especial

New York JETS: Será que o time decola?

Fala galera! Mais uma temporada da NFL chegando e na série de previews irei falar do New York Jets. O que esperar do time nessa próxima temporada, então vamos lá!

A última temporada que o time de Nova Iorque chegou aos playoffs foi em 2000. O time vem de duas temporadas com record de 5-11. Será que chegou a hora de um upgrade nesse record? Vamos analisar…

Michel Almeida

 

O FATOR SAM DARNOLD

NFL: New York Jets-Sam Darnold Press Conference

Com certeza o maior destaque desde o fim da temporada passada e dessa offseason.

Sam Darnold foi a 3ª escolha no draft desse ano vindo da Universidade de USC e a franquia vê nele aquele que pode ser a resposta na busca de um QB consistente e de qualidade para a equipe de NY.

Sob a batuta do novo coordenador ofensivo, Jeremy Bates, que trabalha com a formação West Coast no ataque, Darnold pode utilizar-se de suas qualidades no passe de curta e média distância para carregar o ataque dos Jets. Por outro lado, Darnold e o novo coordenador ofensivo precisam trabalhar no alto índice de turnovers que o QB rookie teve na temporada passada em USC.

Em tempo, Darnold foi escolhido o QB que vai estrear na semana 1 contra os Lions.

DESTAQUES OFENSIVOS 

Caso Darnold não demonstre estar pronto durante a temporada, a equipe de Nova Yorque conta com Josh McCown para ocupar a sua vaga. Ele que foi o QB titular do ano passado não teria problemas em trabalhar com o novo coordenador ofensivo. Os Jets também fizeram um investimento baixo (USD 500 mil) na offseason e trouxeram Teddy Bridgewater que se recuperou de uma importante cirurgia e que não jogava desde 2016 quando defendeu o Minnesota Vikings. Teddy nesta pré-temporada mostrou que está recuperado e com isso os Jets vendo valor nele o trocaram junto ao New Orleans Saints por uma escolha de 3ª rodada no draft de 2019.

Os Jets tem um desafio esse ano que é melhorar a sua linha ofensiva que permitiu “apenas 47 sacks” empatado com a 7ª pior marca da temporada passada. Para isso deixou o complicado center Wesley Johnson ir para a free agency e substituiu por Spencer Long, o que foi um upgrade. Brian Winters está saudável e vem reforçar mais a linha ofensiva.

NFL: OCT 29 Falcons at JetsBilal Powell

O time ainda carece de um running back que apareça nos momentos mais importantes e um verdadeiro número 1 receiver. Running back Bilal Powell fará 30 anos, mas ele traz versatilidade ao ataque por ser um corredor e recebedor (nas últimas 2 temporadas, Powell correu para um total de 1.494 jardas e média de 4.8 jardas de média e recebeu 81 passes para 558 jardas).

Jets assinou na free agency com Isaiah Crowell, que pode complementar o jogo ofensivo com Powell. Crowell jogou os 16 jogos das últimas temporadas com os Browns com um total de 1.805 jardas, porém em um time que não ganhou um mísero jogos nessas duas temporadas.

A grande questão para os recebedores dos Jets é se Quincy Enunwa, que se recuperou de uma cirurgia no pescoço, voltará à sua forma. Ele e Robby Anderson tem talento para ser o 1º recebedor do time. Terrelle Pryor, que veio da free agency poderá trazer o impacto que o time precisa na Red Zone.

Os wide receivers serão muito importantes, uma vez que o Tight End Austian Seferian-Jenkins foi para o Jaguars e o time de NY terá dois rookies na posição – Jordan Legget que veio do draft  e Chris Herndon (que foi draftado em 2017 e perdeu a temporada devido a uma cirurgia na perna na temporada passada).

DESTAQUES DEFENSIVOS

Apesar de ter a segunda melhor secundária da NFL na temporada passada, analisando as estatísticas de toda a defesa, o Jets ficou na 18ª  posição na temporada passada.

Trumaine Johnson A maior aquisição na free agency foi o corner Trumaine Johnson (vindo dos Rams) que vai adicionar um verdadeiro número 1 corner, que poderá modificar o modo de ver essa defesa. Johnson trará tamanho e vitalidade física ao time do coach Todd Bowles na marcação homem a homem e com cobertura regular.

A presença de Johnson colocará pressão a Morris Claiborne, que não era o corner número 1, mas jogou nessa posição na temporada passada. Os Jets também precisam que o cornerback Buster Skrine reduza a grande quantidade de penalidades que provoca ao time, se fizer isso será um belo upgrade a mais para a secundária.

