brasileirão

CARTOLA FC: Rodada 13

O brasileirão voltouuuuuuuuu!!!!! Junto com o campeonato brasileiro o nosso “Cartola da massa” também está de volta. Neste texto eu irei falar sobre os confrontos da rodada 13 e deixar as velhas dicas. Anexado eu colocarei os melhores jogadores do cartola nas 12 primeiras rodadas do ano, como eu tinha prometido no texto da rodada–11, mas por probleminhas técnicos o Blog não pode publicar o texto.

         Teremos a continuação do campeonato, mas muitos times sofreram com perda de jogadores, seja via transferência ou por contusão. Como se isso não bastasse a rodada tem muitos confrontos equilibrados e clássicos.

majorcartola

  • Análise da rodada 13

         Ceará x Sport – Clássico nordestino, mas os clubes vivem posições opostas na tabela de classificação. O Vozão precisa desesperadamente do resultado. Felipe Azevedo pode ser uma boa opção. Pelo lado rubro-negro eu deixo o atacante Rogério como dica. O Ceará terá que buscar o resultado e pode deixar espaços para o contra-ataque do time pernambucano.

         Vitória x Paraná – Confronto de dois times que figuram entre os últimos do campeonato. Neilton seria um dos jogadores mais escalados para está rodada, mas está suspenso. Normalmente escalar um jogador de ataque do time do Vitória deveria ser obrigação, mas quando olhamos os prováveis e vemos Lucas Fernandes e André Lima, eu aconselho pensar muito antes de ir com um deles. Pelo lado “Paranista” pode ser uma boa escalar o goleiro Thiago Rodrigues. Com certeza ele será exigido e se mantiver a média de quase 3 DD por jogo poderá render uma boa pontuação. Não aconselho escalar zagueiros deste jogo.

         Flamengo x São Paulo – Mais um clássico na rodada, onde dois dos melhores times do campeonato irão se enfrentar. O time carioca não terá mais a presença do atacante Vinícius Júnior e Lincoln será o seu substituto. Velhas apostas podem render bons pontinhos, como Diego, Diego Alves e Paquetá. Do lado paulista Nenê e Diego Souza são os nomes do time. O equatoriano Rojas poderá fazer a sua estreia. Por ser um clássico, deve ser um jogo muito duro e por isso eu não recomendo escalar jogadores defensivos dos dois times.

         Corinthians X Botafogo – O time paulista terá a volta dos jogadores que serviram a seleção brasileira, Fagner e Cássio. Mesmo vivendo um momento instável, o Corinthians é favorito para vencer a partida. O questionamento a se fazer é: um dos homens de frente (Rodriguinho, Romero e Roger) conseguirão vazar o goleiro Jéferson?

         Grêmio x CAM – Outro clássico e jogo de times que estão nas cabeças do campeonato. O CAM ganhou dois desfalques que pode mudar demais a estrutura tática do time: Roger Guedes (vendido) e Gustavo Blanco (contusão nos ligamentos). Já o Grêmio perdeu o volante Arthur, vendido ao Barcelona. Defensivamente o time mineiro sofreu muito nos jogos antes da parada para a copa, ou seja, escalar um dos homens de frente do Grêmio pode ser uma boa pedida. O mito Geromel está de volta da seleção e com certeza será escalado em milhares de times. Quanto ao CAM a pergunta que fica é a seguinte: o quanto do poder de fogo no ataque o time perdeu com a saída do R. Guedes? Jogo do time de melhor ataque da competição contra a melhor defesa. O Atacante Marinho já teve o seu nome divulgado no BID e poderá jogar nesta Quarta.

         Cruzeiro x América – Talvez o único jogo desta rodada que temos um favorito disparado, no caso, o Cruzeiro. Escalar um jogador para cada posição e apostar no SG é uma boa pedida (pelo menos a mais lógica). A dúvida que eu tenho é: será que Rafael Sóbis vai guardar um golzinho para a geral? Com exceção feita a Raniel contra o Vasco, os atacantes do time mineiro só decepcionaram os cartoleiros quando foram solicitados. Já o América perdeu o seu cérebro e principal jogador do time, o meia Serginho, que foi vendido.

         Chape x Bahia – Confronto de times desesperados. O Bahia contratou Enderson Moreira, mas o trabalho do treinador ainda não surtiu efeito. Em 4 jogos o time passou em branco sem marcar gols (Ceará, Sampaio 2x e Vasco). Como se não bastasse o ataque do time baiano adora consagrar os goleiros adversários. Já a Chape perdeu o seu artilheiro, Arthur Caíque. Aos mais ousados e corajosos Wellington Paulista poderá ser uma aposta contra frágil defesa tricolor.

