basketball

NBA: O Oeste Selvagem

Olá queridos leitores do Major Sports Blog (MSB). Hoje nós iremos falar sobre a briga de foice para que está rolando na Conferência Oeste para a classificação aos playoffs. São 8 times para apenas 6 vagas.

Segue classificação em 17/03

Como podemos ver na tabela, Rockets e Warriors já asseguraram as suas devidas vagas aos playoffs, porém, dos Blazers até os Nuggets, nada está definido! Os times já fizeram entre 67,68 e 69 jogos (OKC 71 jogos), dos 82 jogos da temporada regular. Os Blazers possuem a sequência mais quente nos últimos 11 jogos, com 11 vitórias consecutivas, graças ao Damian Lillard, que vem gastando a bola, são 31,7 PPG e 6.6 APG de média nessa sequência!!! Vamos ver os jogos que faltam para cada um dos times e tentar fazer uma projeção da classificação.

Blazers – Vs Pistons, @ LAC, Vs Rockets, Vs C’s, @ OKC, @NOP, @ Grizllies, Vs LAC, Vs Grizllies, @ Mavs, @ Rockets, @ SAS, @ Nuggets e encerra contra o Jazz em casa. Tirando os 3 jogos contra Grizllies (2) e Mavs (1), os outros 12 jogos são contra times que estão brigando por vaga nos playoffs, com direito a dois jogos contra LAC e Rockets. Na minha projeção o time terá uma campanha de 9 vitórias e 5 derrotas.

lillard_drive

Damian Lillard

OKC – Entre os postulantes as vagas, é de longe o time mais instável. Capaz de fazer de fazer jogos brilhantes contra Rockets, Warriors ou Cavaliers e na noite seguinte chutar menos de 25% e perder jogos contra os Mavs. Nos últimos 10 jogos o Westbrook tem as seguintes médias: são 25,5 PPG, 10,6 RPG e 8,6 APG. Os próximos jogos do OKC. @ Raptors, @ Boston, Vs Miami, Vs Blazers, @ SAS, Vs Nuggets, @ NOP, Vs GSW, @ Rockets, @ Heat e fecha em casa contra os Grizllies. Na minha projeção o time terá uma campanha de 6 vitórias e 6 derrotas.

Wolves – O time vinha nadando em águas tranquilas para chegar a classificação e ao mando de campo para os playoffs, até que o menino Jimmy Butler se machuca. O time que deveria ter uma classificação tranquila agora é mais um dos times envolvidos na “briga de foice”. Como foi citado anteriormente, o time nos últimos 10 jogos tem uma campanha de 5 vitórias e 5 derrotas, incluindo uma vitória contra os Wizards em Washington com um arremesso de 3 muito clutch do KAT, que nos últimos jogos tem médias de 24,1 PPG e 13,1 RPG. Os próximos jogos dos Wolves serão @ SAS, Vs Rockets, Vs LAC, @ NYK, @ 76ers, Vs Grizllies, Vs Hawks, @ Mavs, Vs Jazz, @ Nuggets @ Lakers, Vs Grizllies e fecha em casa contra os Nuggets. Entre as tabelas apresentadas, a do Wolves é de longe a mais fácil de todas. Na minha projeção o time terá uma campanha de 8 vitórias e 5 derrotas.

karl-anthony-towns-1280x800

Karl Anthony Towns

NOP – Quem diria que a dois meses atrás nós estaríamos falando que os Pelicans estariam brigando firme e forte por vaga nos Playoffs, ainda mais após a contusão que tirou da temporada o Demarcus Cousins. Como dizia um amigo meu: “o mundo dá voltas, mas as vezes faz a curva logo ali na frente”. Até o Deus Davis torcer o pé o time vinha “on fire”!!! Depois disso o time perdeu dois jogos, mas as coisas parecem ter voltado aos trilhos. Para termos noção do que ele vem fazendo, as médias são as seguintes: 30,9 PPG, 13,3 RPG, 4,1 BLK e 2,9 Steals por jogo nos últimos 10 jogos em que ele esteve em quadra. Os próximos jogos do NOP serão Vs Rockets, Vs C’s, Vs Mavs, Vs Pacers, Vs Lakers, @ Rockets, Vs Blazers, @ Cavs, Vs OKC, Vs Grizllies, @ Suns, @ GSW, @ Lac e encerra em casa contra o SAS, em um jogo que pode estar decidindo a vida dos dois times para uma ida aos playoffs. Na minha projeção o time terá uma campanha de 9 vitórias e 5 derrotas.