O pass rush é outro “pepino” em NY e a direção não fez muito para mudar a incômoda posição de 28º na estatística na temporada passada. Leonard Williams é um promissor defensive end, porém precisa substituir um pouco os hits nos QB para sacks (acertou 25 QB, porém apenas 2 sacks).

Outro problema a ser resolvido é manter a linha ofensiva adversária honesta e diminuir a carga sobre Williams. Manteve os veteranos Xavier Cooper e Henry Anderson e agora com os rookies Nathan Shepherd e Foley Fatukasi, mas não sabemos se terá melhorias em relação a temporada passada.

Irá precisar também de Jordan Jenkins, Titan Avery Williamson (vindo de Tennessee), Darron Lee terão que se adaptar ao estilo defensivo do coach Bowles nas funções de linebacker para que o time possa melhorar nessa posição em relação a temporada passada.

Podemos esperar que os safeties Jamal Adams e Marcus Maye continuem melhorando especialmente nas leituras de pré-snaps. Ambos já impressionaram na temporada passada, eles poderão ser futuros allstars, porém ainda precisam adquirir maior experiência.

LINHA DE ESPECIALISTAS

As 2posições, Punter e Long Snapper estão seguras.

cairo_santos_instagramJá a posição de kicker que era do Cairo Santos, que se recuperou de uma cirurgia, infelizmente não será mais, pois os Jets o dispensaram e agora ele é agente livre. No seu lugar foi chamado um dia antes da dispensa, Jason Myers, que estava em Seattle e dividirá as atividades com Kai Forbath. Lachlan Edwards entrará na sua 3 temporada sendo o punter do time e Thomas Hennessy retornará como long snapper.

Os Jets draftaram Trenton Cannon da Divisão II de Virginia State na 6ª rodada e terá a oportunidade de disputar com Andre Roberts e Lucky Whitehead nas funções de retornadores. Desde 2008 os Jets não tem um retornador como Leon Washington em 2008, será que Cannon quebrará a escrita?

ANÁLISE FINAL

O processo de rebuilding continua e as mudanças também como podemos observar, mas será que isso será suficiente para enxergarmos um progresso diante das duas últimas temporadas?

bowlesBowles pensando: “aonde eu vim parar!?!”

O coach Todd Bowles e o general manager Mike Maccagnan estão pressionados para que o time melhore e o dono do time Christopher Johnson sabe disso. Não estar nos playoffs faria o coach e general manager perderem os seus postos? Acredito que não, desde que o time mostre avanços em relação as temporadas passadas e possam fazer que o Darnold possa se desenvolver como o futuro na posição de QB que é grande dor de cabeça da franquia.

Uma outra coisa que vem atormentando os “cabeça” do front office da equipe de NY são as constantes confusões nos treinamentos nas últimas semanas o que pode de alguma forma prejudicar o já combalido time dos Jets.

Abaixo segue a tabela dos Jets na temporada:

Semana 1: Lions em Detroit

Semana 2: Dolphins em NY

Semana 3: Browns em Cleveland

Semana 4: Jaguars em Jacksonville

Semana 5: Broncos em NY

Semana 6: Colts em NY

Semana 7: Vikings em NY

Semana 8: Bears em Chicago

Semana 9: Dolphins em Miami

Semana 10: Bills em NY

Semana 11: Bye

Semana 12: Patriots em NY

Semana 13: Titans em Tennessee

Semana 14: Bills em Buffalo

Semana 15: Texans em NY

Semana 16: Packers em NY

Semana 17: Patriots em New England

Perspectivas e Previsões

Acredito que os Jets sairão das duas últimas temporadas com record 5-11 e terá uma vitória a mais nessa temporada que virá. Terá adversários passíveis de vitórias, vindos de outras divisões, há possibilidade de confirmar vitórias dentro da conferências em casa, já fora de casa terá um duro calendário. Tudo dependerá da adaptação do Darnold e a respectiva posição de QB e o seu ataque. Meu prognóstico para a temporada será 6-10 e o processo de rebuilding continua.

Escreveu para a Major Sports Blog Michel Almeida, fã de Esportes Americanos e dos times de Nova Iorque: Jets, Knicks, Mets e Rangers.

A série de Previews da NFL é um oferecimento do BLOG MAJOR SPORTS para todos os torcedores e amantes desse esporte maravilho! Siga nosso blog nas redes sociais:

twitter: @blogmajorsports

Facebook.com/majorsports.br

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.