especial

#NHL: Analisando promessas #1 – Kotkaniemi

Jesperi Kotkaniemi é o futuro de Montréal?

(Reprodução/YouTube.com)

Fala malucos por hockey! Nessa série que se inicia hoje, falaremos do futuro da NHL, mais especificamente dos jogadores que podem ser estrelas desse jogo daqui a alguns anos. Havia muitos nomes que eu poderia colocar aqui como: Elias Pettersson, o primeiro nome que deve vir na cabeça de vocês quando eu digo a palavra futuro, Ramus Dahlin? Mikko Rantanen? Aqui teremos espaço para todos eles.

Porque então eu escolhi Jesperi Kotkaniemi?

O finlandês de 18 anos, impressionou meses antes do draft e acredite, ele vem fazendo um barulho danado pelos lados canadenses. Além de seu talento que é notável, o garoto possuí muito carisma. Vou trazer textos de alguns scouts, além de trazer alguns vídeos e por fim minha opinião.

Análise de scouts

“Um center inteligente com um chute perigoso, Kotkaniemi possui um elevado QI de hóquei e determinação com as habilidades necessárias para fazer qualquer coisa no gelo. Posiciona-se bem e muitas vezes parece estar um passo à frente das jogadas. Domínio de Puck e  permitem que ele divida as defesas profissionais quando adolescente. Tamanho e porte decentes, um patinador muito capaz e com grande teto de evolução” (Matias Strozyk – 2017, para eliteprospects)

Um outro scout, colocou uma comparação bem interessante em pauta. “Comparar Kotkaniemi com Mikko Rantanen pode parecer perigoso, mas faz muito sentido. Em seu ano de draft, Rantanen jogou 56 jogos no SM-Liiga enquanto marcava 9 gols e acrescentou 19 assistências. Na temporada passada, Kotkaniemi marcou 10 gols e 19 assistências em 57 jogos na mesma liga. A diferença entre os dois é que Kotkaniemi está fazendo uma temporada completa antes de Rantanen.”

Ele ainda diz que Kotkaniemi passou de um dos jogadores mais subestimados do draft para um garoto que todos querem.” (Tom Hunter, para milehighhockey).

Porque escolher Kotkaniemi?

A questão é, porque Kotkaniemi é tão especial e porque especificamente Montréal foi atrás dele? Sua habilidade com puck, principalmente na zona ofensiva e a sua capacidade de conseguir dar qualquer tipo de passe, literalmente o transformou em um potencial center de elite. Algo que Montréal sofre há muito tempo, conseguir ter em seu elenco jogadores que consigam ser o centro das linhas e que consiga distribuir o puck com total naturalidade para que ele consiga o gol, ou então ele próprio desenvolver a jogada para concluir em gol. Kotkaniemi parece não só ser a solução do futuro, como já vem se tornando a solução no presente.

Suas habilidades vem se tornando melhores a cada partida que o finlandês disputa. O mais legal disso tudo é como ele consegue se moldar a cada em cada jogo, tentando coisas novas e diferentes. Como no vídeo abaixo, ele muda seu chute no último instante para buscar o canto oposto do goleiro:

Se bem trabalhado, o chute de Kotkaniemi pode vir à se tornar um dos mais perigosos da liga, alinhando velocidade e precisão. Como você pode ver no vídeo abaixo, ele simplesmente utiliza da sua habilidade de passador para fazer com que o defensor pense que ele vai fazer o passe, mas, na verdade, ele faz o chute e não poderia ser mais preciso:

Opinião final

Se Montréal acertou ao escolher na terceira escolha geral o jogador finlandês? Até o momento sim, agora se você quer saber se ele se tornará um dos grandes jogadores da próxima geração da NHL? Isso o tempo dirá. Mas os indícios são grandes, patinação inteligente, velocidade de transição, possibilidade de desenvolvimento de um slapshot potente e preciso, além de ser um jogador habilidoso de primeira classe. Com o tempo ele deve ganhar mais massa e se tornar mais forte o que lhe trará mais vantagem física em certas jogadas e nós sabemos que isso é fundamental com a evolução e com o nível que a NHL atual exige, você precisa estar sempre preparado para tudo.

Os números de sua primeira temporada com 4 gols e 15 assistências são interessantes e devem crescer ainda mais, seu futuro na liga parece grandioso e eu não perderia de prestar mais e mais atenção nele dentro do gelo.

Eu sou Augusto e o intuito da série é abrir os olhos de vocês para esses jovens talentos que podem dominar a NHL nos próximos anos, esse foi o texto piloto e vocês podem mandar sugestões aí embaixo, qual o próximo jogador que você quer ver aqui?

Nosso Rookie, Augusto Edinger, pode ser encontrado no twitter @gutoedr, e temos que falar, ele também é um fênomeno! Augusto escreve essa série de novos talentos especialmente para o blog MAJOR SPORTS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.