baseball

Fantasia No Ar – MLB Awards 2018

Amigos viciados em Fantasy. Com certo atraso, a premiação do fantasy de beisebol 2018 está chegando. Neste texto, o mesmo padrão seguido para as demais ligas.

Será separado por posição e teremos os prêmios de ‘melhor’, ‘surpresa’ e ‘decepção’ da temporada. No caso dos rookies, o top 5 geral e o porquê.

Lista montada fazendo comparativo com a votação dos integrantes do blog para a premiação oficial da MLB que está sendo divulgada aos poucos.

Sem mais delongas, simbora:

Starter Pitcher

Melhor: Max Scherzer (Washington Nationals)

Surpresa: Blake Snell (Tampa Bay Rays)

Decepção: empate técnico entre Jon Gray (Colorado Rockies) e Luis Castillo (Cincinnati Reds)

snellComo assim deGrom não é o melhor? Fato que se tratando das estatísticas e marcas quebradas que duravam um século, o arremessador de Nova York é o melhor em muitas delas. Porém, as ligas comuns não entram as estatísticas avançadas (são pouquíssimas que têm). Desse modo, Mad Max acaba levando o prêmio. Já Snellzilla é um dos favoritos para ganhar o CY Young da AL, e como não tinha o devido valor e poucos acreditavam nele (Chef havia cantado a bola), leva o prêmio de surpresa do ano. Na decepção, um raro empate que estará na lista. Gray chegou a ir para a AAA e Castillo foi tenebroso, deixando de lado o ótimo final de 2017, iludindo quem apostou nele (entre eles este que vos escreve).

Relief Pitcher

Melhor: Edwin Díaz (Seattle Mariners)

Surpresa: Blake Treinen (Oakland Athletics)

Decepção: Kenley Jansen (Los Angeles Dodgers)

diazEsse era barbada. Díaz foi o reliever mais competente de 2018 e se firmou como o melhor e um dos mais confiáveis da MLB atual. O problema é: quem brilha em um ano acaba caindo no outro (vide Britton). Será que isso vai acontecer? Já de Oakland vem a surpresa Treinen. ERA abaixo de 1 na temporada é para poucos e o mesmo tanto acreditou e apostou no closer de Oakland. Jansen, meu filho… Blowzada atrás de blowzada e de melhor closer passou a desconfiança para 2019.

Catcher

Melhor: J.T. Realmuto (Miami Marlins)

Surpresa: Wilson Ramos (Tampa Bay Rays/Philadelphia Phillies)

Decepção: Gary Sánchez (New York Yankees)

gary sanchezNão costumo colocar jogadores que perderam parte da temporada por lesão nas listas, mas no caso de Gary is Scary não tem como evitar. Rebatendo muito mal e nem de Home Run conseguiu se manter, faz com que NY repense a posição de C para o futuro. O prêmio de melhor e surpresa foi complicado, mas o quesito ‘injury’ pesou contra Wilson Ramos. Quando saudável, mostrou porque é um dos melhores e underrateds da posição. Realmuto venceu como o melhor e deve render bons prospectos para Miami no futuro, já que está disponível para trocas.

First Baseman

Melhor: Freddie Freeman (Atlanta Braves)

Surpresa: Jesus Aguilar (Milwaukee Brewers)

Decepção: Eric Hosmer (San Diego Padres)

aguilarOutro bastante difícil de escolher, mas pesou a regularidade e o ano espetacular de Atlanta para Freeman levar (o que não apaga a recuperação de Paul Goldschmidt, que foi excelente). Dos Cervejeiros, a surpresa veio por acaso. Sem Thames, Aguilar entrou para não sair mais. Ótimo achado de Milwaukee. Já Eric Hosmer (escolha de Paulo Bola na roto), não conseguiu repetir seus bons anos de Kansas City na sua estreia na Califórnia.

Second Baseman

Melhor: Javier Baez (Chicago Cubs)

Surpresa: Whit Merrifield (Kansas City Royals)

Decepção: Dee Gordon (Seattle Mariners)

baezSim, não é vídeo-game ou afins. Baez ‘swing na terra’ teve seu breakout year em 2018 e liderou entre os segunda base no ataque em toda a MLB. Justo o seu prêmio (mesmo que outro tarimbado levasse, entrava como surpresa). Merrifield é outro caso de jogador underrated. O pupilo de Caio ‘Bahea’ com um ano espetacular sendo o alento ao que acontece nos Royals. Dee Gordon não conseguiu manter seus números dos tempos de Marlins e chegou até a #9 do lineup de Seattle. Não foi fácil o seu primeiro ano nos Mariners.

