baseball

Andrelton Simmons: Curaçao, Atlanta, Los Angeles e Defesas!

1_BVfpI44-k28m7hLxOnrgcA.0fonte: The Ringer.com

O que podemos falar sobre Andrelton Simmons? O menino de Curaçao, que em 2010 chegou até a Atlanta com a esperança de se tornar um jogador de Major League e como todo garoto oriundo de uma ilha caribenha, Simmons tinha no baseball sua maior paixão quando criança, seu lazer, sua fuga! Simmons dividia o seu baseball em Curaçao (ilha pertencente à Holanda) com hoje também duas estrelas da Major League , Didi Gregorius e Kenlen Jansen. Devido a sua formação física de altura e peso não chamava a atenção dos olheiros, diferentemente dos seus conterrâneos, algo que mudou somente quando entrou na faculdade.

Aceito em Western Oklahoma State College, a partir deste momento seu jogo começou a mudar, ganhou força, velocidade e elasticidade, tanto que em seu ano de freshman no college chegou a impressionante marca de 472 Avg e 40 RBI , levando seu time ao título da 2a divisão NJCCA World Series.

A vida deu voltas e o menino de Curaçao foi draftado pelo Atlanta Braves no dia 9 de junho de 2010 e logo fora mandado pra a liga avançada em Danville. Na Appalachian League, Simmons viu seu jogo se desenvolver mais a cada dia e assim foi se tornando um melhor “Short Stop” – posição que fica no campo interno entre a segunda e a terceira base, a qual cobre um espaço maior e geralmente recebe as rebatidas mais difíceis de serem defendidas por conta da força e velocidade; Ganhando destaque no SS, tendo partidas decisivas, fazendo defesas espetaculares, logo em menos de 1 ano passou a fazer parte do “40man roster” dos Braves no dia 19/03/2011.

Simmons ainda passou todo ano de 2011 nas ligas menores, aprimorando seu jogo, mas chamando atenção de todos ao redor, inclusive do staff de Fredy Gonzales que via em Simmons uma jóia rara, muito próxima da maturidade necessária para as grandes ligas.

images

Chegava a temporada de 2012 e toda aquela expectativa que cerca um novo ano passava pela cabeça de Simmons, que recebeu o invited non roster” para o spring training, como já fazia parte dos 40man, ele sabia que a cada dia sua estreia na MLB estava próxima, porém, com a finalização do spring training, Simmons fora mandado de volta para o Mississipi Braves, mas não duraria muito nas minors, já que no dia 1/06/2012, Andrelton Simmons chegou ao seu destino, ao Turner Field, às grandes ligas, sob o comando de Fredy Gonzalez e já no dia seguinte fez sua estréia na MLB, lugar de onde saiu somente para reabilitações, aliás, em 2012 ainda fez 49 jogos pelo time de minors dos Braves devido a uma contusão que o afastou por quase 2 meses. Após aquela tensão dos primeiros jogos, o frio na barriga passou e a cada dia ele ganhava seu espaço com defesas magníficas e atuações de gala, o jovem de Curaçao se destacava na liga, tanto que no ano de estréia já teve seu limite de rookie excedido.
Com a Luva de Platina e Luva de Ouro 2013

578003822Fonte: fansided.com

O ano de 2013 foi um divisor de águas na carreira de Simmons, começou fazendo parte do time Holandês na Copa do Mundo de Baseball (WBC) e na MLB, sem status de Rookie, jogador em franca e rápida evolução, Simmons mostrou realmente o que dele se esperava, saudável, fez 157 jogos na temporada regular, um monstro defensivamente que contribuiu muito para que os Braves tivessem sua última aparição em playoff, sagrando-se campeão da divisão e perdendo na NLDS para os Dodgers, mas o fato mais curioso foram as atuações, veja quadro abaixo:

PRÊMIOS INDIVIDUAIS EM 2013
RAWLINGS NL PLATINIUM GLOVE
RAWLINGS NL GOLD GLOVE
WILSON TEAM DEFENSIVE PLAYER OS THE YEAR
9o COLOCADO EM TRIPLAS (6 REBATIDAS)
MLBPAA BRAVES HEART and HUSTLE AWARD

Dentre os amantes e especialistas do esporte, em todas as discussões sobre talentos defensivos, o nome de Andrelton sempre está presente, sendo quase uma unanimidade, particularmente o considero como SS número 1 defensivamente, em anos que acompanho o baseball nunca vi um meio de Field (2B ou SS) com tal movimentação e habilidade para defender, agilidade feroz e “range’ (alcance) tão amplo, costumo comparar Simmons a Mark Teixeira, talvez os maiores defensores que já vi jogar.

