brasileirão

Cartola FC – Rodada 5

majorcartola

Olá mitos e seguidores do Major Sports Blog. Neste texto eu irei falar sobre o desempenho do nosso time na rodada anterior, as estatísticas dos principais pontuadores da rodada, uma análise da próxima rodada e dar aquelas boas e velhas dicas para geral, além de uma nota de apoio ao goleiro Jaílson. Vamos deixar de enrolação e partir para o que interessa.

  • Análise do nosso time na Rodada 4

O nosso time fez 57,76 pontos nesta rodada, onde a média nacional ficou em 56,34. Eu não diria que foi uma vergonha total, mas para quem quer repetir um Top – 1000 na liga nacional essa nota mínima precisa ser por baixo de 65, 70 pontos, ainda mais agora com o “Capitão”. Essa rodada teve menos pontuações “absurdas” mas tivemos algumas pontuações girando entre 70 e 90 pontos e entre 40 e 50. Uma média mais aceitável, pois tivemos rodadas onde a média nacional foi superior a 70 pontos.

A minha ideia inicial era ter como base o time do Corinthians, principalmente a defesa, que iria enfrentar um Ceará que ainda não tinha marcado gol na competição, juntamente com o meia Rodriguinho, mas o treinador Carille (obrigado por nos avisar antes) resolveu poupar boa parte dos titulares, então tivemos que fazer algumas alterações de forma forçada. O meu amigo Rodrigo, corintiano roxo me avisou: “cara, em jogos assim o Corinthians adora ferrar o SG da geral”. Se ele já tinha me deixado com uma pulga atrás da orelha, quando a notícia foi divulgada eu resolvi seguir a dica do amigo. Por coincidência a dupla de zaga mesmo sem sg teve uma boa pontuação, mas os laterais e Cássio deixaram a desejar. A outra mudança forçada ocorreu com a notícia de que o Arrascaeta poderia ser poupado pelo Mano. Menos 13 pontos para o nosso time, aff!!! Troquei Rodriguinho e Arrascaeta por Otero e Sassá, pois eu iria no 4–4-2. No ataque o time era esse que jogou, sem choro de perdedor ou de quem foi mal.

Defesa: a nossa defesa foi formada por Santos, Pikachu, Geromel, Dedé e Carletto. O risco era grande de perder o SG contra o forte ataque palmeirense, disso eu tinha ciência, mas um jogador como o Carletto, que costuma finalizar muito e é o responsável pelas bolas paradas do time não pode ficar de fora, ainda mais jogando em casa. Quanto ao goleiro Santos, a nossa aposta foi de tentar defesas difíceis contra um ataque que tinha potencial para finalizar a gol, pois eu particularmente não gosto de escalar goleiro visando apenas SG. Os dois juntos fizeram a grande pontuação de -4,70 pontos. Pikachu está no cartola como lateral, mas normalmente ele joga no meio de campo, mais próximo ao gol adversário e por isso esteve e terá outras aparições no nosso time. Mesmo sem SG fez 4,30 pontos O que falar de Dedé? O cara mitou com gol, sg, rb e finalizações (de cabeça) e garantiu 15,80 para o nosso time estrelado. Geromito mesmo sem SG fez 4,50. O cara é melhor zagueiro da porra toda, #semmais!!!

Meio de campo: “Patati Paquetá” mais uma vez fez a alegria dos cartoleiros e vem se consolidando como um dos mitos do game. Quanto a Otero e Thiago Neves, que não foram bem, eu não tenho muito o que explicar. São jogadores que costumam bater faltas e finalizar muito ao gol adversário, mas não tiveram jogos felizes. Faz parte! De quebra os dois foram substituídos durante as suas respectivas partidas.

Ataque: Mesmo jogando mais distante do gol e deixando de ser o cobrador de faltas e escanteios (Ramiro e Maicon foram os responsáveis) o mito Luan conseguiu dar uma assistência e uma FT. Sassá e Wellington Paulista foram de mal a pior. Dois jogos onde poderiam minimamente dar uma assistência contra defesas teoricamente ruins. O segundo de quebra ainda tomou um cartão ao final do jogo e levará uma suspensão no nosso time, mas de coração desejo boa sorte e gols para ambos.

  • Principais pontuadores da rodada 4

calculadoraVamos tirar a calculadora dos letrados da geladeira???