         Vasco x Fluminense – Mais um clássico nesta rodada “abençoada”. Normalmente eu não gosto de apostar em clássicos estaduais, mas o Vasco tem dois caras que vem pontuando demais no game: Pikachu e Andrey. Por coincidência os dois marcaram gols no jogo da copa do Brasil nesta segunda. Pelo tricolor o menino Pedro é uma ótima pedida em qualquer circunstância. Via alguns times indo de Pedro e Pikachu. Calma galera!

         Santos x Palmeiras – Os dois times fizeram amistosos nessa pausa para a copa. O Santos foi ao México e não teve bons resultados. O time continua sem criação e sofrendo muito na defesa. Já o Palmeiras perdeu o atacante Keno que foi vendido e o atacante Borja, que vai ficar de molho por um tempinho, mas em compensação o imbróglio envolvendo o meia Gustavo Scarpa foi resolvido e o mesmo poderá defender o Verdão. Obs: os clássicos paulistas têm apenas a presença de torcedores do time mandante.

         CAP x Inter – Eu particularmente tenho duas indagações quanto a esse confronto, tipo: como será a partida que envolve um dos times que mais gostam de ficar com a posse de bola contra um dos melhores sistemas defensivos da competição?  Como se portará o CAP com a saída do Fernando Diniz?

 

Cartola1

DICAS

  • Goleiro visando SG – Fábio
  • Goleiro visando DD – Grohe, Jandrei, Diego Alves e Thiago Rodrigues
  • Laterais – Egídio, Edílson, Fagner e Pikachu
  • ZagueirosGeromel, Dedé, Pedro Henrique e Cuesta
  • Meias – Arrascaeta, Nenê, Paquetá, Diego e Andrey
  • Atacantes – Rafael Sóbis, Willian, Bruno Henrique, Wellington Paulista, Pedro, Everton, Marinho,
  • Técnico – Mano Menezes

 

Observações

  • O mercado fecha às 17:30 desta Quarta;
  • Para quem quer escalar jogadores que chegaram na parada para a copa recomendo ficar ligado nas notícias, pois alguns jogadores ainda não tiveram os seus nomes divulgados no BID;
  • A rodada tem poucas opções óbvias de pontuação, então arriscar em alguns jogadores de frente dos jogos mais complicados pode dar bons pontinhos;
  • Deixarei abaixo o top 5 por posição dos 12 primeiros jogos do campeonato. Atenção, pois alguns dos nomes citados não jogaram mais o BR.

 

 

Top 5 por posição

Goleiros

thiago-rodrigues

  1. Thiago Rodrigues (Paraná) – 7,20 pontos
  2. Diego Alves (Flamengo) – 6,96 pontos
  3. Valter (Corinthians) – 6,17 pontos
  4. Grohe (Grêmio) – 5,19 pontos
  5. Fábio (Cruzeiro) – 5,10 pontos

Os goleiros Marcelo Lomba e Anderson tem médias para o top 5, porém o primeiro jogou 2 jogos e o segundo 4. Valter deverá perder a condição de titular para o titular Cássio ao término da Copa do Mundo.

O goleiro líder em DD no campeonato é o goleiro Santos, do CAP, com 19 DD.

Grohe ficou com SG em 9 dos 11 jogos que disputou e levou apenas 3 gols na competição.

Thiago joga em uma defesa que é considerada uma “peneira”, ou seja, ele tende a ser muito exigido. São 13 DD e um uma defesa de pênalti em apenas 7 jogos.

Laterais

pikachu

  1. Pikachu (Vasco) – 8,85 pontos
  2. Carletto (CAP) – 7,32 pontos
  3. Renê (Flamengo) – 7,32 pontos
  4. Júnior (Paraná) – 7,25 pontos
  5. Egídio (Cruzeiro) – 6,84 pontos

Pikachu está como lateral no game, mas atua como ponta, próximo ao gol. Além disso ele é o cara que bate escanteios, faltas e agora também os pênaltis. Sabemos que não dá para confiar no SG da zaga vascaína, mas ter esse mito nos jogos como mandante é uma obrigação! São 5 gols, uma assistência, uma FC e não levou cartões no certame.

