o primeiro estrangeiro na NPB a atingir a marca de +2000 hits. Esta será a sua terceira temporada como head coach dos BayStars.

ChibalottemarineslogoChiba Lotte Marines: Apesar das muitas especulações sobre uma possível transferência sua para a MLB, o arremessador Hideaki Wakui decidiu ficar mais uma temporada com os Marines.
Ele já atingiu a marca de 13 temporadas na NPB, se tornando elegivel até mesmo à regra antiga do Posting System, mas optou por renovar com o time de Chiba por mais uma temporada.
Wakui tem ERA de 3.45 e WHIP de 1.259 em toda a sua carreira de NPB.

Yakult-Swallow LogoTokyo Yakult Swallows: Os pássaros de Tokyo anunciaram no final do mês de janeiro que estavam repatriando um velho conhecido, o ex-Swallow Norichika Aoki.
Aoki de 36 anos, que foi dispensado pelos Mets em outubro e passou por 6 times diferentes nas suas 6 temporadas na MLB, assinou um contrato de 3 anos e 1 bilhão de ienes (aproximadamente U$ 9,2 milhões) e já está se preparando para se apresentar ao Spring Trainning do time em Okinawa.

Por hoje é só pessoal!

Assim que tivermos mais novidades da terra do sol nascente, volto a trazer para vocês novidades.

Continuem nos acompanhando e deixe seu comentário.

Ricardo Nozuma escreve exclusivamente para o Major Sports Blog

#Sports4Life

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s