brasileirão

Power Ranking do Brasileirão – 2ª Rodada

Alô turma de fanáticos por futebol. Estamos chegando com mais um “’PR” do campeonato brasileiro. A rodada deste final de semana foi bem burocrática em termo de gols, com exceção ao Corinthians, que aplicou uma goleada no Paraná fora de casa. Tivemos uma grande queda do Cruzeiro e aqui cabe um “MEA CULPA” do editor:  “Na última coluna havíamos colocado o Cruzeiro com 1 ponto, o que estava errado, já que o time perdeu pro Grêmio, em casa, na estréia, o que derrubaria ainda mais a posição da raposa no ranking, logo, essa semana corrigimos e por isso a posição tão inferior do time azul de belo horizonte.”

Para os leitores que ainda tem dúvidas sobre critério ou como funciona um PR (muito utilizado pela mídia esportiva americana), reforçamos o aviso do texto de semana passada, segue uma breve explicação:

“A análise do ranking é baseada em expectativas e performances, ou seja, o primeiro ranking que postamos, antes da primeira rodada, foi baseado na expectativa de classificação final do brasileirão, com favoritos ao título e rebaixamento, trazendo uma projeção anual (clique aqui), então, conforme acontecem os jogos, começamos a movimentar esse ranking rodada a rodada do Brasileirão 2018 com base no desempenho dos clubes em campo e na tabela de classificação. Assim, conforme nossa projeção e os resultados da primeira rodada, os times se movimentaram em nosso ranking, ganhando (+) ou perdendo (-)posições, assim, conforme o desenrolar do campeonato, o PR deverá refletir a tabela, mas sempre com os times variando + ou – na competição.” Compreendido?

 

Dito isto, chega de enrolação e vamos ao nosso Ranking do Brasileirão:

CURINTIA1 – Corinthians – ( 2V – 0E – 0D : 6 pontos ) (+1) Teve um início de jogo complicado contra o Paraná, mas graças a melhor qualidade individual do time conseguiu sair na frente do placar e fez valer um sábio e antigo ditado: “por onde passa um boi, passa uma boiada”. Rodriguinho e Sidcley armaram o maior salseiro na zaga “Paranista” e mataram o jogo em 2 minutos. O Corinthians é o único time 100% no campeonato. O Corinthians vai a Belo Horizonte enfrentar o CAM no próximo Domingo.

GAYMIO2 – Grêmio – (1V – 1E – 0D : 4 pontos ) (-1) Contando com as voltas de Luan e Geromel o time fez um bom jogo contra o CAP. Marcação pressão e posse de bola marcaram o jogo do Imortal gaúcho. Criou várias chances no primeiro tempo, mas parou na destaca atuação do goleiro Santos. No segundo tempo o time pressionou e dominou as ações no segundo tempo, mas sem profundidade. O time aparentou ter ficado sem pernas depois dos 30 minutos do segundo tempo. O Grêmio vai ao Rio no Sábado e joga contra o Botafogo no Engenhão.

DUDU3 – Palmeiras – (1V – 1E – 0D : 4 pontos) (-) Du-Du-Du-pahhh!!!! O Palmeiras não fez uma grande partida contra o Internacional. Quem esperava ver o “super time” em campo, viu um time aplicado taticamente, que fez o suficiente para conseguir a vitória e os 3 pontos, contra um adversário chato de se jogar. Na frente Dudu mais uma vez foi decisivo e atrás Jaílson mais uma vez segurou as pontas. Detalhe: o Dudu não comemorou o gol e isso gerou um mal-estar. O Palmeiras recebe a Chapecoense na próxima Segunda.

Foto: Facebook SE Palmeiras

4 – Atlético Paranaense – (1V – 1E – 0D : 4 pontos) (+4) Em determinados momentos da partida jogou de igual para igual com o Grêmio dentro da Arena. O time procurou fazer uma marcação alta, sufocando a saída de bola gremista e se postando bem no campo defensivo, principalmente quando meia Camacho foi expulso por uma entrada totalmente imprudente no meio de campo no segundo tempo. Quando o time do Grêmio cansou o CAP teve chances para matar o jogo no contra-ataque, mas não teve felicidade no arremate. Destaque para a atuação do goleiro Santos, que fechou o gol paranaense. O time vai a Salvador enfrentar o Bahia na Fonte Nova.

