baseball

Preview Colorado ROCKIES

As gélidas montanhas de Denver, no Colorado, viram o time do estado chegar bem próximo de disputar a série de divisão, mas, infelizmente os Rockies perderam a chance ao serem derrotados no Wild Card game, num jogo eletrizante contra os DBacks. Para 2018, a meta é ter uma temporada melhor que a de 2017. Será que os “Rox” conseguem?

rox

CHEGADAS e SAÍDAS

QUEM SAIU

– Greg Holland (RHP): closer do time em 2017,declinou sua opção e continua como free agent. Time trouxe Wade Davis para o seu lugar.

– Mark Reynolds (1B): Reynolds foi bem nos seus 2 anos de Colorado e serviu como ponte para o rookie Ryan McMahon.

– Tyler Chatwood (RHP): um dos principais nomes do time em 2017 e que assinou a peso de ouro com os Cubs (3 anos/38 milhões)

– Jonathan Lucroy (C): o veterano que chegou na trade deadline foi preterido em nome da volta de Chris Iannetta. Continua sem time.

– Pat Neshek (RHP): contratação de meio de ano e que voltou ao seu antigo time, Phillies.

– Ryan Hanigan (C): catcher veterano que não teve seu contrato renovado.

 

QUEM CHEGOU

wade davis– Wade Davis (RHP): depois de excelente temporada pelos Cubs, chega com um contrato grande (3 anos/52 milhoes) para ser o closer da equipe

– Bryan Shaw (RHP): um dos relievers mais duráveis da liga, chega do Indians para ser o setup.

– Chris Iannetta (C): o bom filho à casa torna. Depois de 7 anos longe, Iannetta voltou para provavelmente encerrar a carreira no Colorado .

– Jake McGee (LHP): peça importante do bullpen do ano passado que renovou.

– Carlos Gonzalez (RF): depois de uma temporada abaixo de sua média, CarGo foi mais uma vítima da free agency nessa offseason e decidiu renovar com os Rockies por 1 ano.

Depois de uma temporada de terminou com 87 vitórias e uma ida ao Wild Card Game, o Colorado inicia 2018 com a expectativa de ir novamente aos playoffs, apesar de jogar na divisão que deverá ser a mais disputada em 2018. A rotação é extremamente jovem e arremessar nas montanhas do Colorado sempre é um problema, sendo assim o time remontou o seu bullpen a peso de ouro na esperança de encurtar o jogo e não deixar muito peso nas mãos dos seus starters. O ataque tem potencial para fazer bastante barulho, mas precisa mostrar números melhores longe do ar rarefeito de seu estádio.

LINEUP e ROTAÇÃO

LINEUP:

charlie-blackmon-mlb-texas-rangers-colorado-rockies1-850x560CF – Charlie Blackmon

2B – DJ LeMahieu

3B – Nolan Arenado

RF – Carlos Gonzalez

SS – Trevor Story

LF – Ian Desmond/Gerardo Parra

1B – Ryan McMahon

C – Chris Iannetta

A lineup que foi líder em corridas na Liga Nacional em 2017 e não sofreu muitas mudanças. Os principais nomes continuam sendo Blackmon, LeMahieu e Arenado. CarGo irá tentar mostrar valor em um contrato de 1 ano para se recolocar no mercado na offseason de 2018-2019. Desmond teve um ano abaixo do esperado e dificilmente irá atuar a altura do seu contrato (4 anos/60 milhoes), com isso ele e Gerardo Parra devem se revezar no LF. O jovem Trevor Story continuará como SS titular, apesar de seu ano de 2017 ter sido abaixo do esperado, seu número de strikeouts explodiu (de 130 para 197, líder da liga) e seus demais números regrediram (.272/.341/.567 para .239/.308/.457). O veterano 1B Mark Reynolds saiu, dando espaço para o rookie Ryan McMahon, um dos top prospects do time. O veterano Chris Iannetta chegou para ser o catcher titular e trazer um pouco mais de experiência para a jovem rotação dos Rockies.

arenadoNolan Arenado

Um lineup que sofreu uma baixa (Mark Reynolds) mas que pode se manter no topo das estatísticas ofensivas para 2018. Uma das chaves para 2018 é o Trevor Story, que ainda é jovem e tem muito potencial, além claro de Arenado e Blackmon, dois jogadores que estiveram na conversa para MVP em 2017 e que devem ser os principais nomes do alinhamento.

No banco, todas as atenções voltadas para David Dahl. O OF, um dos top prospects da equipe nos últimos anos e escolha de 1º rodada em 2012, perdeu toda a temporada de 2017 com lesões. Deve começar o ano como 4º OF, brigando principalmente com Gerardo Parra. Outro nome que chama a atenção é o também outfielder Raimel Tapia, também um dos produtos da base do Colorado e que deve aparecer em mais jogos esse ano. Colorado já tem basicamente o substituídos de Blackmon/CarGo (free agent) e Parra (team option) caso os três saiam no final da temporada 2018.

MLB: Texas Rangers at Colorado RockiesD.J. LeMahieu

 

ROTAÇÃO:

1 – Jon Gray (RHP) 26 anos

2 – Tyler Anderson (LHP) 28 anos

3 – Chad Bettis (RHP) 29 anos

4 – Kyle Freeland (LHP) 25 anos

5 –German Marquez (RHP) 23 anos /Jeff Hoffman (RHP) 25 anos/Antonio Senzatela  (RHP) 23 anos.

