basketball

O fim dos playoffs por Conferência na NBA

comissionerO comissário Adam Silver sugeriu uma mudança impactante para os playoffs da NBA: O fim da classificação dos 8 melhores times de cada conferência, passando a classificar as 16 melhores campanhas da NBA, se enfrentando em um “cruzamento olímpico” (como acontece no March Madness, sendo que nesse evento por causa da grande quantidade de times, existe uma divisão em 4 chaves), onde o 1º enfrenta o 16º, o 2º enfrenta o 15º e assim por diante.

Algumas pessoas podem questionar a tradição e a história de alguns gigantes na liga, principalmente no lado Leste, mas a verdade é que hoje existe um desnivelamento abissal entre os times da conferência Oeste se comparados aos times do Leste. Por exemplo, Warriors e Rockets estão muito a frente de todos os outros times da liga.

Denver (32 – 26), Portland (32 – 26), Pelicans (31 – 26) e Clippers (30 – 26) e Utah (30 – 28) travam uma briga de foice pelas últimas vagas no Oeste, enquanto no Leste, apenas o Detroit Pistons (9º colocado e dois jogos atrás) ameaça o Miami Heat, 8º colocado. Aí eu faço o seguinte questionamento: é justo deixar um time com melhor campanha fora?

Outro fato interessante é a migração de craques. Paul George deixou os Pacers e rumou para OKC, juntamente com Carmelo Anthony. Jimmy Butler deixou os Bulls e foi pra Wolves, enfraquecendo as suas antigas franquias.

usp_nba__oklahoma_city_thunder_at_minnesota_timber_96476703-e1516482131970Paul George

Para que tal fato possa virar uma realidade, a liga terá que fazer uma mudança significativa na tabela. Hoje são 30 times na NBA. Em um sistema de ida e volta teríamos 58 jogos para cada time (poderia juntar o útil ao agradável e fazer uma diminuição de jogos na liga, além de acabar com o BACK-TO–BACK). Como ficariam os outros 24 jogos restantes para fechar 82 jogos? Como ficariam as divisões? Dividir os times por divisões é algo muito tradicional na cultura dos esportes americanos, mas eu creio que dentro desse modelo, para que haja uma igualdade ou elas teriam fim (neste caso, para se definir a tabela de jogos) ou um remanejamento das equipes em suas respectivas divisões.

Trocando agora o lado competição para o lado logística, não há dúvidas de que esse também será um ponto bastante discutido e que precisa ser pensado, com provável mudança de calendário de descanso em um embate entre equipes do Leste x Oeste.

Seguindo a nova dinâmica proposta pelo comissário, caso o campeonato terminasse hoje, na atual classificação, gerada no dia 21-02, teríamos os seguintes confrontos:

1 – Rockets x 16 – Clippers

2 – GSW x 15 – 76ers

3 – Raptors x 14 – Pelicans

4 – Celtics x 13 – Blazers

5 – SAS x 12 – Nuggets

6 – Wolves x 11 – Bucks

7 – Cavaliers x 10 – OKC

8 – Wizards x 9 – Pacers

*Os times em negrito teriam mando de campo na primeira rodada dos playoffs

O confronto com a viagem “mais desgastante” seria entre Celtics x Blazers, onde cada trecho seria de 4.077,39 quilômetros, logo, seria necessário um descanso maior aos jogadores e mais tempo para a logística dos times. Em compensação, para a alegria dos fãs, teríamos um confronto entre Cavs x OKC logo na primeira rodada dos playoffs.

mapa

São muitos fatores a serem analisados e levados em conta, mas o comissário Silver conseguiu ser muito feliz na mudança feita para o All Star Game, quando ele terminou com os times divididos por conferências, mesmo o ASG 2018 não sendo um dos mais belos tecnicamente falando, tivemos um equilíbrio até o último segundo do jogo. O ser humano muitas vezes não é suscetível a mudanças, mas este que lhes escreve gostaria de ver a mudança proposta ser ao menos testada. E vocês, o que acham?

Paulo Correia.

 

Paulo Correia, o @teclasnaveia, é especialista em NBA, acompanhando a temporada do inicio ao fim e sempre de calculadora em mãos para trazer as melhores analises especialmente para o blog Major Sports.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s