 

CEIFA5 – Flamengo – (1V – 1E – 0D : 4 pontos) (+5) Teve Ceifada na festa de despedida do goleiro Júlio César no Sábado. Dourado aproveitou as duas chances que teve e fez a alegria da torcida rubro negra. A torcida ainda está no pé dos jogadores, por causa da eliminação no campeonato carioca e pelo último resultado em jogo válido pela copa libertadores. O meia Diego fez falta no meio de campo, onde Paquetá ficou responsável por ser o homem da criação. No final do jogo o agora ex-goleiro precisou mostrar serviço para garantir o resultado. O Flamengo vai a Fortaleza enfrentar o Ceará no Domingo.

Foto: twitter @Flamengo

6 – São Paulo – (1V – 1E – 0D : 4 pontos) (-2) O time não fez a melhor das partidas. Chegou a criar boas chances de gol, mas acabou parando no goleiro Éverson. O técnico Aguirre achou que o time poderia ter rendido mais. A corda pode estourar no centroavante Trellez, que não vem justificando o investimento feito. A nota triste da partida ficou com o Zagueiro Rodrigo Caio, que sentiu uma contusão e saiu de campo chorando. O SPFC vai ao Rio no Domingo enfrentar o Fluminense no Maracanã.

7 – Vasco – (1V – 1E – 0D : 4 pontos) (-) Após o time fazer um péssimo primeiro tempo o técnico Zé Ricardo chamou o time no eixo e cobrou uma mudança de atitude. A entrada de Thiago Galhardo deu outra vida ao time da Colina, que conseguiu empatar o jogo e criar chances para virar o jogo, mas além de parar no goleiro Jandrei o Evander perdeu um gol incrível. No próxima Segunda o Vasco vai a SP enfrentar o Santos

8 – Santos – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (-3) O time não foi nem sombra do time incisivo e com muitas trocas de passes da primeira rodada e acabou sendo castigado no último lance do jogo, ao levar o gol derradeiro em cobrança de escanteio. O time jogou a base dos contra-ataques durante quase todo o jogo. Se não fosse a ótima atuação do paredão Vanderlei, o time poderia ter perdido por um placar mais elástico. A boa notícia é o retorno aos gramados do atacante Bruno Henrique. O Santos recebe o Vasco na Segunda em SP. Jogo a ser realizado no Pacaembu.

9 – Atlético Mineiro – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (+3) Graças a ótima partida do Meia Gustavo Blanco o ‘Galo da Massa” saiu com os 3 pontos do Horto neste Domingo O técnico Thiago Larghi optou por deixar o volante Elias no banco de reservas e bancou Gustavo como titular. Assistência para o primeiro gol, marcação, movimentação e ótimos passes para os companheiros. O time enfrentou um adversário que por vários momentos fez uma marcação alta, fazendo com que os zagueiros e volantes trocassem passes antes da intermediária, onde em vários momentos Luan e o próprio Blanco viessem ao campo de defesa buscar a bola para dar uma melhor qualidade na saída de jogo. Quem também se destacou foi o atacante Ricardo Oliveira, com um Gol e uma Assistência. O Galo recebe o líder Corinthians no próximo Domingo no Horto.

10 Internacional – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (-1) O placar foi o que menos importou no jogo deste Domingo contra o Palmeiras. Depois de uma derrota ardida no meio de semana contra o Vitória pela Copa do Brasil, após um jogo considerado pífio por parte da torcida colorada o time conseguiu fazer um bom jogo contra o Palmeiras. Criou chances para marcar, mas parou no Jaílson. No Domingo o time recebe o Cruzeiro no Beira Rio.

11 – Bahia – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (+4) Talvez tenha sido o melhor primeiro tempo do time durante o ano de 2018. O time criou várias chances de marcar, mas acabou parando no goleiro Vanderlei. O menino Marco Antônio deu muita velocidade ao time nos flancos do campo. Gregore e Nino também agregaram marcando e chegando a frente para dar opção de jogo. O melhor futebol foi premiado com a vitória no último lance do jogo, em gol marcado pelo garoto Júnior Brumado. O Bahia recebe o CAP no próximo Domingo, na Arena Fonte Nova.

FLU12 – Fluminense – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (+4)  Time de Guerreiros!!!! Mais uma vez o time mostrou superação. No último Domingo o Fluminense não conseguiu trazer um bom resultado, mas nesse foi premiado. Tudo parecia que daria errado, quando o lateral Gilberto fez uma falta grotesca em Sassá e foi expulso. O time conseguiu segurar o Cruzeiro, principalmente no segundo tempo, após a entrada do meia atacante Arrascaeta, que teve as duas melhores chances para igualar o placar, mas uma vez parou na trave e na segunda parou no goleiro Júlio César, que fez uma defesaça e garantiu os 3 pontos. O Fluminense recebe o SPFC no próximo Domingo.

