Celebrações

NHL – Winter Classic – Saiba mais!

Para quem está começando a acompanhar as ligas americanas agora, vamos apresentar o dia mais emblemático da temporada regular da NHL nos últimos anos: o WINTER CLASSIC, uma medida recente para comemorar a virada de ano nas grandes ligas.

Ele nada mais é que uma partida de hóquei no gelo com um fator que muda completamente e deixa uma atmosfera mais empolgante e mágica: Em um estádio aberto!

Antes de começar a destrinchar mais e contar a origem que deu a ideia, saiba que nas outras grandes ligas também existe um dia especial de jogos em dias festivos, seja local ou mundialmente.

Na NFL, a famosa rodada tripla do Thanksgiving (dia de ação de graças) que acontece na semana 12 do futebol americano, onde ocorre uma rodada tripla para coroar a semana festiva dos americanos. Na NBA, os times de maiores expectativas ou que fizeram bonito no campeonato anterior, geralmente são selecionados para a rodada de Natal do basquete, onde acontecem cinco partidas no dia 25/12. Na MLB, o maior destaque vai para o Jackie Robinson Day, onde todo o dia 15 de abril, os jogadores de todas as equipes usam o número 42 em homenagem ao saudoso segunda base, em memória a sua estreia nas grandes ligas, quebrando a barreira racial que existia nos anos 40.

No hóquei, isso tudo começou em 2004. Após a emissora americana NBC assinar um contrato de transmissão da liga (assumindo como âncora do esporte nos EUA), o vice-presidente John Miller teve a ideia enquanto assistia a ALCS (final da American League da MLB) entre New York Yankees e Boston Red Sox. Com a grade do dia 1 de Janeiro vazia (os Bowls do futebol americano universitário foram espalhados para outras datas), ele imaginou como seria ver o Boston Bruins saindo para jogar contra o New York Rangers no Yankee Stadium.

Yankee Stadium

E inspirado no Heritage Classic (mais adiante explico), ele decidiu levar a ideia para o presidente da emissora, que o encorajou a falar com o comissário da liga, Gary Bettman. O plano em si ainda não era bom o bastante para convencer os demais envolvidos, que poderiam colocar a ideia em prática (com os times citados acima, inclusive), mas alguns obstáculos o impediu de seguir adiante.

O primeiro era imaginar uma má aceitação da torcida Yankee. Segundo palavras de Miller, ‘quem iria colocar uma partida de hóquei ao ar livre na casa que Babe Ruth construiu’. O outro foi a ideia coincidir justamente no ano do lockout da NHL, que culminou no cancelamento de toda a temporada 2004-05.

Em novembro de 2006, sem apoiadores e com a troca de pessoa no cargo (saída de John Miller para John Collins assumir), a ideia inicial nunca foi descartada. Só precisava apenas de times que abraçassem e apoiassem a ideia do Winter Classic. O primeiro time a concordar com a ideia foi o Buffalo Sabres. O segundo demorou, mas foi convencido: o Pittsburgh Penguins, do astro Sidney Crosby.

Com os planos de câmera e transmissão tirados do Heritage Classic, a ideia só precisava ter uma data para ser colocada em prática, e ela aconteceu como Miller havia imaginado. E no dia 1 de Janeiro de 2008, estava marcado o primeiro Winter Classic da história: Buffalo Sabres x Pittsburgh Penguins. “A liga fez um grande trabalho no anúncio em Buffalo e os ingressos se esgotaram em horas”, disse Miller.


Puck autografado por Kris Letang, defenseman dos Pens

A aceitação não foi somente nas vendas, mas em como a equipe da NBC se surpreendeu com a torcida na cidade: “Da hora que chegamos no hotel, era 2:30, 3:00, e as pessoas ainda estavam fazendo festa no centro da cidade. É uma cena real, e estava muito frio. Nós levantamos e fomos para o estádio às 10:00 do outro dia e quando estacionamos no estádio foi surreal para mim. Ver as pessoas do lado de fora brincando de hóquei na rua ou jogando futebol americano […] E eles ficaram ali por horas”.

Um parâmetro que como as coisas estavam em Buffalo

Com muita neve e o (até então) recorde de público para uma partida oficial da NHL (71.217 pessoas), a partida entre Sabres e Penguins começou. Muito frio, jogadores usando proteção extra para suportar o clima e quando o puck caiu no gelo, o primeiro gol da história do Winter Classic aconteceu com 21 segundos de jogo! “Pela primeira vez você verá um replay por um avião em uma partida de hóquei”, comentou Sam Flood, produtor responsável pelo esporte na emissora.

