baseball

MLB – “BREAKOUT PLAYERS” – Quem são as promessas pra 2018?

Ola amigos letrados, donos de calculadoras, adeptos ao “letradismo” de prognósticos, aqueles que ficam no achismo de todos os dias, que pegam seus computadores para brincar de números, que tentam adivinhar algo que nem mesmo os próprios jogadores sabem, que ficam imaginando onde a bolinha vai, se será rasteira ou bola alta, canhoto vai rebater com o vento a 54,32 KM/h, VOCÊS MESMOS que passam o dia em grupos de whatsapp, facebook, instagram, foi pra vocês que produzimos esse texto! É hora de ver quais jogadores são as grandes promessas de fazer um bom ano na MLB, então, mãos a obra:

Abaixo tentamos citar alguns daqueles jogadores que possam ter uma temporada de impacto para seus times, que possam produzir bons números em OBP. SLG. AVG. e claro, RBI, afinal, sem RBI, não se ganha jogos…

Vamos a eles:

GREG BIRD – 1B NYY

Bird

Todas as fichas estão sendo apostadas no garoto, apesar das diversas contusões ocorridas nos últimos anos (cirurgia no ombro em 2016 e contusão na perna em 2017). Depois de um início surpreendente no spring training, consideramos Bird aquele jogador dos “Baby Bombers” que ainda não decolou. A seu favor pesam toda a confiança do staff, da torcida e dos donos do time. Greg Bird entrou na fogueira para substituir Tex em 2015 e deu conta do recado, hoje se considera mais saudável do que nunca e preparado para assumir a responsabilidade da 1B. Ele pode variar entre a posição 4 e 5 no lineup, além de conseguir quebrar o galho na 3B.

DANSBY SWANSON e OZZIE ALBIES – SS e 2B ATLANTA BRAVES

Dansby-Swanson-Ozzie-Albies-2016-cw

Dansby Swanson – A maior esperança que se viu no Arizona, primeira escolha do draft de 2015, considerado talvez a maior promessa da classe de SS dos últimos 5 anos e que por manobras do destino (talvez alguma incompetência de Arizona), acaba sendo trocado para Atlanta (troca que mandou este e Inciarte para os Braves, em troca de um Shelby Miller que ate hoje não disse a que veio)

Dansby é para muitos considerado a peça fundamental nesta troca, mas algo que não esta acontecendo, sendo que Inciarte vem sendo fundamental a Atlanta nos últimos anos, mas deixemos isso de lado, chegamos ao verdadeiro ano de “ou vai ou racha” para Swanson, este mesmo que ano passado chegou a ser mandado para as ligas menores afim de ajustar seu at bat, que vê a cada dia a sombra maior de Ozzie Albies, jóia rara da farm de Atlanta, sendo que em alguns lugares, Albies já é cotado para assumir a posição 2 no lineup da equipe e jogar na 2B. Com todos esses fatos, contando a capacidade que sabemos que Swanson possui, cremos que este fará uma brilhante temporada em 2018.

Já no caso de Albies, o garoto chegou na farm de Atlanta como SS, viu que sua posição teria que ser mudada, pois já tinha um certo Swanson por lá, este que dominava todas as manchetes desde sua chegada vindo de Arizona, como explicado acima. Albies foi relutante no começo mas se convenceu de que seria o melhor para sua carreira e fez a decisão mais concreta de todas.

O desenvolvimento de Albies é nítido, teve uma evolução não só no bastão como também na paciência, aguardando o lançamento correto, a famosa bola boa. Após a ida de Swanson para a AAA em meados do ano passado, se viu cada vez mais presente a real chance de Albies chegar a MLB e esta chegou em 1º de Agosto de 2017, e ele não decepcionou. Vamos aos números como nossos amigos letrados mais gostam, peguem suas calculadoras! Com todo potencial que sabemos que as duas jovens promessas possuem, podemos prever um lineup cada dia melhor em Atlanta, ainda mais se Fred Freeman se mantiver saudável, assim podemos concluir que estes 2 irão ter uma temporada muito, mas muito melhor do que a de 2017. Alô você que gosta de Fantasy, pode apostar, principalmente em ligas que envolvam stats mais completos como SB e Triplas, Albies pode ser um ótimo steal .

