brasileirão

CARTOLA FC – RODADA 3

majorcart

Olá mitos e seguidores do Major Sports Blog (MSB). Estamos aqui mais uma vez para falar sobre o Fantasy Game mais divertido do país, o Cartola FC. Neste texto eu farei uma análise sobre o nosso time na segunda rodada, o método de valorização da terceira rodada, uma análise da terceira rodada e também darei dicas de escalação.

 

  • Análise do nosso time na segunda rodada

Como eu falei no texto anterior (clique aqui), a segunda rodada ainda iriamos continuar pensando na valorização, mas que daria para arriscar uma pontuação bacana e uma escalação com muitos jogadores valorizados. O time conseguiu ser eficiente pontuando e valorizando. Fiz 94,99 pontos e valorizei mais 23,97 cartoletas, fazendo um total de 156,45 cartoletas em apenas duas rodadas. Objetivo alcançado!

Dentro da lógica para a rodada, a nossa escalação foi mais do que eficiente. Eu tive uma dúvida entre Rodriguinho e Richard. Optei pelo volante do Fluminense, por ele precisar de uma pontuação menor para valorizar, resultado: Rodriguinho mitou de novo. Na zaga, optei por um zagueiro de cada time, pois o risco de perder o SG era alto. Como diz o ditado: “Prudência é igual a caldo de galinha, demais nunca faz mal!” Saímos sem o SG do Patric, que negativou. Em nenhum momento do jogo ele mostrou ser agudo nas chegadas ao ataque, além de ter cometido algumas faltas (cada um é – 0,5 ponto). Já o Mailson conseguiu o mais improvável, dando uma assistência para o gol do Sport, mas em compensação a única bola que foi no gol no finalzinho do jogo entrou. Bressan, Nino e Réver ajudaram a pontuação segurando o SG. No meio de campo Paquetá mesmo sem gol ou assistência fez mais de 9 e o mitinho Otero fez 10 +. No ataque pastor representou com gol e assistência. Vinícius deu uma assistência e Everton ainda fez 5 pontos.

Gostaria de parabenizar os amigos e seguidores que apostaram no Corinthians e que o Flamengo iria ficar com SG, principalmente os que apostaram em Júlio César, que foi apontado aqui como dica para SG, mas acabou fazendo 3 DD’s.

 

  • Sistema de valorização na terceira rodada

Primeiro escalamos os jogadores baratos que pudessem ter uma boa pontuação na primeira rodada para valorizar. Depois escalamos os jogadores valorizados que teriam tendência a valorizar. Nessa rodada a lógica é escalar os jogadores que tiveram pouca valorização nos seus preços. Escalar jogadores que sofreram grande variação de preço é arriscado, pois se eles não forem bem sofrerão forte desvalorização. Ex: Otero, Paquetá e Rodriguinho.

 

Cartola1

  • Análise da terceira rodada

Botafogo x Grêmio: jogo sem nenhuma previsão ou garantia de SG. Para quem gosta de escalar volantes, Arthur e Ramiro podem ser uma boa pedida. Luan e Geromel são fixos nos times de alguns cartoleiros, mas por causa da libertadores vira e mexe eles são poupados. Pelo Botafogo, Gatito muito provavelmente será exigido. Pimpão é opção para o ataque.

Atlético Mineiro x Corinthians: mais um jogo sem nenhuma previsão de SG, mas quem for um pouco mais ousado pode escalar um dos dois goleiros, que muito provavelmente serão exigidos, Rodriguinho e Otero vem de duas mitadas consecutivas. Não é nenhum absurdo escalar os dois juntos no meio de campo para essa rodada. Por jogar no time mandante, Ricardo Oliveira também pode ser uma boa pedida.

Paraná x Sport: talvez o jogo mais imprevisível da rodada. Dois times que ainda não venceram na competição e não mostraram motivos racionais para escalar os seus jogadores no cartola nesta rodada. O atacante Rafael Alemão é o jogador de melhor média pelo lado do Paraná. No Sport, Marlone tem sido o cérebro do time e responsável pelas bolas paradas.

Bahia x CAP: o Bahia talvez tenha um dos laterais mais ofensivos e cartoleiros entre os 20 clubes, Nino Paraíba. Mesmo sem SG ele pode fazer uma boa pontuação para os cartoleiros. Nos dois primeiros jogos o Goleiro Douglas fez apenas uma defesa difícil. Ele pode ser a pechincha da rodada. “Zé Hazard” está com média superior a 7 pontos. Pelo CAP, o goleiro Santos fez uma ótima partida e pode ser uma pedida, ao lado do lateral “faz de tudo” Thiago Carletto.