Há algumas polêmicas que giram em torno da MLB e uma delas é com relação a alguns jogadores que ganham a Gold Glove (prêmio da mídia) hoje em dia que não chegam aos pés de Andrelton Simmons e, podem me criticar, muitos sequer engraxam a luva do garoto (grande Hosmer), mas esse talvez seja assunto para um outro texto, onde podemos discutir como é a avaliação desses prêmios.

Nos anos seguintes, 2014 e 2015, Simmons continuou com números absurdos e assim se consolidava a cada dia com defesas, eliminações, vitórias, o que lhe rendeu um novo contrato de U$58M por 6 anos com os Braves em 2014. A sala de troféus do garoto só aumentava, recebendo diversas premiações individuais. Mesmo sendo essa máquina de defesas e prêmios, Andrelton Simmons é um jogador pouco falado, discreto e que se mantem fora dos holofotes, nunca fora envolvido em problemas extra campo ou brigas, jogador de vestiário, jogador de time, que joga para que seu time vença. Confira abaixo os prêmios recebidos nas temporadas de ’14 e ’15:

PRÊMIOS INDIVIDUAIS EM 2014 e 2015
WILSON MLB DEFENSIVE PLAYER OF THE YEAR ´15
RAWLINGS NL GOLD GLOVE ´14
MLBPAA BRAVES HEART and HUSTLE AWARD ´15
WILSON DEFENSIVE PLAYER OF THE YEAR ´14 e´15
DEFENSIVE PLAYER OF THE YEAR (GIBBYs) ´14

Em novembro de 2015 a vida de Simmons deu outra reviravolta, quase dono de Atlanta, surpreendentemente se viu ser trocado para os Angels de Los Angeles, numa troca que até hoje poucos entendem, dava a entender que Sean Newcomb (saiu de LAA para Braves) seria a peça de maior impacto nesta troca, mas ainda não se tornou nem de perto o jogador que os Braves imaginavam e a saída de Simmons se tornou uma perda irreparável para Atlanta que até hoje procura um substituto (leiam nossa matéria sobre Breakouts que sai nesta semana). Chegando num time com Pujols e Trout, acabou se tornando referência no ataque, atuando como leadoff. Em 2016 teve seu ano com menos partidas desde sua chegada em 2012, pois foi um ano de muitas contusões, Simmmons não estava saudável, pouco produziu, também, convenhamos, o time todo de Angels foi uma tiriça naquele ano, muitas derrotas, pouca perspectiva de futuro.

CwN2tpNVUAE4_KqJá com a camisa dos Angels. Fonte: thescore.com

Já no ano que passou (2017) o time chegou bem perto de outubro, perdendo a vaga de wild card para os Twins numa disputa ferrenha, a adição de Justin Upton no meio da temporada trouxe mais perspectiva para o Angels, mas não podemos esquecer o que foi produzido em 2017, um ano com Simmons mais saudável e um time mais ajeitado, jogando melhor, uma rotação mais consistente em relação à de 2016 e mesmo com a contusão de Trout o time ficou muito próximo da pós temporda.

O 2017 de Andrelton Simmons foi admirável, jogou 158 partidas (a temporada tem 162 jogos), com 38 Duplas e 164 rebatidas, números que o colocam como um dos 20 jogadores mais consistentes na liga americana e os prêmios voltaram a encher sua sala de troféus, dentre eles: Gold Glove , Heart and Hustle award e Wilson Defensive Player of The year, este garoto é uma maquina de prêmios defensivos, tem uma contribuição maravilhosa chegando em base e como dizemos no Brasil é o famoso carregador de piano, jogando para a equipe.

“Andrelton, é igualmente habilidoso, em ir á direita, á esquerda ou a carregar bolas molhadas em fuga. Ele é como um quarto fora do campo, com a habilidade de pegar moscas e pegá-las sem ver, faz piruetas patenteadas por Derek Jeter ou até melhor que o capitão já fez, com todos esses feitos, Simmons distorce a realidade, ate ao ponto que as pessoas ao seu redor, todos os dias são obrigadas a reavaliar sua definição de extraordinário ou especial” fonte: ESPN.com

Acompanhem abaixo dois vídeos que são aulas defensivas do professor Andrelton Simmons:

SIMMONS DEFENSIVE
ANO GAMES INNINGS DOUBLE PLAYS ERRORS Assitence
2012 49 426 31 3 158
2013 156 1352 94 14 499
2014 146 1277 99 14 411
2015 147 1279 126 8 444
2016 124 1045 82 10 337
2017 158 1370 99 14 436


Este que você escreve torce pros Yankees, viu Jeter jogar muito, mas muito, mas devo admitir que Andrelton é um SS defensivamente muito melhor que Jeter, o que esse garoto de Curaçao faz nas entre bases é incrível, sou um admirador deste jogador e resolvi compartilhar com vocês .

Grande abraço a todos os fãs de baseball. Luís Borges.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s