especial

SUPER CLÁSSICOS: HADJUK x DÍNAMO – O eterno derby Croata!

Dou continuidade pelo clássicos do futebol do leste europeu,, e hoje apresento ao leitor tudo sobre o maior clássico da Croácia. Dínamo de Zagreb x Hajduk Split.

maxresdefault

As origens deste clássico são distantes. Datam da década de 1920 quando o Hajduk Split, equipe fundada em 1911  (a mais antiga da Croácia)  na cidade de Split, situada no sul e banhada pelo Mar Adriático – começou a disputar o clássico contra o Gradanski, de Zagreb. Mas a rivalidade não é entre Dínamo e Hajduk? Sim. A questão é a seguinte: antes da Segunda Guerra Mundial o futebol croata (que disputava o campeonato iugoslavo) era dominado por duas equipes o Gradanski e o Hajduk. Com o fim da Guerra, ocorreu uma fusão, e Gradanski, Hask e Concórdia se tornaram Dínamo. E o clube herdou o escudo e as cores do Gradanski. Isso aconteceu em 1945.

Hajduk - Poljud3Belíssimo estádio do Hadjuk

Os dois maiores clubes da Croácia, junto com Partizan Belgrado e Estrela Vermelha formavam o top four da Iugoslávia. Hajduk e Dínamo se tornaram respectivamente terceira e quarta força do futebol eslavo. O clube de Split conquistou nove vezes o campeonato iugoslavo contra quatro do Dínamo, embora somados os títulos dos clubes que ajudaram na sua formação o Dínamo tenha um total de 11 títulos.

Durante todo o período em que a Croácia pertenceu à Iugoslávia o Hajduk Split foi superior ao Dínamo Zagreb. A equipe contava com o apoio de Marechal Tito, mandatário Iugoslavo entre 1953 e 1980. Nascido na Croácia, filho de um croata e uma eslovena, Tito ajudou na expansão do clube, que apesar de ser a segunda maior torcida da Croácia, angariou muitos torcedores ao longo da península balcânica. Apesar disso, com as dificuldades financeiras pelas quais o país passou após sua Independência em 1991, o Hajduk entrou em crise e viu seu rival ter uma evolução exponencial. Financiado por bons patrocinadores e apadrinhado pelo Presidente da Croácia – Franjo Tudman – o Dínamo passou a ser o ator central na Croácia.

nk_dinamo_zagreb_94_by_nkdz1911-d41yd64O Tradicional estádio do Dínamo

Grande parte do ódio nutrido entre os rivais vem dessas relações extrafutebolísticas, com apoios políticos às equipes em diferentes períodos. Mas o fator central são as torcidas organizadas. Torcida, o grupo de ultras do Hajduk e Bad Blue Boys do Dínamo.

TORCIDA

BBB-Dinamo

Torcidas absurdamente inflamadas e um tanto quanto violentas. Prova disso foi a morte de um torcedor num clássico em 2003, que acabou com 39 detidos.  Curiosamente a torcida organizada do Hajduk tem o nome Torcida como em português, pois um croata na década de 50 ao viajar para o Brasil conheceu nossas torcidas e decidiu criar a do seu time. Outro fator, mas de menor importância é uma disputa entre Norte – privilegiado politicamente, economicamente e consequentemente futebolisticamente – e Sul – pobre, politicamente rejeitado e culturalmente negligenciado – da Croácia. Um jornalista croata chegou a chamar o clássico de o “jogo do imperialismo cultural”. Split é a segunda cidade mais populosa da Croácia e apenas a 15ª em PIB per capita. Zagreb lidera ambos os dados.

Devido a vários formatos que foram usados no campeonato croata (que atualmente tem um formato de quatro rounds) e o formato de competição da copa (que tem times jogando partidas de uma ida  só no jogo final) e além dos jogos disputados na Supercopa, pode haver de quatro a seis derbies por temporada. Desde a primeira partida oficial em 1946, e em 18 de fevereiro de 2018, houve 213 derbies oficiais disputados no total, com o Dínamo vencendo 90 e o Hajduk 68 jogos, enquanto 55 partidas terminaram empatadas.

British Daily Mail classificou o derby eterno croata 20º entre as 50 maiores rivalidades do futebol de todos os tempos.

 

A série SUPER CLÁSSICOS é oferecida pelo blog MAJOR SPORTS e os primeiros episódios serão sobre os grandes clássicos do Leste Europeu, sendo escritos pelo fanático por futebol Leonardo Fernadez, o @leofBoo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s