SWANSON ALBIES
AT BAT 488 217
AVG. .232 .286
OPS. .636 .810
HR 6 6
RBI 51 28
SB 3 8
R 59 34

KINGERY e JP CRAWFORD – PHILLIES

Se ano passado a grande novidade do Philadelphia Phillies foi no outfield/primeira-base, com Rhys Hoskins, esse ano a equipe promete ótimos prospectos no campo interno. O shortstop J.P. Crawford tem sido considerado um dos principais prospectos da MLB desde que foi draftado na primeira rodada de 2013. Nestes anos de ligas menores Crawford se mostrou um jogador com múltiplas qualidades, tem uma defesa de nível elite, ótimo contato com o bastão, visão da zona de strike e velocidade entre bases. Porém, o jogador mantinha um defeito por várias temporadas: a potência quase nula de suas rebatidas – o que o impediu de subir antes à major league – refletida em números pífios de home runs.

Na temporada passada Crawford teve uma evolução visível nesse aspecto, tendo rebatido 15 home runs, mais que o dobro do máximo que ele já tinha batido em uma temporada anterior nas ligas menores. Essa evolução deve garantir que Crawford seja o titular no shortstop do Phillies este ano, substituindo Freddy Galvis. Podemos esperar uma breakout season de Crawford, que pode se consolidar já este ano como um dos principais “shortstops clássicos” da MLB, um jogador excelente na defesa, com um ritmo constante de rebatidas, e grande velocidade entre bases.

Ao contrário de Crawford, Scott Kingery – o outro potencial breakout dos Phillies – deve começar a temporada ainda nas ligas menores da franquia, mas tem grandes chances de subir após o all-star break (lembrando que se segurar a promoção de Kingery até junho, a franquia assegura um ano a mais de contrato com o jogador, com um ano a menos de “super two status” de arbitration). O jovem segunda-base não era avaliado um prospecto de nível tão alto como Crawford, mas em seus três anos de ligas menores conseguiu se provar como um dos melhores rebatedores jovens da franquia. O jogador teve números crescentes em batting average, on-base percentage e, assim como Crawford, teve uma evolução visível em home runs no ano pasado.

Atualmente Kingery é avaliado como o principal prospecto de segunda-base em toda a MLB, tendo combinado para um average de .304, com 37 rebatidas multibases, 26 home runs, 65 corridas impulsionadas e 29 bases roubadas no ano passado. Estes números já indicam que Kingery tem potencial para ser um dos melhores segunda-bases da MLB, sendo um típico rebatedor five-tools, muito bom na defesa (com versatilidade para ocupar todas as posições do infield), com bom contato, potência no bastão, visão da zona de strike e velocidade nas bases.

BLAKE SNELL – RHP – TAMPA BAY RAYS

AR-309019766

Menino Blake, quantas vezes eu lhe xinguei nos fantasies da vida, quantas esperanças em você eu depositei, quantas pontuações suas foram negativas, quantos add e drop no dia seguinte, que relação de amor/ódio mais intrínseca essa a nossa. Que fique claro aqui, para todos que vão ler esta matéria, você não era meu escolhido aqui! Seria Brent Honeywell, mas como infelizmente esse fora para “Tommy John”, vamos com você mesmo, mais um ano apostando em você, no seu talento comprovado que sabemos que possui. Há um ano eu já lhe considerava um breakout, mas você me decepcionou, escolhido como 1st rodada no draft por Tampa em 2011, sempre teve números fora do comum nas ligas menores com 113 jogos disputados e a incrível marca de 41 vitorias, isso mesmo, mas o mais assustador trata-se do seu ERA NA CASA DE 2,81, sim letrados em 529.1 IP, monstruoso.