  1. Goleiros

Diego Alves: 16 pontos, SG, 4 DD e 3 PE

Fábio: 7,70 pontos, SG, DD e PE

Jefferson: 7,00 pontos, GS e 3 DD

  1. Laterais

Cláudio Winck: 16,10 pontos, SG, 3 FS, 4 PE, FF, GOL 3 RB e 5 FC

Egídio: 13,50 pontos, SG, FC, FS, I e 6 RB

Marcos Rocha: 11,30 pontos, Gol, FS, 4 PE, 3 RB e FC

  1. Zagueiros

Dede: 15,80 pontos, Gol, SG, PE, 2 FF, 2 RB e 3 FC

Léo: 10 pontos, SG, FC, 2 PE, FF, 3 RB

Henrique: 9,00 pontos, Gol e 2 FS

  1. Meias

Maicon: 23,20 pontos, 2 Gols 3 FS, 2 PE, 1 FF, 4 RB e FC

Arthur: 20,30 pontos, Gol, A, 5 FS, FF, 3 RB, FC

Arrascaeta: 13,20 pontos, A, 3 FS, 2 PE, 2 FD, 3 FF, 2 RB E FC

  1. Atacantes

Everton: 18,40 pontos, Gol, A, 3 FS, 2 PE E 3 RB

Caio Monteiro:16,10 pontos, GOL, A, 2 FS, 3 PE, FT, FF, RB FC

Luan: 12,10 pontos, A, FT, 4 FS, 3 PE, FD, FF, FC E RB

Cartola1

A pouco tempo atrás essa era a última rodada dos turnos, com picos altos e baixos nas pontuações. Como veremos na tabela e na nossa análise essa é uma rodada repleta de clássicos e jogos difíceis, então vamos ficar ligados para não escorregar na casca de banana e jogar a nossa pontuação lá pra baixo. O objetivo é mitar sempre!!!

Grêmio x Internacional – Será que tem rivalidade nesse clássico? No último jogo disputado na Arena o grêmio venceu por 3 x 0, mas o Grohe foi muito exigido nessa partida, com defesas milagrosas. O meio de campo vem jogando e pontuando demais, principalmente na última rodada. Luan e Geromel são boas opções em qualquer situação. Everton Cebolinha já guardou gol em dois dos 3 jogos que fez. Pelo lado Colorado, Patrick vem sendo muito regular nas pontuações. Outra aposta, mas essa seria o goleiro Danilo. Obs: o Inter não marcou Gols em 3 dos 4 jogos do Brasileirão.

Cruzeiro x Sport – Jogo onde o mandante é o franco favorito para a partida e provavelmente terá alguns dos jogadores mais escalados na rodada nos três setores do campo. Uma possibilidade enorme do Cruzeiro ficar com o SG na zaga. Caso Sassá jogue eu acho que vale um segundo voto de confiança nele. Atenção no Sport! O time vem de duas vitórias consecutivas e tem Marlone em boa fase comandando o time.

Atlético Paranaense x Atlético Mineiro – O clássico dos Atléticos promete ser um jogão!!! Será que vale a pena repetir a aposta em Carletto? O CAP vem de 3 jogos sem vitória no Brasileirão e com certeza vai partir para cima do Galo. Por outro lado, o CAM marcou gols em todos os jogos da competição, ou seja, apostar no SG do CAP é um risco! O trio de atacantes Luan, Pastor e Guedes vem aprontando para cima das zagas adversárias. OBS: no dia em esse texto foi escrito o meia Otero não estava provável para a partida.

Chapecoense x Flamengo – Confronto entre o líder do campeonato e um time que ainda não sabe o que é vitória na competição. Com certeza a Arena Condá estará com lotação máxima para esse jogo. Paquetá é umas das unanimidades para a rodada, mesmo jogando fora do Rio. Já no verdão, WP-9 não joga e está fora do confronto. No jogo desta segunda Artur Caíke marcou um golaço de falta. Jandrei pode ser uma boa pedida e pode mitar, pois será bastante exigido.

Bahia x São Paulo – O Tricolor Baiano volta a sua casa, onde fez duas ótimas partidas no Brasileirão para esquecer a derrota contra o Sport. Zé Rafael com certeza será um dos jogadores mais escalados da rodada, assim como o lateral Nino Paraíba. O Bahia ainda não foi vazado na Fonte Nova. Pelo tricolor paulista Diego Souza voltou a achar o caminho das redes e deverá ser mantido como 9 do time.

