baseball

NPB 2019: Preview da Temporada do Pro Yakyu

NPB_logo

Slogan da NPB


Olá leitores do Major Sports Blog, vamos falar sobre a temporada 2019 da Nippon Professional Baseball !!!

Tudo começou na última sexta-feira 29/03 com rodada e casa cheia.

Banner NPB

A pré-temporada praticamente terminou com a aposentadoria do monstro Ichiro Suzuki em pleno Tokyo Dome marcando o início da temporada regular da MLB.

Na ocasião, o publico presente ficou muito emocionado com a despedida de um dos seus maiores ídolos contemporâneos. A emoção foi tão grande que até mesmo o mais novo nipônico na MLB, Yusei Kikuchi, foi às lágrimas quando recebeu um abraço do mito no momento em que esse saia de campo… Muita emoção… pra japonês chorar ao vivo na TV, imagina o nível de emoção que tomou conta do Tokyo Dome.

O calendário da NPB está agendado e organizado da seguinte forma:

  • Opening Day para as duas ligas – 29 de Março
  • Jogos Interligas – de 4 a 23 de Junho
  • All Star Games:
    • Fresh All Star Game – 11 de Julho – Local: Rakuten Seimei (Casa dos Eagles)
    • All Star Game #1 – 12 de Julho – Local: Tokyo Dome (Casa do Giants)
    • All Star Game #2 – 13 de Julho – Local: Koshien Stadium (Casa do Tigers)
  • Climax Series *
    • First Stage – 5 de Outubro
    • Final Stage – 9 de Outubro
  • Nippon Series
    • Game 1 – 27 de Outubro

(*Para quem nunca acompanhou o Pro Yakyu (Baseball Profissional Japonês), talvez não conheça a Climax Series. É uma espécie de Playoffs da NPB, onde se classificam os 3 melhores times de cada liga. Foi introduzido em 2007, pois, até então a Nippon Series era um confronto dos campeões  de cada liga se enfrentando em 7 jogos. A regra de classificação, também conhecida por First Stage, é um tanto peculiar: na primeira fase o segundo e o terceiro colocados de cada liga se enfrentam em uma série de 3 jogos na casa do time de melhor campanha, o vencedor enfrenta o melhor time da temporada regular (o campeão declarado pela liga) na final, conhecida como Final Stage, em uma série de 6 jogos… mas o campeão da liga começa o confronto com “1 a 0” de vantagem na série. Os campeões desta fase final se enfrentam na Nippon Series)

Por isso prepare-se, pois, vem ai muito baseball da terra do imperador!


Vamos ao que interessa. Para esse ano não farei um Power Ranking de abertura muito complexo, mas dividirei os times em 3 grupos:

Favoritaços – Levam o Selo Ichiro, pois, são barbadas para chegar na Climax Series

Meio a meio – Levam o selo Shohei Ohtani, pois, não sabemos se chegarão ou se ficarão pelo caminho, como o nosso querido jogador que pode rebater e arremessar bem, mas quebra todos os estatisticos de plantão e os jogadores de fantasy da MLB que nunca sabem se ele arremessa ou rebate.

Sem chance – Levam o selo Coronel Sanders (Fundador do KFC), que teve a sua estátua jogada no fundo do canal Dotonbori em Osaka para celebrar o último titulo do Hanshin Tigers e virou maldição, ou seja, o time não ganhou mais nada desde que ele afundou. =)


Vamos lá então:

Favoritaços (Selo Ichiro):

Central League

Tokyo Yomiuri Giants e Hiroshima Toyo Carp

São barbadas para estar na Climax Series e brigarão a temporada toda pelo título da CL. O Carp é o atual campeão e chegou nas últimas 3 Climax Series e mesmo perdendo o seu melhor jogador para o Giants, ainda tem muita potencia e um jogo coletivo forte. O Giants como citei, tirou de Hiroshima o melhor rebatedor da CL e MVP dos últimos 2 anos Yoshihiru Maru. Vem forte demais! Fiquem de olho, pois, o “Império do Mal” Nipônico quer a Nippon Series de qualquer maneira esse ano.