Sabemos que você disputa a divisão mais disputadas da liga, ainda mais agora com os reforços de JD Martinez e Giancarlo Stanton, sabemos que seu time perdeu peças fundamentais (Longo , Souza Jr , LoMo), sabemos que seu apoio de ataque em alguns jogos inexistirá, que seu número de vitórias possa diminuir, mas acreditamos acima de tudo em seu potencial e talento, acreditamos na sua fastball e no excelente número de 119 K em 129 1.3 IP. Você tem todos os motivos para dar a volta por cima nas grandes ligas e se estabelecer como o jogador que sempre fora esperado, Cash e a fan base (tudo bem que é bem pequena naquele picadeiro do Tropicana), mas garoto faça valer à pena, pois mais um ano eu vou apostar em você contra a minha vontade, mas acho que se trata mais de um sinal das divindades, dos deuses do baseball .

RAFAEL DEVERS -3B – BOSTON REDSOX

davis_devers1_spts

O dominicano Rafael Devers (23) assinou com o Boston Red Sox em 2013 como agente livre. Desde então, conseguiu atrair a atenção dos repórteres em pouco mais de quatro anos como terceira base nas ligas baixas, e nos últimos meses, tornou-se um dos grandes nomes promissores que ecoam pelo Fenway Park.

A forte crescente em seu número de rebatidas extra-base chama atenção, pois torna-o diferente dos demais jogadores na posição no sistema de farm do Red Sox. Em 2016 na Carolina League, pelo Salem, demonstrou que o bastão estava em ordem (impulsionou 71 corridas e 44.3% de slugging em 128 jogos). Conseguiu no ano seguinte, 2017, pular duas ligas e de acordo com o passo-a-passo da temporada, anotou um número inédito de HR’s (20), e firmando a promoção para a liga principal. Nisso, o terceira-base rebateu mais 10HR’s e se tornando uma verdadeira bola de neve positiva, finalizando a temporada regular de 2017 com o número de 30HR’s pelo Red Sox.

Um outro ponto que o jogador chama atenção é a média em rebatidas quanto os demais das ligas. Sempre consegue impor um número bem acima da média proporcional da liga, anotando a projeção de 86 pelo site thebaseballcube.

Por outro lado, existe ainda sim uma dificuldade que desde o início vem enfrentando e buscando melhorias: defesa. O seu lado defensivo sempre foi um problema entre aspas e detém uma certa crescente em seu números de erros. A balança do profissionalismo está equilibrada em número de rebatidas extra-bases e erros.

ANO JOGOS ERROS
2014 22 9
2015 72 10
2016 117 15
2017/LB(MINORS) 72 16
2017/LP(MLB) 56 14

*LB – Ligas baixas *LP – Liga principal

Um dos responsáveis por lapidar Mookie Betts e Blake Swihart foi Carlos Febles. Em alguns anos passados, ambos trabalharam juntos nas ligas baixas. Hoje, o coach da terceira base na liga principal, terá o objetivo de descontinuar esse árduo problema no player do Red Sox.

FONTE SBNATION

YOAN MONCADA – 2B-3B – CHICAGO WHITE SOX

moncada

Disputado pelos grandes rivais do baseball americano, no fim das contas, Yoan Moncada não esta em nenhum dos dois. Cobiçadíssimo, este cubano de 22 anos, ambidestro no At Bat (virtude de poucos grandes rebatedores) , começou sua carreira no Cienfuegos, onde teve números impressionantes como .277 avg e 21 bases roubadas, Moncada ao lado de Lourdes Gurriel (irmão do Yulieski ), são as ultimas maiores jóias da coroa cubana, sim, lá é como no Brasil, brota jogador, só que de beisebol. Moncada deixou Cuba em 2014, após permissão do governo, para poder seguir sua carreira na ligas da MLB.