Jazz – A temporada começou repleta de contusões no elenco do time de Utah, incluindo o porteiro do ENEM Rudy Gobert e o recém-chegado armador Ricky Rubio. O ano virou, ambos conseguiram ficar saudáveis para ajudarem o rookie Donovan Mitchell e o time está voando, literalmente! São apenas duas derrotas nos últimos 21 jogos, ou seja, 19 vitórias. Caso o time não sofra com lesões e desfalques, os adversários terão que jogar muito para conseguir tirar uma vitória deles. Os próximos jogos serão Vs Suns, Vs Kings, Vs Hawks, @ Mavs, @ SAS, @ Warriors, Vs C’s, Vs Grizllies, @ Wolves, Vs Lakers, Vs LAC e @ Lakers, Vs Warriors e encerra fora contra os Blazers, provavelmente com a vaga já garantida nos playoffs. Na minha projeção o time terá uma campanha de 10 vitórias e 4 derrotas.

rudy_gobert

Rudy Gobert

Spurs – Não há dúvidas de que o Popovich é uma lenda naquilo que faz, mas será que a sequência de playoffs dos Spurs vai se encerrar nessa temporada? Ele conseguiu manter um time que tem Murray, Forbes, Bertans, Anderson e Mills nas cabeças do Oeste por mais de meia temporada. Lamarcus (são 22,2 PPG de média na temporada) está tendo uma temporada exuberante, mas a realidade chegou. Mais do que nunca o time precisa do Leonard, se quer chegar aos playoffs e posteriormente ir longe. O time a partir dessa semana terá uma sequência de jogos em casa para tentar mudar os prognósticos. Vs Wolves, Vs Warriors, Vs Wizards, Vs Jazz, @ Bucks, @ Wizards, Vs OKC, Vs Rockets, @ LAC, @ Lakers, Vs Blazers, Vs Kings, @NOP. Como o Leonard ainda não foi ativado, eu tecerei os meus prognósticos sem ele no time, então o meu prognóstico é de 5 vitórias e 8 derrotas. Caso o Kawhi volte até o final de semana, já que foi prevista a volta dele para esta Quinta (já foi vetado), essa campanha muda para 8 vitórias e 5 derrotas e o Spurs chegarão facilmente aos playoffs.

Clippers – Vamos trocar o Blake Griffin de vidro, partir para o rebuild e pensar no futuro do time, certo? Errado!!! Os caras conseguiram se livrar do contrato do Griffin e ainda receberam dois ótimos jogadores na troca, o Tobias Harris que vive a melhor temporada da carreira em termos de médias e o Avery Bradley (machucado), que como todos sabemos, é um defensor de elite. O time se reforçou em um setor no qual era muito carente, o perímetro, onde só tinha o “reserva” Lou levando o time nas costas. Todos aqueles que acharam que a temporada do LAC tinha ido para o saco, inclusive este que lhes escreve, acabaram quebrando a cara. O DAJ continua tomando conta do garrafão, mas quando ele vai para o banco o time não perde a intensidade, pois o Montrezl Harrell tem tido ótimas atuações (obrigado CP-3!!!). Na armação, Rivers e Teodosic se revezam. Os próximos jogos do LAC Vs Blazers, @ Wolves, @ Bucks, @ Pacers, @ Raptors, Vs Bucks, @ Suns, @ Blazers, Vs Pacers, Vs SAS, @ Jazz, Vs Nuggets, Vs NOP e encerra jogando o clássico Angelino contra o Lakers. Com exceção ao jogo contra os Suns, só pedreira no caminho dos Clippers. Ah….contra o Lakers também é um confronto fácil. Nem perto!!! Na segunda metade da temporada eles estão tendo uma campanha de candidato a playoffs. Na minha projeção o time terá uma campanha de 8 vitórias e 7 derrotas. Agora é a hora dos caras provarem que tem farinha no saco, pois a tabela é muito encardida.

deandre_jordan_trade_fb

Deandre Jordan

Nuggets – O time de Denver assim como o OKC é muito irregular. A competição está afunilando e não é hora de ter resultados inesperados. Millsap retorna de contusão, após passar mais de 2 meses fora para reforçar o time na reta final. O time precisa auxiliar o gigante Nikola Jokic (18,1 PPG, 9,5 RPG e 6,8 APG nos últimos 10 jogos), que vem fazendo de tudo para o time, seja pontuando, passando ou defendendo. O time terá uma sequência indigesta de jogos fora de casa. Os próximos dos Nuggets serão @ Grizllies, @ Bulls, @ Heat, @ Wizards, @ 76ers, @ Raptors, @ OKC, Vs Bucks. Vs Pacers, Vs Wolves, @ LAC, @ Blazers e fecha em casa contra os Wolves, no que poderá vir a ser um jogo de vida ou morte. Na minha projeção o time terá uma campanha de 6 vitórias e 7 derrotas.

Pelas minhas contas iniciais, Nuggets e Spurs (sem Kawhi) ficariam fora dos playoffs (acho que vou fazer a mega sena essa semana, rs) mas em um cenário muito apertado para todos os times. Sabemos que Rockets e Warriors em algum momento do certame devem começar a poupar os seus craques e isso pode ser um fator que altere a classificação dos times que ainda tem jogos contra eles. Quem perder para times que estão no “Tank”, podem comprometer uma possível classificação. Como previsto antes da temporada começar, jogar e conseguir uma vaga para os playoffs na Conferência Oeste não seria nada fácil.

Previsão final feito na calculadora científica

  • Rockets – Y
  • Warriors – Y
  • Blazers 51 Vitórias
  • Jazz 48 Vitórias
  • Wolves 48 Vitórias
  • NOP 48 Vitórias
  • OKC 47 Vitórias
  • LAC 45 Vitórias
  • Nuggets 44 Vitórias
  • Spurs 44 Vitórias

Paulo Correia, o @teclasnaveia, trocou o teclado de sua sanfona pra se debruçar nas teclas da calculadora científica e trazer esse texto cheio de números especialmente para o blog Major Sports

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s