Fluminense x São Paulo: normalmente eu não gosto de escalar zagueiros de clássicos, mas diante da rodada escassa de zagueiros e laterais. O Gum pode ser uma opção. O garoto Pedro mais uma vez teve uma boa pontuação. Pelo SPFC o goleiro Sidão ainda não foi vazado. Para quem está precisando de cartoletas, o lateral que joga como meia Liziero está indo para a sua segunda rodada. Cueva e Petros também podem ser boas opções.

Ceará x Flamengo: com certeza será um jogo que terá dois dos jogadores mais escalados da rodada, Paquetá e Vinícius Júnior. Normalmente eu não gosto de apostar em zagueiros que jogam fora, mas diante da seca de jogadores para a posição, escalar Réver ou Juan (foi poupado na rodada anterior) pode ser uma boa pedida. Dependendo do resultado do jogo pela Libertadores, o Flamengo jogará muito pressionado no Castelão, que com certeza terá uma imensa legião de Rubro-Negros assistindo ao jogo. Pelo Vozão, o goleiro Éverson e o atacante Arthur são as dicas.

Palmeiras x Chapecoense: de longe será o jogo mais esperado e com os jogadores mais escalados pelos cartoleiros, graças ao favoritismo do Palmeiras. Até os jogadores do meio de campo palmeirense que não vem bem no cartola podem ser boas opções. Ter jogadores da defesa e do ataque neste jogo é mais do que obrigação! Será que WP-9 vai jogar o SG e a pontuação do Roger no “Saco”?

Internacional x Cruzeiro: outro clássico na rodada, mas o Inter dentro do Beira Rio tem demonstrado força e consistência defensiva quando joga lá. Já o Cruzeiro, para a surpresa de muitos, vem de duas derrotas e ainda não marcou gol no campeonato, mas sabemos que uma hora o time vai deslanchar.

América x Vitória: se o coelhão mostrar a força ofensiva dos dois primeiros jogos com certeza valerá a pena escalar um dos homens de frente. Já na zaga eu não recomendaria escalar jogadores dos dois times. Pelo Vitória, Neílton é sempre uma boa opção para escalar.

Obs: o jogo Santos x Vasco não valerá para a rodada do cartola, pois será realizado no dia 16/05.

 

  • Dicas para pontuar

Goleiro visando Saldo de Gols: Jaílton.

Goleiro visando Defesas Difíceis: Cássio, Victor, Éverson e Gatito.

Zagueiros: Edu Dracena, Cuesta, Réver e Gum (visando unicamente o SG).

Laterais: Nino Paraíba, Marcos Rocha, Carletto e Diogo Barbosa.

Meias: Patrick (Visando RB’s), Otero, Rodriguinho, Paquetá, Serginho, Zé Rafael, D’Alessandro, Lucas Lima (Moisés) e Arthur.

Atacantes: Borja, Ricardo Oliveira, Dudu, Keno, Pottker (uma hora ele vai desencantar), Rafael Moura, Luan (Grêmio) Aylon e Vinícius Júnior.

  • Opções para capitão

Dudú, Borja, Otero, Rodriguinho e Paquetá

 

  • Observações
  1. Como eu falei anteriormente, escalar zagueiros e laterais nessa rodada, que de longe está sendo a mais difícil para escalar não será uma tarefa fácil. Provavelmente veremos poucos SG’s nessa rodada;
  2. Tem uma boa quantidade de bons meias que podem ser escalados nessa rodada, então, sair do 4 – 3 – 3 pode ser uma boa opção. 3 – 4 – 3, 4 – 4 – 2 ou até mesmo o 3 – 5 – 2 podem ser opções a serem pensadas;
  3. Atenção para o sistema de valorização do mercado e aos jogadores que estão na segunda rodada, para depois ninguém ficar chorando quando as cartoletas desaparecerem.
  4. No próximo texto eu falarei um pouco mais sobre as estatísticas dos jogadores.

Boa sorte a todos!!!

 

Paulo Vinicius Correia, o @Teclasnaveia, é o nosso especialista em Cartola e todas as semanas passa as dicas pra galera seguidora do blog Major Sports.

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s