brasileirão

CARTOLA: ANÁLISE de PRECIFICAÇÃO

Vai começar o melhor fantasy game do Brasil: O Cartola FC

Olá queridos amigos do Major Sports Blog. Quem ficará a cargo de escrever sobre o Cartola FC, dar dicas, ensinar macetes e postar os times do Blog é o nosso setorista @teclasnaveia (twitter).

No ano passado ele ficou no Top – 1000 da Liga Nacional com o time A. C. Teclasnaveia, fazendo mais de 2400 pontos. Ele sabe que é uma meta muito difícil de ser repetida, mas como ele é um letrado e tem as melhores calculadoras do país, ele aceitou essa missão indigesta. Vamos às análises:

 

As precificações dos jogadores “bons e baratos” foram encerradas Quinta 15/03. São jogadores os quais devemos ficar muito atentos, pois uma pontuação diferenciada, já irá nos render cartoletas. Segue a imagem dos jogadores precificados e os seus devidos comentários.

cartola 1

Otero C$5,00 – O meia venezuelano do CAM terminou o ano voando, com direito a um gol para o prêmio Puskas. Ele é melhor cobrador de bola parada em atividade no Brasil e por isso é o responsável pelas cobranças de falta do time, sejam elas frontais ou laterais, ou seja, uma chance enorme de pontuas nas duas primeiras rodadas, seja com gols ou assistências. Ele também é um exímio finalizador de longa e média distância. Não podemos esquecer que a pontuação para Finalização Defendida (FD) e Finalização pra Fora (FF) foram alteradas. Otero deverá ser um dos jogadores mais escalados do game nas duas primeiras rodadas.

Diego C$15,00 – Ele é o principal articulador do time do Flamengo. A maiorias das jogas ofensivas do time passam pelos seus pés. Diego é um jogador raçudo, tendo como costume roubar algumas bolas no meio de campo, assim como tomar alguns cartões bobos. Ele cobra os escanteios e bate algumas faltas. Ele também era o cobrador de pênaltis oficial do time, mas com a chegada do Henrique Dourado ele perdeu o posto de cobrador oficial.

Rodriguinho C$17,00 – É o único jogador entre os três que não tem a bola parada a seu favor, em compensação, é um articulador e finalizador no meio de campo na equipe do Parque São Jorge, além de participar da recomposição do meio de campo quando o time está defendendo, o que as vezes resulta em algumas Roubadas de Bola (RB)

cartola 2

Lucas Veríssimo C$5,00 – Lucas é um zagueiro da nova safra de joias do Santos. Marca bem, desarma e tem um bom jogo aéreo. Imagina você escalando esse rapaz e ele mitando com gol e Saldo de Gols (SG)? Devemos lembrar que a zaga santista raramente consegue manter o SG, mesmo tendo “VanDDerlei” segurando as pontas no gol.

Gabriel C$12,00 – Para mim o pior nome entre os zagueiros escolhidos. Lento, desarma pouco e teve uma média baixa no fantasy do ano passado. A zaga do CAM foi uma das mais vazadas na competição!!! O que pesa a seu favor é a sua estatura alta e os gols que ele marca de vez em quando.

Kannemann C$14,00 – O argentino tecnicamente é o melhor zagueiro entre os três, além de formar a melhor dupla de zaga do país ao lado do deus, gênio e mito do Cartola FC “Pedro Geromito”. As vezes ele nos irrita com alguns passes errados, seguindo a lógica do “bola para o mato que o jogo é de campeonato”, mas em um bom desarme e um bom jogo aéreo.

cartola 3

Thiago Carleto C$5,00 – Terminou o ano como queridinho e mito dos cartoleiros, mesmo jogando pelo rebaixado Coxa. Além de algumas roubadas de bola, ele batia todas as bolas paradas do time: faltas frontais ou laterais, escanteios, pênaltis e as vezes ainda jogava no meio de campo e mais próximo ao gol adversário. A dúvida é se ele ficará responsável pelas cobranças de pênalti quando o Felipe Gedoz estiver em campo. Uma ótima pedida para os jogos do CAP como mandante contra os times de meio pra baixo da tabela.

Gilberto – C$8,00 – Oi mitinho, tudo bem? O lateral direito fez um ótimo Brasileirão pelo Vasco. Um ladrão fino de bolas e muita força no ataque.

Egídio C$11,00 – Deve ser o futebolista mais amado e mais odiado do futebol nacional neste momento, principalmente pelos torcedores palmeirenses, mas olhando apenas o fantasy game, o Egídio é um dos queridinhos para quem costuma armar os seus times com laterais. Muito bom nas RB’s e é um lateral ofensivo que chega fácil ao ataque. No Palmeiras ele era o responsável pelas bolas aéreas, mas com Thiago Neves no mesmo time ele não terá o mesmo número de chances.

cartola 4

Douglas C$5,00 – Douglas surgiu do anonimato (apenas os torcedores corintianos sabiam da sua existência) para ser um dos melhores goleiros do fantasy game na última temporada. O moleque tem talento, mas jogar na peneira que era a zaga do Avaí era uma missão complicada. Chumbo grosso e Defesas Difíceis (DD) de cacho por ser exigido em demasia. Nesta temporada ele vai jogar em uma das melhores zagas do último certame, A tendência é que a sua média melhore, principalmente jogando na Fonte Nova.

