brasileirão

Cartola FC – Rodada 25

        Olá meus caros amigos e seguidores do MSB. Estamos aqui mais uma vez para falar, comentar e dar aquelas dicas do Cartola FC. Como prometido na semana passada, eu também farei uma explanação sobre “o banco de reservas”. Sem mais delongas, vamos ao que nos interessa.

  • Análise do nosso time na Rodada 24

Mitamos!!! Acertamos quase tudo na rodada. Só não foi perfeito pois o nosso capitão foi o único jogador a decepcionar na rodada. Por isso nem temos muito o que ficar comentando, O nosso time fez 115,45 pontos. A média nacional não chegou aos 60 pontos.

 

20140712181950465633o

  • Banco de reservas

Hora de comentar sobre o assunto que rendeu reclamações de todos os lados na semana anterior, pois muitos cartoleiros, inclusive este que escreve para vocês ficou sem jogador na rodada.

Na minha humilde opinião, existe erro de ambas as partes: seja da empresa responsável pelo game, a Rede Globo e dos cartoleiros, que insistem em escalar jogadores duvidosos de times que tem treinadores que adoram “pregar uma peça”.

Abaixo eu mostrarei algumas soluções e também citarei alguns erros de ambas as partes.

  1. Globo
  •  Melhorar a comunicação entre os profissionais que gerem o game e os clubes;

Os treinadores não têm nenhuma obrigação de passar a escalação para os meios jornalísticos de forma antecipada. Normalmente existem os setoristas que cobrem os treinos e passam uma escalação provável para o site.

  • Mudar o horário para possíveis trocas no mercado;

Sabemos que o mercado fecha duas horas antes do primeiro jogo da rodada. Na minha opinião isso é o que poderia ser mudado. O mercado não deveria 2 horas antes do primeiro jogo da rodada, mas sim no horário de início da rodada.

  • Volta do “Assistente Técnico”;

Era um recurso considerado chato para muitos, mas para quem sabia utilizar, era uma mão na rodada. Acho que seria uma boa opção, desde que pudesse ter substitutos para cada posição do time.

  • Seguir exemplos de portais como Yahoo, ESPN e NFL, onde os treinadores podem fazer alterações até o início do jogo;

Eu tenho a experiência de jogar “fantasy” nessas plataformas americanas citadas e lá nós (jogadores) podemos fazer alterações no nosso time a qualquer momento, desde que a partida envolvendo o determinado jogador em questão e o seu substituto não tenha começado. Na minha opinião essa seria a melhor opção para ser adotada pelo cartola.

A diferença seria que nessas plataformas cada grupo ou ligas apenas um jogador pode ser escolhido por liga. O Sistema teria que ser habilitado para que um mesmo jogador possa ser escolhido por milhares de pessoas. Ex: eu jogo a liga CBP, com 60 membros. O meu jogador “X” não vai jogar e eu preciso escolher o jogador “Z”. Nas ligas americanas apenas um membro da liga CBP poderia escolher o jogador “Z”. Essa seria a mudança que o Cartola teria que fazer, onde qualquer cartoleiro poderia ter acesso a escolher o jogador “Z”.

  • Banco de reservas em si;

Nesse caso, ao montarmos o nosso time e com todos os jogadores prováveis ao fechamento do mercado, poderíamos escolher um jogador provável para cada posição e coloca-los no banco de reservas. Nada te tentar burlar o sistema para obter algum tipo de vantagem.

 

  1. Cartoleiros 
  • Deixarem de ser acomodados e querer tudo na mão;

Precisamos buscar informações nos sites dos clubes e com os setoristas que cobrem diariamente os clubes. Eu por exemplo sigo o Samuel Venâncio, que cobre o Cruzeiro, pois já estou cansado do Mano me irritar e sempre deixar algum jogar meu de fora. Cuca é outro especialista na matéria “trolar cartoleiros”.

Na rodada 23 muitos times tinham jogadores como Luan e Matheus Fernandes. Sobre o Matheus o setorista informou que o mesmo poderia não jogar, mas muitos cartoleiros pagaram pra ver. No caso específico do Gilberto e do Edigar, os dois são titulares do Bahia. Edigar sempre jogou como 9 antes da chegada do Gilberto, mas nesse caso específico, Enderson Moreira enrolou a todos, inclusive a mim que sou torcedor do time e colocou Edigar definitivamente no banco a partir daquela partida contra o Sport

Cartoleiro que é cartoleiro vai atrás das informações!!!

  • Quantos mais times e sites pesquisados, melhor e maior a amostragem de times e informação;

Hoje temos um vasto material na internet para pesquisar, seja em sites ou em blogs. Eu escrevo para o MSB, mas sempre confiro outros colegas que escrevem sobre o Cartola. Tento analisar onde estou correto e o que eu estou errando ou deixando passar.

Grupos de whatsapp com pessoas de diversas regiões do país desde o meu primeiro ano no Cartola é uma das melhores fontes de informações sobre clubes e jogadores. Eu não tinha o Luan na rodada 23, mas muitos amigos meus tinham e por volta das 16:30 um colega torcedor do Grêmio avisou: “Luan não vai viajar para São Paulo!!!” No dia seguinte a confirmação e muita choradeira nas redes sociais.

