Uncategorized

‘Rivalidades’ – Futebol Nacional (Interior de SP)

Segunda semana de texto da série ‘Rivalidades’. Os duelos paulistas que são grandes clássicos locais.

O futebol paulista é vasto e com muitas histórias. Com o pedido para o grande letrado do esporte bretão do interior do estado, Artur ‘Hermano’ Nunes, um top 10 dos clássicos paulistas.

Simbora:

#10 – Assissense x Vocem

O dérbi de Assis abre os trabalhos. Disputado regularmente desde 2014, é um duelo onde é disputado basicamente da ‘segunda’ divisão do futebol do estado.

Em 12 jogos, são seis vitórias do Vocem, quatro do Assissense e dois empates. No último confronto na ‘bezinha’, o dérbi terminou sem gols.

#9 – União Barbarense x Inter de Limeira

Duelo entre equipes centenárias e próximas (cidades ficam a 30 minutos de distância), que tiveram seus momentos de glória no passado. A Inter de Limeira, campeã Paulista em 1986. O União Barbarense, campeão da série C do Brasileiro, em 2004.

Hoje, as equipes lutam por dias melhores. Os últimos jogos foram pela primeira fase da Copa Paulista de 2018, com uma vitória para cada lado (1×0 União e 2×1 Inter).

#8 – Jabaquara x Portuguesa Santista

Times tradicionais da cidade de Santos que fazem o Clássico das Colônias (ou das Praias). Cada equipe é oriunda de países ibéricos: a Briosa foi fundada por portugueses e o Jabaquara por espanhóis.

Último clássico foi em 2016, pela ‘bezinha’. Terminou igual, 2×2.

#7 – Taubaté x São José

Duelo do Vale do Paraíba. Clássico esse que já decidiu um Paulista. Em 1979, os times decidiram a até então divisão intermediária do estadual. Vitória e título para o Taubaté (2×1). As cidades também fazem rivalidades em outras modalidades como futsal e vôlei.

Último clássico que se tem registro aconteceu em 2015, pela série A3. Empate por 1×1.

#6 – Paulista x Ituano

Cidades próximas e um clássico com rivalidade. O Ituano tem tido mais sucesso recente, fazendo bons trabalhos no estadual (sendo campeão em 2014 – último time do interior). O Galo da Japi, por sua vez, é o atual campeão da ‘bezinha’.

Em 2016, os times se enfrentavam pela última vez na Copa Paulista. Válido pela primeira fase, o Paulista terminou melhor com uma vitória (3×1) e um empate (0x0).

#5 – Noroeste x Marília

Norusca e MAC tem uma rixa antiga, graças a um duelo que terminou em batalha campal e internação do juiz após uma arbitragem contestável, segundo os relatos deste embate.

Figurinhas conhecidas do fã de futebol de SP, o último clássico foi pela A3 em 2018. Vitória do norusca, por 1×0.

#4 – Ponte Preta x XV de Piracicaba

Clássicos de times alvinegros e com tradição em território paulista. Eram figurinhas carimbadas da elite há um tempo, mas a queda do XV deu uma pausa no confronto.

Em 2016, os rivais se enfrentaram pela A1. Vitória do time de Piracicaba, por 1×0.

#3 – Comercial x Ferroviária

Clássico Come-Ferro tem história, no campo, e nas proximidades entre as cidades de Araçatuba e Ribeirão Preto. No histórico, o equilíbrio é predominante. São 43 vitórias da Ferrinha, 42 do Bafo e 34 empates.

O duelo foi disputado pela última vez pela Copa Paulista deste ano. Foram duas vitórias por 1×0, uma para cada equipe.

#2 – Botafogo/SP x Comercial

lance do jogo pela serie a1 do campenato paulista comefogo entre botafogo e comercial no estadio santa cruz em ribeirao preto 28 jan 2012 foto j f pimenta especial

O tradicional Come-Fogo, onde os times disputam até jogadores convocados para a Seleção Brasileira e já se enfrentaram pelo Brasileiro, em 1978. O ex-lateral Ferreira, que defendeu as duas agremiações, afirmou em um livro que ‘nem Flamengo e Vasco, e Sport e Santa Cruz, chegam aos pés do Come-Fogo’.

2014 foram os últimos clássicos oficiais, também pela Copa Paulista. Um empate (1×1) e uma vitória do Comercial (3×0). Em ambas, o Bafo teve um jogador expulso.

#1 – Guarani x Ponte Preta

Era certo que o Derby Campineiro seria o primeiro colocado. É um duelo ‘exceção a regra’, já que é um clássico conhecido em todo o Brasil. Foram vários anos dos times na elite do futebol nacional, especialmente na década de 90. O duelo é muito acirrado, com 66 vitórias bugrinas, 64 da macaca e 64 empates.

O último jogo entre as equipes foi válido pela série B do Brasileiro, no sábado. Empate por 0x0.

E você, torcedor. Sentiu falta de algum clássico? Lembranças marcantes de algum desses embates? Deixe nos comentários.

Amanhã, as fronteiras do Brasil serão atravessadas: duelos Sul-Americanos. Até lá.

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.