baseball

#MLB 100 WINS – O NÚMERO MÁGICO DA AL EM 2018

Salve, salve amigos do blog Major Sports, chegamos ao fim de mais uma temporada de baseball na MLB, finalizada ontem com a vitória dos REDSOX por 5-1 sobre os DODGERS fechando a série em 4-1, coroando de forma categórica a excelente campanha que o time teve em 2018 e é exatamente sobre a campanha do time de Boston e outras que discutiremos neste texto. Caio Filippi aceitou o desafio da redação do MajorSports e resolveu fazer algumas reflexões sobre a temporada.

Para quem não sabe o blog foi criado através de muitas discussões em grupos de Whatsapp, e no grupo principal que já foi conhecido como MLB Brasil, um dos componentes que é torcedor do Cardinals ficou cantando vitória de seu próprio time no ano de 2015 quando a equipe chegou no fatídico número de 100 wins na temporada. Ao final daquele outubro o Cardinals foi derrotado pelo rival Cubs e o nosso amigo foi sacaneado por anos com a mítica frase “100 wins fail”.

Pois é, nesta temporada tivemos 3 equipes alcançando o mágico 100 wins na temporada, todos na Liga Americana:

– Boston RedSox – 108-54

– Houston Astros – 103-59

– New York Yankees – 100-62

Em 2017 tivemos Indians (102-60) e Astros (101-61) na AL e Dodgers (104-58), sendo que os dois últimos citados chegaram a World Series.

O fato mais relevante que tivemos em 2018 os três times da Liga Americana alcançando ao menos 100 vitórias, e por isso levantamos alguns fatos para entender o porquê desse fato:

Times que já eram fortes conseguiram contratações impactantes

Campanhas :

Boston Red Sox – 93-69 para 108-54ganho de 15 vitórias

Houston Astros – 101-61 para 103-59 – ganho de 2 vitórias

New York Yankees – 91-71 para 100-62 – ganho de 9 vitórias

cole

Se os times já eram bons porque não se tornarem melhor? Foi isso que vimos nos times citados acima. O campeão Astros buscou o ótimo Gerrit Cole do Pirates, que fortaleceu ainda mais essa rotação. Cole se tornou rapidamente o número 2 dessa rotação com alto número de Strikeouts. O bullpen que tinha suas deficiências buscou o problemático Roberto Osuna que estabilizou a Nona entrada.

O Red Sox, líder geral da temporada, contratou o badalado DH JD Martinez, que simplesmente liderou a liga em RBI e foi segundo em AVG e HR, se aproximando do Triple Crown, além de contratações pontuais com alto desempenho como Nathan Eovaldi e Steve Pearce.

O tradicional Yankees voltou às contratações bombásticas ao trocar pelo MVP da Liga Nacional Giancarlo Stanton, além de contratações pontuais para a rotação com JA Happ e Lance Lynn, trouxeram também o ótimo Zach Britton para o bullpen, mantendo 4 potenciais closers no bullpen dos Bombers.

 

Fragilidade dos times da AL

Apenas 7 times na Liga Americana tiveram aproveitamento acima dos 50%, além de termos 6 equipes com pelo menos 89 derrotas: BlueJays, Tigers, Rangers, WhiteSox, Royals e Orioles. Com isso em mente fizemos o levantamento das campanhas das equipes acima de 100 wins contra os times acima de 89 derrotas com os seguintes resultados:

– Red Sox – 34-11 – 76% de aproveitamento

– Astros – 35-10 – 78% de aproveitamento

– Yankees – 29-17 – 63% de aproveitamento

Resultado de imagem para astros 2018

Já o aproveitamento interligas é citado a seguir:

– Red Sox – 16-4 – 80% de aproveitamento

– Astros – 13-7 – 65% de aproveitamento

– Yankees – 11-9 – 55% de aproveitamento

Mandam jogos em estádios favoráveis aos ataques

Os 3 times têm ataques poderosos e ainda tem a vantagem de mandar seus jogos em estádios favoráveis a estes ataques, os chamados Hitters Park. Os dados dos ataques das equipes a seguir segundo o ESPN.com:

Corridas anotadas:

1 – Red Sox – 876

2 – Yankees – 851

5 – Astros – 797

HR anotados

1 – Yankees – 267

8 – Red Sox – 208

9 – Astros – 205

AVG – aproveitamento no bastão

1 – Red Sox – 0.268

7 – Houston – 0.255

16 – Yankees – 0.249

OBP – chegandas em base

1 – Red Sox – 0.339

7 – Astros – 0.329

Yankees – 0.329

SLG – Capacidade de impulsionar corredores

1 – Red Sox – 0.453

2 – Yankees – 0.451

8 – Astros – 0.425

Resultado de imagem para yankee stadiumYankee Stadium – Famoso pela pequena distância do Campo direito

 

Grupo de Arremessadores dominantes

Falamos sobre os ataques mas também as 3 equipes tem números bem interessantes relativos aos Arremessos:

ERA – média de corridas cedidas por 9 entradas

1 – Astros – 3.31

8 – Red Sox – 3.75

10 – Yankees – 3.78

Strikeouts – eliminação por strike

1 – Astros – 1687

2 – Yankees – 1634

4 – Red Sox – 1558

Aproveitamento do Adversário

1 – Astros – 0.217

7 – Yankees – 0.237

Red Sox – 0.237

Com todos esses fatos levantados, jogados em nossas calculadoras homologadas pela NASA, conseguimos chegar a algumas conclusões. O fortalecimento dos times “100 wins” se deu e foi diretamente proporcional à perda de vários grandes jogadores dos times de pior campanha, os quais estão tentando um novo rebuild (reconstrução do time). Com isto, acabou-se por enfraquecer diversas divisões, principalmente a AL EAST, a qual tem Yankees e RedSox no seleto clube, o que não impediu porém que surgisse uma surpresa criativa e ousada no Tampa Bay Rays, que brigou até as últimas semanas pela segunda vaga no WildCard (repescagem), que foi alcançada por outro time surpreendente, o Oakland A´s, que apostou na juventude e potência de seu ataque, contudo, cerca de 90% das trocas desses times da parte de baixo da tabela foram com equipes da Liga Nacional, o que acabou por facilitar ainda mais o caminho já tranquilo para as equipes citadas.

Impressionante também o domínio das estatísticas tanto de ataque quanto de defesa das equipes. Estão entre as 10 melhores da liga em praticamente todas as stats de ataque e de arremessos, isso prova o total desequilíbrio gerado na Liga Americana, evidenciando o domínio das equipes.

Vemos pelos números que o Red Sox e Yankees lideram as estatísticas de ataque e Astros lidera com folga a maioria dos rankings de arremessadores.

Esperamos que para 2019 o equilíbrio e a competitividade volte a estar presente na LIGA AMERICANA, não só na AL EAST (RedSox, Yankees, Rays, Jays), mas também nas outras duas divisões, torcemos para que times como Angels, Twins e Mariners consigam evoluir e oferecer resistência aos demais, bem como que times como Oakland e Indians mantenham-se como forças de suas divisões.

É isso aí galera, espero que tenham gostado, alguma dica, crítica ou sugestão fiquem a vontade de deixar nos comentários ou no nosso twitter @blogmajorsports.

Abs

@Caiofilippi é amante do baseball e dos esportes americanos em geral, viciado também em fantasy games, é redator ativo e constante no blog MAJOR SPORTS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.