baseball

PREVIEW Chicago CUBS

O dia 03 de Novembro de 2016 está marcado para sempre na história da MLB, pois foi o dia de um dos mais incríveis Jogo 7 de WS da história, além de marcar o fim da maior maldição do beisebol ainda em voga, com o título do Chicago Cubs contra o Cleveland Indians. O rebuild montado pelo agora presidente de operações e GM na época, Theo Epstein, finalmente gerou frutos montando uma base jovem e vencedora que poderia dominar a liga por anos. Com esse favoritismo o Cubs entrou na temporada 2017 ainda de ressaca do título, onde esteve atrás do Brewers até o AllStar Game.

chicago-cubs-4-x-4-decal-1

A equipe teve muitos problemas com contusões entre eles Addison Russel e Ben Zobrist, sem contar com as temporadas abaixo do normal de Schwaber, Heyward e Lester. O bullpen teve dificuldades para entregar o jogo para Wade Davis, que vindo de uma troca com o Royals, foi um dos melhores fechadores da Liga. Após a aquisição de José Quintana, a equipe elevou seu jogo e ganhou a NL Central com 92 wins. Venceu uma série duríssima contra o Nationals em um jogo 5 dramático para chegar a NLCS contra o Dodgers. Na final da Liga Nacional, o Cubs foi dominado pelos arremessadores do Dodgers, marcando apenas 8 corridas em 5 jogos.

Para a nova temporada a equipe teve mudanças consideráveis no grupo de arremessadores para tentar retomar a hegemonia da Liga Nacional.

CHEGADAS e SAÍDAS

Quem chegou:

  • darvishYu Darvish – FA – Dodgers – W-L10-12 ERA 3,86
  • Tyler Chatwood – Rockies – W-L 8-15 ERA 4,69
  • Brandon Morrow – Dodgers – W-L 6-0 ERA 2,08
  • Drew Smily
  • Steve Cishek – Mariners – W-L 3-2 ERA 2,01

Quem saiu:

  • Jake Arrieta – Philies – W-L 14-10 ERA 3,53
  • John Lackey – W-L 11-12 ERA 4,54
  • Alex Avila – Dbacks – 3 HR 17 RBI 0,253 AVG
  • Wade Davis – Rockies – 32 saves ERA 2,31
  • Koji Uehara – Youmiuri Giants – W-L 3-4 ERA 3,98

LINEUP e ROTAÇÃO

Provável Rotação

jon-lester-cubs_tri1 – Jon Lester

1 – Jon Lester

2 – Yu Darvish

3 – Kyle Kendricks

4 – Jose Quintana

5 – Tyler Chatwood

6- Jen Ho-Tseng

O ace da equipe e Cy Young de 2015, Jake Arrieta, assinou como FA como o Philies. O Cubs trouxe Yu Darvish para equilibrar tal perda. Darvish quer demonstrar que pode ser um grande Ace também nos playoffs, contrariando suas últimas atuações em Outubro. Jon Lester passando das 2000 entradas arremessadas na carreira começa a preocupar, com a taxa de Strikeouts baixando e ERA elevando. Kendricks e Quintana tem tudo para conseguir ao menos 10 wins e ERA próximo de 3,50. Complementando essa forte rotação trouxeram Tyler Chatwood do Rockies, Pitcher de grande potencial que encontrava dificuldades em jogar em Colorado, local que favorece os rebatedores. Tem tudo para reinventar seu jogo e ser parte importante dessa poderosa rotação. O jovem Tseng além de Mike Montgomery podem complementar essa rotação em caso de contusões ou levar a rotação a 6 pitchers.