Danilo C$10,00 – De reserva no Corinthians a titular absoluto no Sport e a seguir uma transferência para o Internacional, onde ele se tornou o inquestionável dono da camisa 1. Goleiro com uma explosão e impulsão bem acima da média.

Cássio C$13,00 – Goleiro de seleção brasileira e queridinho do Tite. Ele não é uma “Brastemp”, mas é um bom goleiro. Faz as suas DD’s e de quebra joga em um, se não o melhor sistema defensivo dos times da Série A. Se você cartoleiro gosta de escalar o seu goleiro pensando em SG, ele é uma ótima pedida.

 

Na precificação feita do dia 9 de março rolou o que foi chamado de “Black Friday Cartola FC”. Alguns jogadores foram precificados com um preço bem abaixo do que valem. Everton, Sornoza, Kieza e Nino paraíba são nomes que poderão fazer a alegria de muitos cartoleiros. Segue a lista completa abaixo.

cartola 5

cartola 6

Houve precificação também no dia 13 de março, mas essa bem mais salgadas. Se você é seguro e não quer correr o risco de perder cartoletas, escalar mitos como BH, Arrascamito e Zé Rafael terá que aguardar um pouquinho. Sobre o Zé, a partir desta temporada o Guto Ferreira está permitindo que ele bata as faltas frontais.

 

Por último e para fechar a nossa primeira pincelada sobre o Cartola FC, a precificação dos jogadores que são considerados “mitos” no fantasy game. Vamos destrinchar os caras!

cartola 8Pedro Geromel C$20,00 – De longe o melhor zagueiro em atividade no país. Não é à toa que ele é conhecido pelos jogadores do fantasy como “Geromito”. Mesmo quando ele fica sem o SG, ele consegue boas pontuações. Seja via roubadas de bolas, faltas sofridas, finalizações e gols nas jogadas de bola parada. Quando o time do Blog tiver um bom número de cartoletas, ele será peça cativa na nossa escalação.

Henrique Dourado C$22,00 – É o jogador mais questionável entre os cinco escolhidos para o quadro. Foi artilheiro do Brasileirão 2018 ao lado do Jô com 18 gols, mas muitos vindos de cobrança de pênalti. O Dourado é um centroavante brigador, então ele costuma fazer muitas faltas. Quando ele não marca gol ou dá assistência, a pontuação costuma ser catastrófica. É 8 ou 80!

Vanderlei C$23,00 – Deus, mitos dos mitos! Não precisa convocar o moço para seleção seu Tite. Deixa ele fazendo a alegria dos cartoleiros daqui a algumas rodadas professor. A duas edições do game que ele é de longe o melhor em sua posição. No ano passado ele foi TOP – 5 entre todas as médias de pontuação. Apesar do Santos ter bons times, os caras usam a política do jogo, mas também deixo jogar. Isso acaba recaindo em cima do sistema defensivo, logo, o adversário costuma finalizar e exigir o Vanderlei.

Thiago Neves C$24,00 – Todos sabemos da capacidade de finalizar do menino “TN”, mas ele começou o Brasileirão passado no banco, até que um certo Domingo, na Vila o Arrascaeta se machucou. O homem entrou e mostrou o que é um 10 raiz: gols, assistências, finalizações e mais finalizações para alegria dos cartoleiros. Agora como titular e dono do time, nada menos do que mitagens são esperadas desse mito.

Dudu C$25,00 – O patinho feio acabou sobrando como jogador mais caro para a primeira rodada, Ele passa longe de ser um jogador ruim para o Cartola FC. Bom passe, finalizações, sofre muitas faltas e chega fácil ao gol. O único problema é que ele não costuma jogar os 90 minutos, mas miseravelmente sem gol ele deixa os seus 4, 5 pontos.

Nesta edição teremos uma novidade: “O Capitão”!!! O jogador escolhido para levar a faixa terá a sua pontuação dobrada, seja para cima (positiva) ou seja para baixo (negativa). Muita atenção na hora da escolha, pois um passo em falso pode jogar a sua rodada no buraco.

 

Também tivemos mudanças na pontuação

cartola 9

No nosso próximo texto iremos dar dicas de como escalar na primeira rodada e quais critérios usar na escolha dos jogadores.

 

As dicas e análises do CARTOLA F.C serão feitas pelo Paulo Correia, conhecido como @teclasnaveia, especialista em Cartola, Sanfona, teclados, cachorros e cornetas, lembrando que o Teclas escreve especialmente para o blog Major Sports.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s