A partida acabaria 1-1 e só seria decidida no shutout, onde Pittsburgh venceu por 2-1 e saiu com a vitória (último gol marcado por Crosby). No término do duelo, não havia a certeza se o jogo do dia 1/1 continuaria a acontecer nesses moldes. Mas com os anos seguintes, e muitos times aderindo ao projeto, o Winter Classic virou marca registrada nas grandes ligas americanas.


O gol da vitória no shutout marcado por Sidney Crosby

Acontecendo regularmente todo dia 1 de janeiro, o Winter Classic vai para sua 11ª edição em 2019, com o duelo entre Boston Bruins e Chicago Blackhawks, em Notre Dame.

Algumas curiosidades sobre a partida:

  • Em 10 edições, apenas 11 times jogaram no dia 1/1: Chicago Blackhawks, New York Rangers, Washington Capitals, Boston Bruins, Detroit Red Wings, Pittsburgh Penguins, Buffalo Sabres, Montreal Canadiens, St. Louis Blues e Toronto Maple Leafs;
  • Dessas equipes, Chicago foi o que mais participou, com 3 aparições. Perdeu todas;
  • Além de Chicago, Flyers e Sabres também não tiveram o gosto da vitória;
  • Os times que mais venceram são Rangers e Capitals, com duas vitórias cada. Ambos não perderam no Winter Classic;
  • Os outros invictos são Canadiens, Blues e Maple Leafs (uma vitória cada);
  • O recorde de público aconteceu em 2014, no duelo entre Red Wings e Maple Leafs. Mais de 105.000 pessoas acompanharam o duelo no Michigan Stadium;
  • Além de registrar o maior público in loco, foi também a partida com mais audiência na TV americana desde o último jogo da carreira de Wayne Gretzky. Mais de 4 milhões de pessoas acompanharam pela telinha;
  • Outro fato curioso é que as equipes adotam nesses jogos seus uniformes especiais ou retrô, relembrando clássicos das origens de sua história ou lançando linha exclusiva, como eram nos anos anteriores da NBA (especialmente no Natal).

Agora confira os 10 jogos que aconteceram até o momento que este texto foi publicado:

2008 – Pittsburgh Penguins 2-1 Buffalo Sabres (SO)

           Local: Ralph Wilson Stadium (hoje conhecido como New Era Field – estádio do Buffalo Bills, da NFL)

           Público: 71.217 pessoas

2009 – Detroit Red Wings 6-4 Chicago Blackhawks

           Local: Wrigley Field (estádio do Chicago Cubs, da MLB)

           Público: 40.818 pessoas

2010 – Philadelphia Flyers 1-2 Boston Bruins (OT)

           Local: Fenway Park (estádio do Boston Red Sox, da MLB)

           Público: 38.112 pessoas

2011 – Washington Capitals 3-1 Pittsburgh Penguins

           Local: Heinz Field (estádio do Pittsburgh Steelers, da NFL)

           Público: 68.111 pessoas

2012 – New York Rangers 3-2 Philadelphia Flyers

           Local: Citizens Bank Park (estádio do Philadelphia Phillies, da MLB)

           Público: 46.967 pessoas

2013 – não aconteceu devido ao lockout que estava em andamento

2014 – Toronto Maple Leafs 3-2 Detroit Red Wings (SO)

           Local: Michigan Stadium (estádio da universidade de Michigan, na NCAA)

           Público: 105.491 pessoas


Imagens do Michigan Stadium em 2014

2015 – Chicago Blackhawks 2-3 Washington Capitals

           Local: Nationals Park (estádio do Washington Nationals, da MLB)

           Público: 42.832 pessoas

2016 – Montreal Canadiens 5-1 Boston Bruins

           Local: Gillette Stadium (estádio do New England Patriots, da NFL)

           Público: 67.246 pessoas

2017 – Chicago Blackhawks 1-4 St. Louis Blues

           Local: Busch Stadium (estádio do St. Louis Cardinals, da MLB)

           Público: 46.556 pessoas

2018 – New York Rangers 3-2 Buffalo Sabres (OT)

           Local: Citi Field (estádio do New York Mets, da MLB)

           Público: 41.821 pessoas

A origem de tudo


Não se espante se essa foto demorar a carregar de tão ‘pesada’

A ideia partiu do que é conhecido como o Heritage Classic, onde aconteceu o primeiro jogo em estádio aberto da história da NHL, em 2003. O Edmonton Oilers, que já tinha sugerido a ideia nos anos 80, não conseguiu implantar na ocasião. Demorou anos, até que o Commonwealth Stadium fosse o palco para o duelo entre Oilers e Canadiens.