Com sessões particulares de treinamentos para scouts de todos os times, Yoan para muitos assinaria com os Yankees, mas no fim das contas, em Fevereiro de 2015 ele acabou parando em Boston, com o maior bônus de contrato já oferecido para um jogador vindo de Free Agent, sendo US$ 31.5M de dólares, valor este que fez o RedSox desembolsar mais 31.5M para MLB pois a equipe excedeu os valores de bônus em contratações internacionais. Fazendo sua estréia logo em Maio do mesmo ano, Yoan passou este ano em todas ligas menores, ao final como um dos principais prospectos, sendo que ao inicio da temporada de 2016, já era considerado como top5 prospecto da grande liga.

YOAN MONCADA
GAMES AB AVG RUNS HR RBI SLG OPS
TRIPLE A 16 45 177 .277 37 11 28 .531 .910
MLB 2016 8 19 .211 3 0 1 .263 .513
TRIPLE A 17 80 309 .288 57 12 36 .447 .823
MLB 2017 54 199 .231 31 8 22 .412 .750

Sua estréia nas grandes ligas aconteceu em 2 de setembro de 2016, contra Oakland, sendo que no primeiro at bat teve um walk e conseqüente uma corrida anotada, fechando o ano no time principal de Boston, porém, no dia 6 de dezembro de 2016, durante a pós temporada aconteceu o inesperado, Moncada foi envolvido numa troca para os White Sox, juntamente com Kopech e Basabe por Chris Sale.

Moncada chegou numa equipe em rebuild total, porém com futuro promissor e uma maior chance de jogar e mostrar seu talento, pois em Boston o infield estava “congestionado” com Pedroia (2B) e Deveres (3B), ficaria um tanto quanto difícil jogar, assim essa troca com Chicago fora benéfica para a carreira do garoto.

Iniciando o ano 2017 em Charlotte, Moncada ia repetindo a dose em comparação a Boston, seu jogo crescendo, alguns números dentro da média, outros aumentando (veja quadro acima), com a ida de Frazier, 3B titular dos White Sox para NYY, À HORA VERDADEIRA de Moncada chegou e em 19 de Julho fez sua estréia pelos CWS, assumindo a posição de 2B-3B titular, Yoan não teve uma seqüência de jogos maiores pois teve uma lesão no final de Agosto, o que fez perder 15 jogos, mas ao fim da temporada vimos que sua atuação foi mais madura em relação a 2016, aproveitando-se de sua qualidade de Switch Hitter.

Moncada necessita ter um pouco mais de paciência afim de evitar o alto número de StrikeOuts(K), proteger mais a zona de strike e saber que o jogo não se rende somente em rebatidas de força. O Cubano tem tudo pra ter um 2018 promissor, mesmo sendo bem jovem apostamos nele como um candidato até mesmo a ALL STAR, titulo que possuiu em todas as divisões menores pelas quais passou, tendo sido MILB Player of the Year (2016), Future Game Selection (16 e 17), MVP Future Game (2016), enquanto há quem ache que ele será um bust, para nós, será candidato forte a Breakout player.

FONTE: MLB.COM

TYLER CHATWOOD –SP – CHICAGO CUBS

Tylerchatwood_1396195882363_3898579_ver1.0_640_480

Jogando longe do que chamamos de cemitério de pitchers (COORS FIELD, NA ALTITUDE DO COLORADO) e considerando que defensivamente os CUBS tem um dos melhores “infields” da liga nacional, ainda com o trabalho de Joe Maddon para com seus pitchers sempre sendo levado em conta, principalmente no que diz respeito de deixá-los longe de lesões durante a temporada, faz com que se aposte muitas fichas no sucesso de Chatwood, o qual já teve bons números nos Rockies.