A rotação é extremamente jovem, sendo o mais experiente Chad Bettis (29 anos em 2018). Jon Gray tem tudo para se firmar como ace do time. O time terá que lidar com a perda de um dos seus principais starters em 2017 (Tyler Chatwood) e essa resposta pode vir dos jovens nomes do time (Freeland, Marquez, Hoffman e Senzatela).  Tyler Anderson e Chad Bettis são os dois nomes mais “experientes” do alinhamento (28 e 29 anos respectivamente), porém a esperança vive mesmo no braço dos garotos. O Rockies teve 93 starts de rookies em 2017 e mesmo assim foi aos playoffs. O manager do time é o antigo arremessador e por muito tempo pitching coach, Bud Black, e que é a esperança para fazer o jogo da molecada encaixar.

Arremessar na altitude do Colorado é sempre um problema, tanto que os Rockies tem dificuldades de atrair starters free agents que não querem ter seus números inflados pelo ar rarefeito no Colorado. Desde que foi fundado em 1993, o Rockies teve apenas um starter com mais de 30 jogos começados e com um ERA abaixo de 3.00 (ele mesmo, ídolo do nosso amigo Vitão Orioles, UBALDO JIMENEZ em 2009).

O sucesso do time está ligado à produção do seu ataque. Não adianta esperar que os starters “zerem” seus oponentes, principalmente em casa. O time investiu alto no bullpen e irá trabalhar em 2018 com 13 pitchers para não exigir tanto de seus starters e trazer o bullpen mais cedo para os jogos.

 

BULLPEN:

Closer – Wade Davis (RHP)

Setup – Bryan Shaw (RHP)

Setup – Jake McGee (LHP)

Relief – Chris Rusin (LHP)

Relief – Scott Oberg (RHP)

Relief – Mike Dunn (LHP)

Relief – Adam Ottavino (RHP)

Relief – Zac Rosscup (LHP)

O bullpen, que foi um dos pontos positivos em 20177, vem ainda mais forte para 2018, porém isso tem seu preço. O Rockies está pagando 44,5 milhões combinados para 5 relievers (Davis, Shaw, McGee, Dunn e Ottavino) e a estratégia do manager Bud Black é simples: encurtar os jogos. O Rockies irá ter em seu Opening Day 13 pitchers no roster e não se deve esperar por starters jogando 7+ innings por jogo. A tática consiste em entregar 4 ou ate mesmo 5 entradas para seus relievers. É um plano arriscado, porém que pode dar certo. O trio McGee, Shaw e Davis tem potencial para “zerar” as entradas 7º, 8º e 9º, enquanto que seus demais relievers todos podem apresentar ERA abaixo de 4 na temporada, com uma boa quantidade de innings. Podemos ver também alguns do starters que não consigam vaga na rotação atuando no bullpen em alguns jogos (como foi o caso de Antonio Senzatela no ano passado).

PROSPECTS:

5) Riley Pint, RHP: 20 anos, escolha de 1º rodada de 2017, é visto pelos Rockies como possível número 1 da rotação em alguns anos. Teve ERA acima de 5 na sua primeira temporada, porém com um volume alto de strikeouts. Pode subir para a MLB em 2021.

4) Ryan Vilade, SS: 18 anos, escolha de 2º rodada de 2017, ainda carece de um ano cheio no nível Single-A, porém os números que mostrou até agora foram animadores (.308/.438/.496 em 117 at bats). Pode subir para a MLB em 2021.

3) Colton Welker, 3B: 20 anos, escolha de 4º rodada de 2016 e que tem capacidade rebater tanto para AVG quanto para HRs. Ainda é jovem e está sendo preparado como possível substituto de Nolan Arenado caso ele saía no final de 2019. Deve pintar na MLB em 2020.

2) Peter Lambert, RHP: 20 anos, escolha de 2º rodada de 2015, foi bem em sua 1º temporada no nível A e ganhará uma chance na AA em 2018. Se continuar se desenvolvendo como esperado, pode aparecer na MLB em 2020.

1) Brendan Rodgers, SS: 21 anos, escolha de 1º rodada de 2015 é o principal prospect da equipe e pode aparecer no time principal em setembro. Está bloqueado por Trevor Story de SS mas tem capacidade de fazer a transição para 2B e ocupar o lugar de LeMahieu, que é free agent no final da temporada e deve pedir um contrato alto.

McMahon1Ryan McMahon

A farm system dos Rockies é boa e já tem preparado os possíveis substitutos para LeMahieu e Arenado, algo que é fundamental em um time de mercado pequeno. Vale destacar aqui que o 1B titular em 2018 será o prospect Ryan McMahon, listado pelos especialistas como o número #2 na farm. Apesar da dificuldade em se estabelecer como pitchers no Colorado, podemos ver 2 pitchers na lista, ambos com potencial para aparecer na rotação dentro de alguns anos.

EXPECTATIVA

A NL West deve novamente ser uma divisão fortíssima em 2018. Dodgers continua firme em busca do título, Dbacks manteve a base do ano passado e o Giants se reforçou bastante. O Rockies não terá tarefa fácil. A chave para o sucesso está na força no ataque em vencer possíveis bombardeios contra os adversários. Não da pra contar com a rotação para vencer duelos por 1×0 contra Clayton Kershaw, por exemplo. O bullpen também será peça fundamental para o possível sucesso nesta temporada. Acredito que o Rockies terminará a temporada logo acima da marca de 0.500, (82-80, 84-78) porém irá pagar o preço por atuar em uma divisão tão forte, perdendo a vaga nos playoffs nos últimos jogos.

 

A série de “Previews” da MLB é um oferecimento do blog Major Sports. Nesta matéria tivemos a colaboração de  Guilherme Marodin, o @marodingui no twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s