baseball

Preview: The 2017 World Series Champions: HOUSTON ASTROS

1200px-Houston-Astros-Logo.svg

Está chegando aquela época do ano que todo fã de baseball aguarda ansiosamente: o início da MLB! O Opening Day está cada vez mais perto, e daremos continuidade à série de análises de todas as trinta franquias!

A equipe da vez é o Houston Astros, o atual-campeão da MLB! Na temporada passada, o time texano terminou com 101 vitórias, com a segunda melhor campanha de toda a American League e se sagrando campeão da AL West, com 21 jogos na frente do segundo colocado, o Los Angeles Angels. Em sua caminhada na pós-temporada, derrotou Boston Red Sox por 3-1, New York Yankees por 4-3, mesmo placar da inesquecível World Series contra o Los Angeles Dodgers.

CHEGADAS e SAÍDAS

* Principais Mudanças

A principal mudança na comissão técnica, foi a saída do bench coach Alex Cora, novo manager do Boston Red Sox. Em seu lugar, foi contratado Joe Espada, que passou as últimas três temporadas como técnico de terceira base dos Yankees.

O veterano de 40 anos Carlos Beltrán, que tinha assinado um contrato de um ano na pré-temporada passada, anunciou sua aposentadoria após o título do Astros. Na Free Agency, Francisco Liriano e Mike Fiers assinaram com os Tigers, Luke Gregerson foi para os Cardinals, Juan Centeno para os Rangers e Cameron Maybin para os Marlins. A franquia de Houston não contratou muito, apenas os relief pitchers Héctor Rondón (Chicago Cubs) e Joe Smith (Cleveland Indians), nomes que não tem tanto peso, mas vieram para tentar dar um jeito no que mais falhou na temporada passada.

E não podemos esquecer do novo reforço pra rotação do time:

cole          Gerrit Cole, de 27 anos, que chegou a ser selecionado para o All-Star Game de 2015. Em troca, Astros enviou a Pittsburgh os arremessadores Joe Musgrove e Michael Feliz, o infielder Colin Moran e o outfielder Jason Martin (quinto e décimo-quinto melhores prospectos do Astros respectivamente)

LINEUP e ROTAÇÃO

Lineup

O ataque texano entra nessa nova temporada com expectativas muito altas, depois de uma excelente atuação coletiva no ano passado, liderando as majors em muitas estatísticas, como corridas, rebatidas, corridas impulsionadas, BA, OBP, e diversas outras. Esses bons números se devem muito à consistência do grupo de rebatedores como um todo, e as peças principais do lineup foram mantidas, então espera-se que nessa próxima temporada o bom desempenho seja repetido.  Um jogador que pode se destacar muito nessa próxima temporada é o 3B/SS Alex Bregman, que começou 2017 um pouco devagar no bastão, mas depois do All-Star Break e nos playoffs foi um dos melhores rebatedores da equipe. E também José Altuve (atual MVP da American League), George Springer (atual MVP da World Series) e Carlos Correa, que dispensam apresentações. O primeira-base Yuli Gurriel, outro jogador muito importante desse ataque, sentiu dores na mão nesse início de Spring Training, e fez uma cirurgia para remover uma parte do osso hamato, e deve perder de 5 a 6 semanas, além de cumprir 5 jogos de suspensão pelo gesto ofensivo contra o arremessador japonês Yu Darvish, na World Series. É esperado que o super versátil Marwin González comece em seu lugar, enquanto o outfielder de 24 anos Derek Fisher assume a vaga no campo esquerdo. Outra possibilidade é começar com A.J. Reed ou Tyler White na primeira-base, mas Hinch ainda não divulgou sua escolha.

C- Brian McCann

1B- (Yuli Gurriel) Marwin González

astros-jose-altuve-stats-season2B- José Altuve

3B- Alex Bregman

SS- Carlos Correa

LF- (Marwin González) Derek Fisher

CF- George Springer

RF- Josh Reddick

DH- Evan Gattis

 

Rotação Titular

Foi o setor do time que mais sofreu com lesões nessa última temporada regular, com Dallas Keuchel e Lance McCullers perdendo diversos jogos. Em contrapartida, Charlie Morton, Brad Peacock e Joe Musgrove se mostraram abridores regulares e fizeram jogos importantes. Talvez o melhor jogador dessa rotação, não estava em Houston no começo da temporada. O veterano Justin Verlander, foi adquirido em uma troca com o Detroit Tigers poucos minutos antes da trade deadline e teve performances excelentes em praticamente todos os 11 jogos que participou, incluindo 5 starts e uma aparição como reliever nos playoffs. E o outro membro da rotação é o recém-chegado Gerrit Cole, que nos Pirates, teve uma temporada bem abaixo de seu potencial, mas se jogar o que se espera dele tem tudo para ser um grande destaque em Houston.  A provável rotação titular é:

verlanderJustin Verlander

Dallas Keuchel

Gerrit Cole

Lance McCullers Jr

Charlie Morton

Podendo contar ainda com Brad Peacock, Collin McHugh e Francis Martes como abridores que podem vir a jogar caso haja alguma lesão.