Pacific League

Fukuoka Softbank Hawks e Saitama Seibu Lions

Os Hawks estão aqui pelo que vem fazendo a pelo menos 5 anos: chegando na Nippon Series. Se no ano passado eles não conseguiram levar a PL, esse ano vem favoritos. Já os Lions… bom, perderam o seu Ace para a MLB é verdade, mas manteve a base ofensiva e ainda renovou um baita contrato com o garoto Hotaka Yamakawa que foi o líder em HR em 2018 do lado da PL, certeza de briga boa no topo e dessa vez a chance de com mais experiência não pipocarem como fizeram no ano passado.


Meio a meio (Selo Ohtani)

Central League

Hanshin Tigers e Tokyo Yakult Swallows

Então… O Tigers montou um bom time em 2018 e ficou muito aquém do que a apaixonada torcida de Kansai esperava, tanto que ao final o grande Ironman, Tomoaki Kanemoto (que foi um monstro jogando, digassidipassagi…), decepcionou no comando do time e o time ficou fora da Climax Series… Vamos ver se o comando do grande Yano (outro grande ex-Jogador do Tigers) o time embala. Já pelos lados de Jingu, os passaros pretos que não inspiraram confiança nenhuma na temporada passada foram carregados nas costas pelo seu Slugger, Tetsuto Yamada, que chegou até a ser cogitado na MLB. Vamos ver se ele terá outra temporada de MVP como em 2018 ou um verdadeiro buraco como em 2017 em que o time da capital quase o dispensou.

Pacific League

Hokkaido NipponHam Fighters e Orix Buffaloes

Os Fighters estão em reconstrução (inclusive de estádio rs) e esperam muito do garoto Kotaro Kiyomiya para essa temporada, lembrando que 2018 ele passou boa parte da temporada nas minors de Hokkaido. Em Osaka, o sempre jovem time do Buffaloes pode surpreender novamente. Nas duas últimas temporadas esperavam campanhas horrorosas e o time fechou no meio quase beliscando a Climax, vamos ver se os garotos conseguem finalmente derrubar algum favorito.


Sem Chance (Coronel Sanders)

Central League

Chunichi Dragons e Yokohama DeNA BayStars

Nem vou me alongar, mas são dois times opostos em termos de valores individuais, enquanto os Dragons tem um time envelhecido em termos de talentos, o BayStars tem apostado nos garotos. Não vejo como times para brigar pelo título. O único ponto para ficar de olho é no nosso querido Neftali Soto (ex-MLB) que foi o campeão de HR de 2018 e que se tiver uma temporada boa pode ajudar a ótima molecada de Yokohama a sonhar mais alto.

Pacific League

Chiba Lotte Marines e Tohoku Rakuten Golden Eagles

Também não tenho o que falar dos Marines e dos Eagles… O primeiro não conseguiu encaixar o seu jogo com as ideias do seu técnico e os Eagles… parece me que os Eagles ainda vivem da esperança de encontrar o novo Masahiro Tanaka para viver dias melhores. Nenhum dos dois devem brigar no topo da tabela.


Palpites do colunista:

Campeões de Liga

  • Central League – Tokyo Yomiuri Giants
  • Pacific League – Saitama Seibu Lions

Campeões da Climax Series

  • Central League – Tokyo Yomiuri Giants 
  • Liga Pacífico – Fukuoka SoftBank Hawks


Nippon Series

  • Campeão – Tokyo Yomiuri Giants

boy1

É isso… Por hoje é só! Espero que seja esclarecedor e dê um panorama do que vem por ai nessa temporada da NPB.

Na próxima semana sai o primeiro Power Ranking da temporada com o que houve de melhor nas primeiras 2 semanas de NPB em 2019!

Acompanhe o blog e os nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram, pois, qualquer novidade, classificação e resultados das partidas serão divulgados regularmente. Curta, compartilhe e comente!

Finalmente teremos baseball no mundo com a volta das atividades da NPB e da MLB.

Até a próxima!

Banner NPB

#Sports4Life

Ricardo “Nozu” é colunista exclusivo do Major Sports Blog, ex-jogador do Bacamartes de São Paulo e é torcedor do Hanshin Tigers da Liga Central.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.