Third Baseman

Melhor: José Ramirez (Cleveland Indians)

Surpresa: Miguel Andújar (New York Yankees)

Decepção: Rafael Devers (Boston Red Sox)

ramirezBarbada. Por mais que Nolan Arenado e Alex Bregman tiveram temporadas dignas de excelência, o que Zé Ramirez fez é fora do contexto comum e maior que as dos 3Bs de Colorado e Houston, respectivamente. Andújar, preterido no início, foi ganhando espaço aos poucos e recebe o prêmio de surpresa do ano com méritos (abraços, Teclas!). Devers foi importante para Boston nos playoffs, sim. Pois na temporada regular foi muito abaixo, marcado por erros defensivos e desconfiança geral. Para temporada regular, é isso mesmo.

Shortstop

Melhores: Francisco Lindor (Cleveland Indians) e Manny Machado (Baltimore Orioles/Los Angeles Dodgers)

Surpresa: José Peraza (Cincinnati Reds)

Decepção: Paul DeJong (St. Louis Cardinals)

shotoO empate persistiu e ambos dividem o prêmio de melhores SS. Se fosse individualmente, poderiam ganhar com louvor, mas a temporada monstruosa deles foi grande a ponto de ficarem empatados. Peraza começou devagar, mas quando engrenou não perdeu mais o ritmo e mostrou que há vida nos Reds. Já DeJong caiu bem de produção e assim como Castillo, implodiu quem apostava fielmente no SS. #HermanoEntendeDoJogo

Outfielders (por trio)

Melhor: Christian Yelich (Milwaukee Brewers), Mike Trout (Los Angeles Angels) e Mookie Betts (Boston Red Sox)

Surpresa: Eddie Rosario (Minnesota Twins), David Peralta (Arizona Diamondbacks) e Nick Markakis (Atlanta Braves)

Decepção: Michael Conforto (New York Mets), Adam Jones (Baltimore Orioles) e Billy Hamilton (Cincinnati Reds)

betsO melhor trio dispensa apresentações. A surpresa vai ser destrinchada: Eddie Rosario foi mais um jogador fora do radar que não teve holofotes justos com um ano muito bom nas duas frentes. Peralta mostrou ser um leadoff confiável, ajudando nas rotissiere mundo afora. Markakis, que poucos dão seu devido reconhecimento, foi bem em todos os formatos de ligas possíveis e o All-Star merecido ajudou a levar a última vaga disputada com Mitch Haniger (outro que fez um baita ano). Nas decepções, Conforto cresceu na segunda metade da temporada, mas o início ruim não passará batido. Adam Jones sucumbiu com a mediocridade dos Orioles (estou sendo bonzinho) e Billy Hamilton não foi o que dele se espera nem em roubos de base.

Top 5 rookies

acuña#1: Ronald Acuña Jr (OF – Atlanta Braves)
#2:
Walker Buehrle (SP – Los Angeles Dodgers)
#3:
Gleyber Torres (SS – New York Yankees)

#4: Shohei Ohtani (SP/DH – Los Angeles Angels)

#5: Juan Soto (OF – Washington Nationals)

Essa foi a lista mais complicada, mas essa é a minha opinião sobre os cinco melhores calouros da temporada. Indo na ordem contrária, Juan Soto mostrou que Washington tem um outfielder que pode cobrir a ausência de Bryce Harper (caso saia). Ohtani concorre a ROY da AL por arremessar e rebater com primor, mas não leva pelo fator lesão e inconstância. Gleyber está pronto para as ligas maiores e se não ficasse um tempo parado, poderia alcançar uma posição maior neste ranking, mostrando seu poderio ofensivo e sendo um upgrade a Neil Walker e Starlin Castro. Buehrle chegou e fincou seu lugar na rotação dos Dodgers. Arremessador muito consistente, mas que não chamou a atenção como o venezuelano. Acuña Jr fez jus ao que dele se esperava desde as minors. Outfielder completo e que será bem requisitado nos próximos fantasies.

Antes de encerrar, o Momento Pai Mei que abrilhantou estes textos. Como não poderia ser de outra forma, a frase ficará por conta do campeão de duas ligas importantíssimas do mundo: 15 Zaidans e a Liga dos Letrados. Foi feita a justiça para quem ostenta até no nome. Diz aí para aqueles que buscam pelo ‘jeitinho’ em fantasy:

coso

 

Vitor Silva, mais conhecido como @chaveatle no twitter, é um monstro sagrado, especialista em todos os “fantasy” games, responsável por diversas dicas e especiais sobre esses jogos tão fascinantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.