Bullpen

Com certeza o ponto fraco da franquia nessa última temporada, com 4.27 de ERA coletivo. Alguns destaques individuais são Chris Devenski, que teve 8 vitórias, um ERA de 2.68, e foi selecionado para o All-Star Game; o closer Ken Giles, com um ERA de 2.30 e 34 saves, mas que desejou muito a desejar na pós-temporada; e o experiente Will Harris, que em alguns pontos da temporada se mostrou bem eficiente e confiável. Joe Smith e Héctor Rondón que foram contratados na Free Agency, tiveram um ERA de 3.44 e 4.24 respectivamente.

Giles2Ken Giles

 

Principais prospectos

5) J.D. Davis, 3B; 1B, 24 anos. – O jogador selecionado na terceira rodada do draft de 2014 já participou de alguns jogos na MLB, com 62 at-bats, rebatendo .226/.279/.484, incluindo 4 Home Runs. Sua posição principal é a terceira base, mas também está acostumado a atuar como primeira-base e até mesmo relief pitcher (sim, você não leu errado), e inclusive, já jogou 1.2 entradas nas majors, com 3 strikeouts, 1 rebatida e nenhuma corrida cedida. Nesse Spring Training tem 6 rebatidas, 5 corridas e 2 home runs em 15 at-bats (03/03/2018). Davis tem grandes chances de estar no roster da equipe no Opening Day, mas caso não esteja, muito provavelmente receberá um call-up no decorrer da temporada.

4) Yordan Alvarez, OF; 1B, 20 anos. – O jovem cubano que pertencia aos Dodgers foi adquirido em uma troca no ano de 2016. Rebateu .277/.329/.393 na High-A. Aparenta ser um jogador que manterá altas médias no bastão, além de ter muita força. Defensivamente, não costuma jogar no campo central devido a sua falta de velocidade. Mas vem jogando bem no campo esquerdo, além de ter jogado 26 jogos na primeira base sem um erro sequer. Por ser muito jovem ainda, não se sabe exatamente quando alcançará as majors, mas por mostrar grande potencial acredita-se que até a temporada de 2020 Alvarez já estará no elenco principal da equipe texana.

3) J.B. Bukauskas, RHP, 21 anos. – Escolha de primeira rodada do Astros no draft de 2017, vindo da Universidade da Carolina do Norte. Com os Tar Heels, teve 9 vitórias e 1 derrota com 116 strikeouts e 37 walks, com um ERA de 2.53 e cedendo apenas 62 rebatidas. Tem uma fastball que bem acima de 90mph com um bom slider e change-up. A principal questão quanto o desenvolvimento de Bukauskas é se ele conseguirá se manter como abridor, ou se migrará para o bullpen; mas acredita-se que ele ampliará seu repertório de arremessos e se firmará como starter. Sua estreia nas majors é prevista para o fim de 2019 ou 2020.

2) Kyle Tucker, OF, 20 anos. – Escolha de primeira rodada no draft de 2015, rebateu .274/.346/.528 com 25 home runs, 21 bases roubadas, 46 walks em 464 at-bats entre a High-A e a Double-A. Ranqueado como o décimo-sexto melhor prospecto da liga no ranking feito pela MLB. Seu swing não muito convencional lembra o do lendário Ted Williams, o que curiosamente rendeu o apelido de Ted ao jovem prospecto. Nesse Spring Training, está rebatendo .333/.333/.933, com 3 home runs, 5 rebatidas e 8 corridas impulsionadas em 15 at-bats (03/03/2018). O roster para o Opening Day ainda não foi divulgado, mas já se sabe que Tucker não estará lá. É possível que ele receba um call-up mais pro fim dessa temporada, ou então em 2019. De qualquer modo, fica a dica pros jogadores de fantasy que gostam de apostar em prospectos promissores.

Forrest Whitley, RHP, 20 anos. – Escolhido na primeira rodada do draft de 2016 direto do ensino médio, teve uma excelente temporada em 2017 com ERA de 2.83, 134 strikeouts, 34 walks e cedendo 78 rebatidas em 92 entradas. Mostrou um controle muito bom em sua fastball, que chega a alcançar 96mph, além de arremessar bons sliders, change-up e bolas com curva. Foi ranqueado como nono melhor prospecto de 2018 pela MLB, e é tratado por muitos analistas como um abridor com calibre para se tornar um bom ace nas majors. É projetado para chegar alcançar as majors na temporada de 2019.

keuchell

Expectativas para a temporada de 2018 

Quem acompanha a liga a mais tempo, sabe que é bem difícil ver um time alcançar 100 vitórias em temporadas consecutivas, mas é um feito que acho possível para o time de Houston nesse ano. Além da divisão não ser das melhores, os Astros mantiveram a base do time campeão, e com a chegada de Gerrit Cole, tem tudo para se consolidar como uma das melhores rotações de toda a MLB, enquanto os abridores do ano passado que ficaram de fora, como Brad Peacock, podem dar um bom upgrade no bullpen, que apesar das duas contratações na Free Agency ainda precisa de mais ajuda. Apostaria em uma campanha de 102 vitórias e 60 derrotas, e um provável embate contra a outra potência da American League, o New York Yankees. Apesar de todas as dificuldades, acredito que temos totais condições de chegar em outra World Series e voltar pra Houston com outro título.

logo

Esse foi o meu preview para a temporada de 2018 do Houston Astros! Fique ligado no Major Sports Blog para o preview de todas as outras franquias e muitas outras notícias do mundo dos esportes!

 

A série de “Previews” da MLB é um oferecimento do blog Major Sports. Nesta matéria tivemos a colaboração de Lucas Rossini, o @Lucasr2114 no twitter.

3 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s