especial

SUPER CLÁSSICOS: O DERBY ETERNO do Leste Europeu!

Olá galera amante do futebol mundial, hoje começaremos uma série dos principais clássicos do futebol do leste europeu, então venha conosco para esse pontapé inicial ↓

Neste texto falarei sobre uma das maiores rivalidades do mundo, o clássico sérvio – ou melhor, o Derby Eterno: Estrela Vermelha x Partizan Belgrado.

partizan-zvezda

E para entender melhor sobre ele, é preciso mergulhar na história dos Balcãs. Localizada no sudeste da Europa, a região ficou marcada por diversas guerras nas últimas décadas, definindo sua personalidade e a de seus habitantes. Por consequência, o futebol virou uma das principais formas de manifestações culturais e políticas.

imagesMarechal Tito

As duas equipes surgiram em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a maior parte das equipes do país tiveram de ser dissolvidos (já que colaboravam com o Eixo, de acordo o Marechal Tito). Por conta disso, o antigo Jugoslavija, clube mais popular do país deu origem ao Estrela Vermelha, enquanto o Partizan foi fundado como o clube do exército. Vale lembrar que “Partizan” se refere ao termo usado para se referir aos movimentos populares na Iugoslávia que lutaram contra os alemães. Em suma, o Estrela foi criado pela polícia e o Partizan pelo exército.

E as instituições que originaram as duas equipes até lutaram juntas no começo, para conseguir expulsar os nazistas durante a Segunda Guerra. Mas nem sempre estiveram lado a lado. A oposição se enraizou na própria consolidação da sociedade local, atravessando percalços ao longo dos últimos 70 anos: fim do comunismo, fragmentação do país, guerra. Energias que hoje basicamente se concentram no clássico, um dos mais tensos do planeta.

Sendo clubes diferentes e com ideologias opostas, os rivais de Belgrado passaram a acirrar o confronto dentro e fora de campo. O Estrela Vermelha representava os separatistas a favor da Sérvia, já o Partizan era a favor do crescimento e fortalecimento da chamada Grã-Iugoslávia. Com a morte do Marechal Tito em 1980, eclodiram na região diversos protestos étnicos em prol da dissolução do território em seis novas nações.

Com isso, os clássicos viraram palco de confrontos entre torcedores rivais no futebol e na política, causando acontecimentos tristes como diversas mortes e cenas de violência. Outro motivo que acirra a rivalidade é a proximidade em que se encontram os estádios.

google_maps_estadio_belgrado_partizan_estrela_vermelha_700_metros_560_1.jpg

O Estádio Partizan e o Marakana, do clube estrelado, são separados por apenas 700 metros de distância. O Estádio Partizan e o Marakana, do clube estrelado, são separados por apenas 700 metros de distância. Confira na imagem do google maps de Belgrado (Sérvia) – Partizan (B) x Estrela Vermelha (A)

O “Derby Eterno” começou a ser disputado em janeiro de 1947, com uma vitória apertada do Estrela Vermelha, por 4 a 3. Desde então a rivalidade foi se tornando mais intensa, incluindo em outras modalidades esportivas, como o basquete. Ao todo, foram disputadas 238 partidas, com 106 vitórias da equipe vermelha e branca e 75 do Partizan, além de 57 empates. E quando o assunto é título, a vantagem continua sendo do Estrela: são 25 títulos do Campeonato Sérvio, uma Liga dos Campeões e um Mundial (ambos em 1991), contra 26 títulos nacionais do rival (sendo o atual campeão sérvio) e nenhum internacional, bateu na trave em 1966, quando perdeu a final para o Real Madrid.

ITALY-FBL-BELGRADE-MARSEILLEEstrela Vermelha campeão europeu de 1991

Vale lembrar que desde o fim da Iugoslávia, houve 23 campeonatos nacionais. Somente em três oportunidades Estrela Vermelha e Partizan Belgrado não ocuparam as duas primeiras posições: 1997/98 e 1998/99 – Obilic campeão; 2008/09 – Vojvodina campeão.

img_770x433$2017_05_27_19_16_58_1270252Partizan, campeão Sérvio de 2017

Além da rivalidade dentro de campo, o Derby Eterno conta com duas torcidas extremamente fanáticas, que apesar de possuírem algumas semelhanças, costumam ser bastante distintas. Ambas participaram ativamente dos conflitos nos Balcãs, nos anos 1990, como grupos paramilitares. Depois da separação, os fanáticos do Estrela Vermelha, conhecidos como Delije (heróis), ficaram com a fama de serem mais politizados e terem mais valores morais. Enquanto isso, os Grobari (coveiros) do Partizan vivem sob a reputação de ignorantes. Mas apesar do histórico de violência, os seguidores dos dois times costumam fazer festas incríveis.

Confira nesse mini documentário da série DERBY DAYS, mais deste SUPER CLÁSSICO

 

A série SUPER CLÁSSICOS é oferecida pelo blog MAJOR SPORTS e os primeiros episódios serão sobre os grandes clássicos do Leste Europeu, sendo escritos pelo fanático por futebol Leonardo Fernadez, o @leofBoo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s