Bullpen

– Closer – Brandon Morrow

Carl+Edwards+Jr+Seattle+Mariners+v+Chicago+5LHxe5iZkYJl– Setup – Carl Edwards

– Setup – Carl Edwards

– Relief – Pedro Strop

– Relief – Justin Wilson

– Relief – Steve Cishek

– Relief – Mike Montgomery

– Relief – Bryan Duensing

– Relief – Justin Grimm

Mudanças significativas ocorreram no bullpen do Cubs. Wade Davis, que teve uma temporada espetacular no Wrigley Field, assinou como Free Agent com o Rockies, deixando um buraco nesse bullpen já problemático. A equipe trouxe Brandon Morrow, ex Dodgers, que teve uma ótima temporada como setup em LA para ser inicialmente seu fechador, posição que o mesmo nunca exerceu na carreira. Como setups a equipe mantém o canhoto Carl Edwards, Pedro Strop e o ex Mariners Cishek, tentando melhorar os números frágeis de 2017. Muito do caminho aos playoffs da equipe irão passar por tão competente for esse bullpen.

Lineup

1 – Ian Happ OF

bryant2 – Kris Bryant – 3B

2 – Kris Bryant – 3B

3 – Anthony Rizzo 1B

4 – Wilson Contreras – C

5 – Kyle Schwaber – OF

6 – Addison Russel – SS

7 – Jason Heyward – OF

8 – Javier Baez – 2B

9 – Pitcher

Bench:

  • Albert Almora – OF
  • Ben Zobrist –OF
  • Tony la Stella – 2B
  • Cris Gimenez – C

O jovem ataque do Cubs continua liderado por Kris Bryan e Anthony Rizzo, Ian Happ subiu ano passado e já é projetado como leadoff para 30 HR e 20 SB, necessitando reduzir o número de Strikeouts e melhorar seu aproveitamento. Wilson Contreras teve várias contusões, mas quando saudável foi um dos melhores da liga. Russell e Heyward precisam ficar longe de contusões para fortalecer ainda mais o time. Kyle Schwaber está tendo números péssimos desde a WS 2016, beirando a Mendoza Line. Notícias de Chicago ventilam que o mesmo perdeu peso nas férias, e deve passar longe do ano medíocre de 2017. Para qualquer eventualidade o veterano Ben Zobrist pode cobrir várias posições do lineup, sempre com consistência no ataque e defesa.

Previsões da temporada

MVP – Kris Bryant – a estrela principal da franquia, deve continuar liderando o ataque com ótimo aproveitamento e 100 RBI anuais que já são de seu costume.

Ian-HappPronto para Estrelato – Ian Happ

Pronto para Estrelato – Ian Happ – O jovem OF chegou abalando as estruturas em seu ano de rookie, e tem tudo para se tornar um dos grandes leadoff da liga, se tiver mais paciência no bastão

Reforço que pode fazer a diferença – Yu Darvish – o experiente PItcher Japonês tem mais uma chance de marcar seu nome na Liga, se tornando o Ace de um time favorito, e mostrando que não sente os jogos em Outubro

Sáida que fará falta – Wade Davis – o fechador da equipe não renovou o contrato e deixa mais um buraco no já frágil bullpen do Cubs.

Precisa de um ano melhor – Kyle Schwaber – o gordinho Schwaber beirou a Mendoza LIne ano passado além de atuações ruins defensivamente no OF. Onde está aquele slugger de 2016?

Top Prospect – Albert Adzolay – a farm do Cubs passa por uma entressafra, após a geração de Bryant. O único prospecto entre os 100 melhores é o arremessador venezuelano Adzolay que ainda está na double A, e ainda muito frágil fisicamente para aguentar uma temporada nmas ligas maiores. Projetado para subir após o All Star Break de 2019.

A equipe teve muitas mudanças no corpo de arremessadores, e a boa temporada vai passar muito pelo que o bullpen irá entregar, apesar da grande rotação da equipe. Darvish e Kenfricks podem se tornar uma dupla de Aces dominante, Lester ainda tem gasolina no tanque além do Quintana. O ataque salvará muitas vezes a equipe mais uma vez com Ian Happ se estabilizando nesse forte lineup. Previsão de 90 -72, mas sendo derrotado na ALDS.

A série de “Previews” da MLB é um oferecimento do blog Major Sports. Nesta matéria tivemos a colaboração da equipe do Major Sports Blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s