Só aconteceram quatro jogos do Heritage Classic, todos na costa oeste do Canadá e todos os duelos envolvendo equipes do país (outros que jogaram foram Calgary Flames, Vancouver Canucks, Ottawa Senators e Winnipeg Jets). Habs e Oilers são os times com maiores aparições, duas cada. O último jogo aconteceu em 2016.

Confira aqui os duelos que já aconteceram:

22/11/2003 – Montreal Canadiens 4-3 Edmonton Oilers

           Local: Commonwealth Stadium (estádio do Edmonton Eskimos, da CFL)

           Público: 57.167 pessoas

20/02/2011 – Montreal Canadiens 0-4 Calgary Flames

           Local: McMahon Stadium (estádio do Calgary Stampeders, da CFL)

           Público: 41.022 pessoas

02/03/2014 – Ottawa Senators 4-2 Vancouver Canucks

           Local: BC Place (estádio do Vancouver Whitecaps, da MLS)

           Público: 54.194 pessoas

23/10/2016 – Edmonton Oilers 3-0 Winnipeg Jets

           Local: Investors Group Field (estádio do Winnipeg Blue Bombers, da CFL)

           Público: 33.240 pessoas

Expandindo a ideia


Minnesota é a casa do hóquei americano

Com a aceitação do Winter Classic, a NHL adotou o que é conhecido hoje como ‘Stadium Series’. Esses jogos da temporada regular também acontecem em estádio aberto. Desde a temporada 2013-14, acontece pelo menos uma partida (além do Winter Classic).

Ao todo, já aconteceram nove partidas (sendo quatro em 2014, recorde até então), onde até equipes da costa oeste americana sediaram ou fizeram duelos entre si! Seja em estádios de beisebol ou futebol americano. O desta temporada acontecerá no dia 23 de fevereiro de 2019, no Lincoln Financial Field (estádio do Philadelphia Eagles, da NFL) o duelo da Pensilvânia (ou revanche) entre Penguins e Flyers.

Lista dos jogos aqui:

25/01/2014 – Anaheim Ducks 3-0 Los Angeles Kings

           Local: Dodgers Stadium (estádio do Los Angeles Dodgers, da MLB)

           Público: 54.099 pessoas

26/01/2014 – New York Rangers 7-3 New Jersey Devils

           Local: Yankee Stadium (estádio do New York Yankees, da MLB)

           Público: 50.105 pessoas

29/01/2014 – New York Rangers 2-1 New York Islanders

           Local: Yankee Stadium

           Público: 50.027 pessoas

01/03/2014 – Pittsburgh Penguins 1-5 Chicago Blackhawks

           Local: Soldier Field (estádio do Chicago Bears, da NFL)

           Público: 62.921 pessoas

21/02/2015 – Los Angeles Kings 2-1 San Jose Sharks

           Local: Levi’s Stadium (estádio do San Francisco 49ers, da NFL)

           Público: 70.205 pessoas

21/02/2016 – Chicago Blackhawks 1-6 Minnesota Wild

           Local: TCF Bank Stadium (estádio do Minnesota Golden Gophers, da NCAA)

           Público: 50.426 pessoas

27/02/2016 – Detroit Red Wings 5-3 Colorado Avalanche

           Local: Coors Field (estádio do Colorado Rockies, da MLB)

           Público: 50.095 pessoas

25/02/2017 – Philadelphia Flyers 2-4 Pittsburgh Penguins

           Local: Heinz Field

           Público: 67.318 pessoas

03/03/2018 – Toronto Maple Leafs 2-5 Washington Capitals

           Local: Navy-Marine Corps Memorial Stadium (estádio da Marinha para os jogos da NCAA e Military Bowl)

           Público: 29.516 pessoas

Isso aí, galera! Ótima virada de ano a todos.

Texto contando mais detalhes sobre o Winter Classic aqui: https://www.si.com/nhl/2017/12/29/nhl-winter-classic-history-origin-nbc-sports

Eis mais uma super letrada do intrépido Vitor @Chaveatle Silva, que trouxe essa super matéria pra você começar 2018 já alucinado com muito esporte. Não percar o Winter Classic! Abs e FELIZ ANO NOVO, de toda a equipe do blog MAJOR SPORTS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.