Copa do mundo

#TOP10 – SELEÇÕES EM COPAS DO MUNDO

Já que o MajorSports Blog está fazendo a série com os melhores jogadores de cada time por seus torcedores, resolvi fazer o top ten das maiores seleções da história das Copas do Mundo.

Complicado hein? Provavelmente as 3 maiores são unanimidade, mas tem muitas seleções geniais pouco faladas.

Vem conosco!!!!

10 – Espanha 2010

A seleção do Tiki Taka dominou o mundo entre 2008 e 2012. O auge dessa grande equipe foi na Copa da África, com a reinvenção do futebol total, com muita posse de bola e muita movimentação. A mescla de jogadores do Real Madrid e Barcelona deu muito certo nesse time que tinha como cérebro o meia Xavi. Finalmente a tão decantada geração espanhola alcançou seu ápice.

Que timaço!!!


 9 – Uruguai 1950                    

Quando nos lembramos da Copa de 50, só vem na cabeça a imagem do goleiro Barbosa se lamentando e a crítica especializada culpando a falha do goleiro. Mas do outro lado tínam uma grande seleção Uruguai liderada por Ghiggia e Schiaffino, pelo lendário goleiro Maspoli e o capitão Obdulio Varela. O time que calou 200 mil pessoas no Maracanã. Um fantasma que assombrou a seleção brasileira por muitos anos.


8 – Brasil 2002

A única seleção campeã com 7 vitórias em uma Copa do Mundo. O irresistível ataque com Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho vivendo seu auge, uma defesa bem postada, Marcos segurando as pontas debaixo das traves, liderado por Luis Felipe Scolari. Atingiu seu ápice na final tranquila contra a excelente Alemanha, derrubando o então melhor goleiro da Copa Oliver Khan.


7 – França 1998

Allez Les Bleus!!! A grande seleção francesa de 1998 liderada por Zinedine Zidane, com Djorkaeff, Deschamps e ainda os jovens Henry e Trezeguet teve um começo de Copa conturbado com expulsão do craque Zidane na primeira fase. O time tomou forma durante a Copa, e muitas vezes é subestimada por considerarem que só foi campeã por causa da convulsão de Ronaldo antes da final. Esse grande time ganhou a Copa e a Euro na sequência com futebol muito técnico.


6 – Alemanha 1974

A seleção Alemã já mostrara sua qualidade na Copa de 70 com o terceiro lugar da jovem seleção. A base alemã era o multicampeão Bayer de Munique, e tinha como líderes Fraz Beckembauer, um dos maiores jogadores da história do esporte, o goleiro Sepp Maier e o matador Gerd Muller. Venceram a Euro 72 e chegaram a Copa como anfitrião e favorito junto com o Carrossel Holandês. A equipe sofreu uma derrota estranha para a Alemanha Oriental na primeira fase, evitando o confronto precoce contra a Holanda. A manobra deu certo com as equipes se enfrentando na final. O time do Kaiser venceu a final de virada contra a tão elogiada seleção holandesa, e mum jogo tático perfeito.



5 – Hungria 1954

 

Ah os Mágicos Mariares. A avassaladora seleção da Hungria da década de 50 marcou época!!! Com muita movimentação e preparo físico invejável, eles dominaram a Europa na década de 50, com o maior ataque já visto na Europa. A equipe liderada por Puskas e Kocsis teve o melhor ataque da história das Copas com 30 gols. Infelizmente perderam a final da Copa para Alemanha por 3 a 2, com Puskas baleado na final. Outro time que será muito lembrado na história apesar de não vencerem a Copa.


4 – Brasil 82

 A brilhante seleção de Telê Santana encantou o mundo nos anos de 80 a 82. Falcão, Sócrates, Zico, Junior e Cerezo. Mais uma equipe lendária que não foi campeã. Foi derrotada pela metódica e bem organizada seleção Italiana na Tragédia do Sarriá. O Brasil e boa parte do mundo chorou com a derrota daquele time, todos achando que era o fim do futebol arte.


3 – Holanda 74

Com o terceiro lugar temos mais uma equipe que encantou, mas não venceu: o Carrossel Holandês de 1974. A geração de Cruyff, Neeskens e Resenbrink praticou o futebol total, em que os jogadores não tinham posição fixa, o que confundia demais seus adversários. A seleção atropelou todos os adversários até a final contra a Alemanha, incluindo Brasil, o atual campeão. Infelizmente perdeu a final para a também incrível seleção Alemã. A equipe chegou a final também em 78, mas já não tinha a mesma magia e nem o craque Cruyff, aposentado da seleção após a final de 74.


2 – Brasil 58

A Copa de 58 seria o momento de acabar com todo o estigma de que o Brasil não conseguia vencer grandes torneios contra os europeus. No começo da Copa, Vavá, Garrincha e Pelé, com 17 anos, era reservas da equipe, mas após um empate com a Inglaterra, Vicente Feola colocou em campo Garrincha e Pelé e a mágica apareceu. Uma seleção genial com Pelé, Garrincha, Vavá e Didi desfilou pelas partidas seguintes, marcando 10 gols entra semifinal e final, coroando essa grande seleção. Garrincha e Pelé nunca perderam uma partida pela seleção jogando juntos.


1 – Brasil 70

No nosso primeiro lugar não teria como estar outra seleção. A brilhante seleção de 70 que tinha 5 camisas 10 no time titular… a canhota de ouro de Gerson, o elástico de Rivelino, a visão de jogo de Tostão, a explosão de Jairzinho e o mito Pelé. Eu gostaria de ter visto esse time ao vivo. Passeou durante a Copa vencendo todos os jogos, sendo 3 equipes campeãs mundiais. Um time que não se repetiu e provavelmente nunca mais veremos nada igual.


Esse foi o nosso Top Ten das seleções mundiais em Copas, logo teremos mais!!!! Nesta série.


Entre uma corrida na praia de Itapuã e uma cerveja no Farol da Barra o sempre competente Baiano-Paulista Caio (@caiofilipi) colaborou mais uma vez para o Major Sports Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.