Vasco x Vitória – Talvez esse seja o confronto mais incerto da rodada para se fazer uma aposta no cartola. O Vasco venceu os seus dois jogos em São Januário, sendo que no último jogo o Cosendey e o Caio Monteiro foram escalados por míseras 22 pessoas!!! O Vitória fora de casa é um adversário propenso a levar gols dos atacantes adversário, então vamos ver como o ataque do Vasco se porta contra o Bahia em jogo válido pela Copa do Brasil para ter uma ideia melhor, mas não aconselho a apostar no SG, pois o Vitória mesmo perdendo os dois jogos que disputou fora de casa conseguiu marcar gols e quebrar o SG.

Corinthians x Palmeiras – Será que teremos a continuação da final do paulistão??? O Palmeiras tem um péssimo histórico jogando em Itaquera, mesmo tendo vencido o último confronto. Jogador de uma dessas defesas? No máximo o Jaílson!!! Rodriguinho, Keno e Dudu são boa opções para quem está pensando em apostar nos jogadores do clássico.

Santos x Paraná – Até às 19:00 horas do Domingo passado eu diria que o Santos era muito favorito para este confronto, contra o Lanterninha da competição, mas a instabilidade do time santista me preocupa. É o jogo para o time voltar a fazer as pazes com a torcida e voltar a subir na tabela. Quem escalar do ataque? Eis a questão! Mesmo em fase ruim eu indicaria Gabriel.

Botafogo x Fluminense – Como falei no PR que saiu nesta Quarta o Botafogo foi um adversário complicado nos dois jogos que fez no Engenhão. Além do jogo ser um clássico o Bota vai enfrentar um adversário que tem demonstrado ser muito cascudo e não se entrega facilmente. Olho no garoto Pedro Cartoleiros!!!! O moleque fez gol ou deu assistência nos 4 jogos que ele fez no campeonato.

Ceará x América – Saiu o primeiro gol do Vozão no campeonato. Será que a primeira vitória vem? O América levou 6 gols fora de casa e marcou apenas um. O time precisa desesperadamente da vitória para não ficar para trás na tabela de classificação.

  • Dicas

Goleiro visando SG: Vanderlei e Fábio.

Goleiro visando DD: Grohe, Danilo Fernandes, Jaílson, Cássio, Santos, Victor, Douglas e Sidão.

Laterais: Carletto, Pikachu, Egídio, Dodõ e Nino.

Zagueiros: Dedé, Léo, Veríssimo, Geromel, Brás, Geromel e Balbuena.

Meias: Arrascaeta, Paquetá, Ramiro, Rodriguinho, Thiago Neves, Zé Rafael, Casares (caso Otero não jogue) e Sornoza.

Atacantes: Gabriel, Sassá (Raniel), Guerrero (caso seja titular), Luan, Rodrygo e Everton Cebolinha

Técnicos: Mano ou Jair Ventura.

 

  • Observações
  1. Esse texto foi escrito na Terça, logo, podemos ter algumas alterações nas escalações e nos jogadores prováveis, ainda mais que estamos no meio de jogos válidos pela Copa do Brasil, então fiquem espertos!
  2. Como eu já falei anteriormente e no nosso primeiro texto sobre o cartola (clique aqui), os clássicos normalmente são jogos muitos duros, com faltas e cartões para todos os lados. Quem estiver pensando em escalar algum jogador, que seja uma escolha racional e pontual;
  3. Temos 3 times que teoricamente são favoritos para a rodada: Cruzeiro, Santos e Flamengo;

 59306a787c1be

  • Nota de apoio ao goleiro Jaílson

Queridos seguidores da página e amantes do Cartola FC, eu peço encarecidamente a todos vocês que respeitem e tenham um mínimo de consideração e respeito ao profissional que está no campo. Um torcedor foi ao Jaílson reclamar porque ele tomou gol. Um absurdo!!! Sei que torcemos, reclamamos e xingamos, pois queremos nos dar bem na fantasy, mas temos que saber separar as coisas. O cara está dentro de campo dando o seu melhor depois de trabalhar a semana inteira, o mês, o ano e se dedicar uma vida para exercer a função. Segunda por exemplo eu fiquei chateado com o WP-9, mas ir as redes sociais ou enquadrar o profissional e pai de família? Peço encarecidamente aos seguidores do MSB que não tenha esse tipo de atitude. Vamos resenhar, brincar, reclamar e até xingar, mas dentro do campo e dos grupos, nada de ir tirar satisfação com jogador X, Y ou Z.

Boa sorte a todos!!!

 

O Paulo Correia, conhecido como @teclasnaveia, é a fera que manja tudo de Cartola e traz as melhores dicas pra mitar no jogo, sua análise sai toda semana no blog Major Sports

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s