FONTE:CHICAGOTRIBUNE.COM

DAVID DAHL – SS-OF – COLORADO ROCKIES

USATSI_9575506_164063748_lowres-696x464

A primeira escolha do Draft de 2012 (US$ 2.6M m de bônus, valor assombroso na época) pelos Rockies teve um início de carreira maravilhoso! Dahl passou por seleções de base norte americanas, foi a estrela principal do time Americano medalha de ouro nos jogos Pan-americanos de 2011. Dahl no seu ano final de High Scholl teve médias assustadoras, como destaque para seu AVG. 412, 34 RBI e teve 18 bases roubadas, o jovem oriundo de Alabama atendeu todas as expectativas depositadas nele, que foi classificado como segundo melhor prospecto de Colorado em 2013. Passando por todas as divisões de base dos Rockies, onde em 2012 ainda nos menores níveis, foi eleito MVP da Pioneer League com 57 Rbi e avg .379.

O fator mais complicado pro inicio de carreira de Dahl foram as contusões em excessos, perdeu a temporada de 2013 por uma contusão seríssima, em 2015 após colisão com companheiro no OF teve que fazer uma cirurgia, mas sempre que esteve em campo mostrou uma ótima paciência no bastão , excelente número de roubos de base, com a analise que os letrados adoram, as estatísticas seguem abaixo.

Sempre que esteve em campo, Dahl fora sempre decisivo e crucial , ficando entre as 5 primeiras posições de lineup, com números excelentes, tendo sido chamado para os Future Games , sendo MILB.COM ORGANIZATION All Star em 2012,2014,2015,2016.

DAVID DAHL
GAMES AB AVG RUNS HR RBI SLG OPS
ALLMINORS 386 1571 .307 285 50 221 .511 .865
MLB 2016 63 222 .315 42 7 24 .500 .859

Após sua promoção em julho de 2016, Dahl só voltou para as ligas menores em 2017, para reabilitação na tentativa de ainda retornar ao time e poder contribuir na pós temporada, mas não foi possível, podendo até afirmar que Dahl fez falta no jogo contra os Dbacks no Wild Card de 2017. Alguns dizem que ainda é meio cedo pra prever como será temporada de 2018, mas nós cravamos que, caso se mantenha saudável, esta será a temporada de Dahl, acreditamos que será peça fundamental no lineup e no futuro, afinal , não sabemos se Blackmoon renovará seu contrato com Colorado, mas o que sabemos é que a altitude, o hitter park podem ajudar o impulso final da decolagem da carreira de David Dahl. Letrados , apostem nesse menino em seus fantasy , pois ele mitará!

FONTE: DENVERPOST.COM

MATT OLSON – 1B – OAKLAND

usa-today-9218751.0

O novato do Oakland Athletics fez apenas 54 jogos na temporada de 2017, mostrando muita potência com 24 HR e razoável aproveitamento de 26,4%. Projetado para número 5 do lineup frágil do A´s, deve ter um ano bem consistente se melhorar sua visão da zona de strike, pois teve taxa elevada de Strikeouts. Projeção de 33 HR e 97 RBI em 2018.

FONTE: BASEBALLAMERICA.COM

LEWIS BRINSON – OF – MIAMI MARLINS

DUjZbD7XkAExZPS

O principal prospecto na mais recente desmontada do Marlins está fazendo tudo certo. Nativo da Florida, Brinson se diz muito animado em defender seu time do coração e se fez presente na tragédia de Stoneman Douglas visitando as vítimas do tiroteio no hospital, realmente fazendo parte da comunidade. Draftado em 2012 pelo Texas Rangers, o possível centerfilder, adquirido na troca com os Brewers junto com os também prospectos, INF Isan Diaz, OF Monte Harrison e RHP Jordan Yamamoto pelo RF Christian Yelish teve uma temporada forte no AAA, “rebatendo .331/.400/.562 em 299 at bats pelo Colorado Springs e deve iniciar o ano como leadoff. Olho nele galera.

Este trabalho de levantar os Breakout players foi realizado em conjunto pela equipe do Blog Major Sports, pelas mãos de Luís “Chef” Guilherme, Caio @caiofilippi, Vítor @chaveatle Silva, Anderson Proença, com a colaboração de Márcio Oliveira, torcedor do Marlins e Ítalo Santana, do perfil @meiavermelha especializado nas ligas menores do Boston Red Sox.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s