Não dá para saber como o CAP jogará após a saída do treinador Fernando Diniz, mas nesse primeiro jogo o Carletto tinha muita liberdade para ir ao ataque. É o cara das bolas paradas do time, mas não bate pênaltis. São 2 gols, uma assistência e 15 RB.

Renê, Júnior e Egídio são destaque pela quantidade de RB na competição: 31, 25 e 24 RB no campeonato para “os meninos”.

Zagueiros

cuesta

  1. Cuesta (Inter) – 8.98 pontos
  2. Geromel (Grêmio) – 8,57 pontos
  3. Kannemann (Grêmio) – 8,21 pontos
  4. Dedé (Cruzeiro) – 6,78 pontos
  5. Balbuena (Corinthians) – 6,11 pontos

Se tem uma coisa da qual não podemos reclamar nessa edição do Cartola FC é da quantidade de bons zagueiros disponíveis, nos dando a opção de sair do 4 – 4 – 2 e jogar no 3 – 4 – 3 sem medo de ser feliz.

Nos 10 jogos em que Cuesta jogou ele negativou em apenas 1. São 41 RB e 5 jogos sem levar gols.

Geromel é mito do game e não precisamos ficar esmiuçando as suas características, mas o quanto subiu o rendimento do Kannemann com a sua saída para a seleção é algo absurdo!!! A menor pontuação dele a partir da rodada 4 foi de 6,40 pontos.

Dedé tem se mostrado uma excelente opção para os jogos do Cruzeiro como mandante. Além de segurar alguns SG e roubar bolas, o zagueiro cruzeirense já guardou 2 gols na competição. Ele sempre aparece bem nas jogadas de bola parada no ataque.

Meias

andrey

  1. Andrey (Vasco) – 11,80 pontos
  2. Blanco (CAM) – 8,86 pontos
  3. Paquetá (Flamengo) – 8,11 pontos
  4. Zé Rafael (Bahia) – 7,31 pontos
  5. Arthur (Grêmio) – 7,21 pontos

Alguns cartoleiros neste momento se perguntam: de onde saíram os mitos Andrey e Blanco? Os caras estão pontuando que nem água! Andrey em 5 jogos tem 3 gols, uma assistência e 20 roubadas de bola. Essa média só não está maior pois o mesmo cometeu 13 faltas.

Blanco não marcou gol no campeonato, mas tem a incrível marca de 51 RB nos 11 jogos que disputou e 4 assistências.

Zé e Paquetá são meias que normalmente costumam fazer a recomposição e ajudar na marcação nos seus times, mas que costumam finalizar a gol. Ambos possuem mais de 30 RB na competição.

O ótimo volante Arthur não joga mais pelo Grêmio, mas em 7 jogos com a camisa do gremista ele teve 1 gol, uma assistência e 15 RB.

Eu nunca gostei de escalar volantes de ofício no meu time. Sempre optei pelos meias que jogam mais próximos ao gol e que são responsáveis pelas bolas paradas, mas nessa edição, ou pelo menos até a 12ª rodada eu tive que rever a minha opção. São poucos gols de falta ou assistências dos meias atacantes.

Atacantes

Roger-Guedes

  • Roger Guedes (CAM) – 10,60 pontos
  • Ricardo Oliveira (CAM) – 8,45 pontos
  • Pedro (Fluminense) – 7,67 pontos
  • Everton (Grêmio) – 7,58 pontos
  • Willian (Palmeiras) – 7,32 pontos

Acho que ninguém em sã consciência e quem acompanhou o Brasileirão no ano passado apostaria que Guedes e Pastor teriam 15 gols e 50 finalizações juntos em apenas 12 rodadas. O Torcedor do galo está apreensiva com a possível negociação do atacante Roger Guedes.

O “Pequeno Guerreiro” Pedro com certeza é uma das revelações deste campeonato. Um autêntico camisa 9! São 6 gols e 2 assistências em 10 jogos.

Everton e Bigode são atacantes que possuem características parecidas. Podem jogar como 9 ou abertos pelo lado esquerdo do campo. Ambos são finalizadores (muito fominhas por sinal) natos! É provável que com o retorno de Borja e a venda do Keno que Willian seja deslocado para o lado esquerdo do ataque palmeirense.

 

Toda semana o Paulo Correia (@teclanaveia) está aqui trazendo as dicas pra você mitar no Cartola FC. Teclas escreve especialmente para o blog MAJOR SPORTS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s