Foto: Internet

13 – América – (1V – 0E – 1D : 3 pontos) (+1) No meu primeiro texto, eu falei que o América era o time “iô-iô”, como tem sido nos últimos anos. A impressão após o segundo jogo é que se o Enderson Moreira não perder nenhum jogador, a chance de permanecer na Série A é real. Jogar com o Maracanã cheio não é uma tarefa fácil. No jogo contra o Flamengo, mesmo com uma desvantagem de 2 gols o time teve atitude e partiu para cima do adversário em uma tentativa de diminuir o placar, mas sem sucesso. É o fim? Não! O trabalho vem sendo feito e surtindo um bom resultado, pelo menos nesse início de campeonato. O América recebe o Vitória na próxima Segunda em BH.

14 – Botafogo – (0V – 2E – 0D : 2 pontos) (-3) “Como um Gatitooooooooooooo!!!” O goleiro botafoguense foi simplesmente um monstro contra o Sport. Se o time não foi goleado, pode colocar na conta dele. Foram no mínimo 5 defesas difíceis. Já o conjunto não foi nem sombra do time que jogou contra o Palmeiras, mas ainda sim conseguiu arrancar um empate milagroso, graças ao futebol que não jogou. O Botafogo recebe o grêmio no próximo Sábado.

15 – Vitória – (0V – 1E – 1D : 1 pontos) (-2) O esforçado time do técnico Vagner Mancini mais uma vez correu, marcou, mas não foi o suficiente para arrancar um resultado positivo no Horto, em BH. O garoto Denílson teve as melhores chances do time, mas as desperdiçou chutando para longe. O Vitória fará mais uma partida em BH, mas dessa vez contra o América.

cruzeiro-riascos-lamenta-getty-950x71516 – Cruzeiro – (0V – 0E – 2D : 0 pontos) (- 8) O que acontece com o time do Mano Menezes? Dois jogos e duas derrotas. Assim a turma do “churrasco de língua” vai bater nas minhas redes sociais cobrando uma explicação. O Cruzeiro jogou mais de 75 minutos com um homem a mais em campo e não conseguiu sequer o empate. No primeiro tempo o time foi monótono e lento. No Segundo as entradas de Arrascaeta e David deram um “up” no time, mas faltou competência para vazar o goleiro tricolor.

17 – Ceará – (0V – 1E – 1D : 1 pontos) (-) Fez um jogo tecnicamente fraco, mesmo jogando no Castelão. O “Rei Arthur” tentou vazar a meta do goleiro Sidão, mas sem sucesso. Atrás o Everson mais uma vez fez uma boa partida e garantiu o 0 x 0. O Ceará recebe o Flamengo no próximo Domingo no Castelão, com casa cheia.

17 – Chapecoense – (0V – 1E – 1D : 1 pontos) (-) O time fez um bom primeiro tempo contra o Vasco, encurralando o adversário, mas voltou para o segundo tempo com uma atitude negativa e acabou sendo punido. Na visão do treinador Gilson Kleina o time perdeu dois pontos pelo primeiro tempo e ganhou um pelo segundo. Na próxima segunda o time vai a São Paulo jogar contra o Palmeiras.

18 – Sport – (0V – 1E – 1D : 1 pontos) (-) Depois da partida medíocre contra o América na primeira rodada o time se aproveitou das péssimas condições do gramado da Ilha do Retiro, que é de longe o pior campo da Série A e mandou praticamente os 90 minutos da partida contra o Botafogo. O empate foi um resultado injusto. O Sport vai a Curitiba enfrentar o Paraná na próxima rodada.

20 – Paraná – (0V – 0E – 2D : 0 pontos) (-) O técnico Rogério Micale terá muito trabalho para dar liga ao time. Em duas partidas sofreu 6 gols e não marcou nenhum. No jogo de hoje até chegou a ter algumas chances de tirar o 0 do placar, mas parou no goleiro corintiano. O time recebe o Sport no próximo Domingo.

Confira os gols da rodada 1 do Brasileirão: 

 

O “Power Ranking” do Brasileirão é um oferecimento do BLOG MAJOR SPORTS e foi feito em parceria por Paulo Correia (@teclasnaveia) e Rangel Silva (@rhangell).

2 respostas »

    • rsrsrs, não precisa se desculpar, toda critica é bem vinda, nossa ideia com o power ranking é a diversão, e ver as subidas e descidas dos times, talvez num campeonato ida e volta até não faça tanto sentido, mas acreditamos que é um conceito que deixa as análises das rodadas interessantes. No próximo ano estamos planejando um ranking geral, incluindo a Copa do Brasil, Sul Americana e Libertadores, aí fica também como um teste. Grande abraço e obrigado pelo feedback.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s