esporte

Liverpool vs TheSun

Olá amigos do Blog Major Sports. O que vocês achariam quando um jornal de reputação duvidosa, um conhecido tablóide, desfaz de uma das maiores tragédias da história do futebol? Leonardo Fernandez explica essa situação que envolveu o clube do Liverpool e o The Sun. 

liverpool

 Liverpool barra The Sun do Anfield após matéria da tragédia Hillsborough.

Praticamente um ano atrás o Liverpool baniu o jornal inglês The Sun do estádio de Anfield e também do centro de treinamento de Melwood depois da cobertura ridícula do tabloide da tragédia de Hillsborough, em 1989, que deixou 96 torcedores do clube mortos. Os Reds jogariam uma semifinal da FA Cup contra o Nottingham Forest.
O jornal The Sun não poderá cobrir as partidas diretamente do Anfield ou ter qualquer acesso a entrevistas com jogadores ou o técnico Jürgen Klopp. A decisão foi tomada junto com os familiares das vítimas.
Na época, quatro dias após o ocorrido, o jornal colocou em sua capa ‘The Truth’ (A Verdade), onde colocava uma série de acusações falsas de um policial sobre os torcedores do Liverpool, condenando seus comportamentos. Entre elas, afirmando que haviam ‘roubado coisas dos mortos’, ‘urinado nos corpos’ e ‘agredido policiais’.
Cobertura causou uma série de problemas para as famílias das vítimas, que demoraram 27 anos para terminar a batalha judicial contra a polícia de South Yorkshire. As campanhas contra o The Sun na área de Liverpool tiveram um impacto ainda maior desde o fim do inquérito que inocentou todas as vítimas, em abril de 2016.
gettyimages-85912609
O The Sun soltou o seguinte comunicado:
“The Sun e Liverpool FC tem uma relação sólida de trabalho nos 28 anos seguintes a tragédia de Hillsborough. Banir os jornalistas do clube é ruim para os torcedores e para o futebol. O The Sun pode reafirmar aos leitores que isso não afetará na cobertura.
“O The Sun se arrepende profundamente da matéria após os eventos trágicos em Hillsborough e entende que os danos causados por eles ainda são sentidos por muitos na cidade. Uma nova geração de jornalistas no jornal parabenizam as famílias pela vitória na dura luta no inquérito. O crédito da verdade ter aparecido é todo deles e, já que não podemos desfazer o dano causado, gostaríamos de criar um diálogo com a cidade e mostrar o respeito que temos pelas pessoas de Liverpool”.
The Sun um tabloide muito conhecido no mundo futebolístico, principalmente por ter uma moral muito baixa quando se trata de rumor/negociação, criticado não só na Grã Bretanha em si, mas por todos geralmente.
margaret-thatcher-religious-beliefs
Por fim, não podemos deixar de mencionar Maggie Thatcher, que faleceu em 2013, uma mulher da política inglesa que teve um impacto muito grande na mudança do futebol inglês depois do ocorrido do Hillsborough, onde muitos acreditam que ela usou os torcedores do Liverpool como bode expiatório para conseguir uma mudança absurda principalmente fazendo contratos com grandes empresas, aumento significante nos ingressos e cadeiras totalmente vigiadas.
Torcedores do Liverpool passaram anos e anos odiando e cantando nos estádios contra Maggie Thatcher.
A paixão por um clube é algo qual uma religião e o desrespeito a uma tragédia traz toda uma comoção e muitas vezes ódio dos torcedores, os casos do The Sun e da dama de ferro mostram o quanto muitas vezes essa paixão não é compreendida. Usar as pessoas nunca será a melhor maneira de se promover, ainda mais quando se trata de uma tragédia dessa magnitude.
Segue um documentário da BBC  que investiga e discute a tragédia:
Confira também o 30 por 30 da ESPN que explica o ocorrido:
abs, Leonardo Fernandez.

O Leo Fernandez, @leofboomer, é torcedor fanático do Liverpool, amante do futebol europeu e outros esportes e escreve especialmente para o blog Major Sports

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s