Eu sei que algumas pessoas as vezes não tem tempo para escalar devido a compromissos, mas montar o time após a abertura do mercado e depois tirar uma hora antes do fechamento do mercado para dar uma checada é uma opção para os “fominhas”.

cartola

  • Análise dos confrontos da Rodada 25

Ceará x Vitória – Confronto de dois times da parte de baixo da tabela. Com uma vitória o Ceará pode dar adeus a zona de rebaixamento pela primeira vez no campeonato. Everson é o líder de DD no campeonato e agora tem o bônus de ser o cara das bolas paradas do time. Samuel Xavier e Quixadá são as outras boas pedidas para o jogo deste Sábado no Castelão pelo lado do Vozão. No lado Rubro-Negro, Léo Ceará é a bola da vez.

Grêmio x Paraná – O time gaúcho é o principal favorito para a rodada. Por ter jogo pela Libertadores na Terça Renato não vai mandar o time titular a campo, mesmo assim apostar no mínimo na defesa e no ataque do Grêmio é obrigação! Olho nas notícias com o time provável!

Vasco x Flamengo – O Clássico que normalmente já é cheio de tensão e rivalidade acabou de ganhar mais um ingrediente picante: com a vitória da Chape o Vasco entrou na Zona de rebaixamento. O mando é do time vascaíno, mas o jogo será realizado em Brasília, ou seja, campo neutro. Menino Paquetá está de volta da seleção e nos prega uma dúvida: qual dos jogadores ofensivos do meio de campo do Rubro-Negro escalar? Maxi Lopez é o cara do ataque e pode ser o cara pelo time do Vasco. Eu não apostaria no SG deste jogo.

Botafogo x América – O Botafogo precisa desesperadamente da vitória para se afastar da zona de rebaixamento e vai pegar um América que tem jogado totalmente fechado quando tem jogado fora de BH. Para quem está pensando em ir com 3 zagueiros, Rabelo passa a ser uma opção.

Cruzeiro x CAM – Jogo com torcida única no Mineirão, em um clássico com mando do Cruzeiro, que deverá poupar os seus principais jogadores para o jogo da Libertadores no meio da próxima semana, contra o Boca Juniors. O Galo tem o retorno do colombiano Chara, que estava com a seleção colombiana. Outro jogo que eu não apostaria no SG das equipes.

CAP x Fluminense – Pablo e mais onze!!! O cara é uma unanimidade em uma rodada cheia de dúvidas. O Fluminense sem Pedro e fora de casa tem sido uma presa fácil para os adversários.

Bahia x Palmeiras – Para muitos o Palmeiras seria favorito ao confronto, mas os jogos válidos pela Copa do Brasil foram muito equilibrados. Some-se a isso o fato de que time paulista está com a cabeça no jogo válido pela Libertadores e Felipão vai mandar um time alternativo para Salvador. As esperanças no time baiano estarão nos pés de Gilberto e Zé Rafael.

Santos x SPFC – A chegada de Cuca deu outro ânimo ao time santista. O time não perde pelo brasileiro desde rodada 18 e Gabriel tornou-se artilheiro do brasileirão. Pelo lado tricolor o time terá a volta do meia Everton.

Corinthians x Sport – O Timão precisa desesperadamente do resultado. O ataque que já não era uma “Brastemp” caiu ainda mais de rendimento. Apostar em pelo menos uma peça da defesa é obrigação! Um empate pode colocar o time paulista em péssima situação no campeonato.

Chape x Inter – Se tem um time para apostar fora de casa é o líder Inter. Sou um pouco receoso com os atacantes do Inter, mas se tem uma chance de mitagem é nessa rodada.

 

  • Dicas 
  • Goleiro visando SG: Paulo Victor e Cássio
  • Goleiro visando DD: Lomba, Éverson, Ronaldo, Fábio, Victor e Douglas
  • Zagueiros: Henrique, Cuesta, Bressan, Rabelo e Paulo Miranda
  • Laterais: Marcelo Oliveira, Fagner e Leonardo para o SG. Samuel Xavier, René, Sander, Nino, Dodô e Marcos Rocha visando RB
  • Meias: Paquetá, Zè Rafael, Diego, Jadson, Douglas, Patrick, Lindoso e Lucas Lima
  • Atacantes: Gabriel, Vitinho, Pepe (Marinho), Nico Lopez e Pablo
  • Técnico: Renato Gaúcho
  • Capitão: Cuesta, Éverson, Paquetá, Zè Rafael, Vitinho e Marinho (caso jogue).

 

  • Observações: 
  • O mercado fecha as 14:00 de Brasília;
  • Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras devem poupar os seus titulares, então fiquem atentos a possíveis alterações ou mudanças nas escalações dos times;
  • O esquema 3–4–3 é uma alternativa nesta rodada;

 Boa Sorte!!!

 

Toda semana o Paulo Correia (@teclanaveia) está aqui trazendo as dicas pra você mitar no Cartola FC. Teclas escreve especialmente para o blog MAJOR SPORTS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s