Uncategorized

‘Rivalidades’ – Futebol Sul-Americano

Sétimo texto da série ‘Rivalidades’ cruzando as fronteiras sul-americanas para falar dos grandes jogos.

Ah, o futebol. Esporte popular não apenas no Brasil. Em quase todo o continente é o mais querido das modalidades.

Mais uma vez, uma lista com o top 10 dos clássicos na América do Sul. Assim como foi no futebol do interior de SP, a cortesia dos confrontos e a montagem do #10 ao #1 é do intrépido Artur ‘Hermano’ Nunes.

#10 – Alianza Lima x Universitario

Dois times populares no Peru, que juntos tem 67% da torcida de toda a torcida peruana de clubes. O Alianza Lima é mais conhecido do torcedor, além de chegar a duas semifinais de Libertadores nos anos 70, é a equipe que sofreu um trágico acidente aéreo em 1987. O Universitario, por sua vez, chegou mais longe na competição continental (vice em 1972) e tem mais títulos locais que seu rival (26×23).

Pelo campeonato peruano de 2019, o Universitario venceu os dois jogos (3×2 no Apertura e 1×0 no Clausura).

#9 – Barcelona (EQU) x Emelec

O duelo é conhecido como ‘Clássico del Astillero‘, ou ‘El Partido Imortal‘. É a maior rivalidade do futebol equatoriano. Confronto esse que já decidiu vaga para uma semifinal de Libertadores, em 1990. A equipe de Guayaquil passou para a semifinal após um empate (0x0) e uma vitória (1×0).

Só esse ano, foram 4 jogos disputados entre amistosos e campeonato nacional. Foram duas vitórias do Barcelona, um empate e uma vitória do Emelec.

#8 – Cerro Porteño x Olimpia

Superclássico do Paraguai. A dominância do Olimpia no país e grande, com seus 43 títulos do campeonato de seu país, como é o único time paraguaio a conquista a Libertadores em três oportunidades. Em 1979, alcançou o feito da quadrupla coroa conquistando Paraguaio, Libertadores, Copa Interamericana e Mundial no mesmo ano. O Cerro tem crescido no futebol local e seu sucesso é notório desde a década de 90. Ainda não tem um título internacional, mas rivaliza com o La O pela glória do futebol guaraní.

Esse ano foram três jogos disputados pelo campeonato paraguaio. Dois empates e uma vitória do Olimpia.

#7 – San Lorenzo x Huracan

Rivalidade da cidade de Buenos Aires, mais precisamente entre dois bairros vizinhos da capital argentina: Boedo e Parque Patricios. A vantagem do time do Papa Francisco no duelo é grande (78 vitórias do San Lorenzo, 41 vitórias do Huracán e 41 empates).

Em 2019, as equipes se enfrentaram pela copa da Superliga. Deu San Lorenzo nos pênaltis, após dois empates sem gols.

#6 – Colo Colo x Universidad Catolica

É um dos três clássicos mais tradicionais do Chile, conhecido como ‘Albo-Cruzado’. Porém, Catolica e Colo Colo tem vários embates em Libertadores, como os títulos conquistados a nível continental nos anos 90. Na competição sul-americana mais importante, são 16 jogos com um equilíbrio muito grande (6 vitórias do Colo Colo, 5 empates e 5 vitórias da Catolica). No geral, a vantagem do El Cacique é gigantesca.

As equipes fazem uma das semifinais da Copa Chile em dezembro.

#5 – Millonarios x Santa Fe

Clássico da cidade de Bogotá, também intitulado de ‘El Clássico Capitalino‘, por se tratar não só dentro de campo, como também pela briga de classes. Enquanto o time azul se concentra ao norte da capital colombiana (classe rica), o time vermelho fica ao sul (classe média). Esse duelo já valeu vaga para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana de 2018, onde deu Santa Fe nos pênaltis.

Assim como o clássico do Equador, foram 4 duelos entre os times (todos válidos pelo campeonato colombiano). São duas vitórias do Santa Fe e dois empates.

#4 – Universidad de Chile x Colo Colo

O Superclássico chileno. São ‘apenas’ 50 títulos do campeonato local em campo. Assim como é nos duelos contra a Catolica, La U também ostenta uma competição continental (Sul-Americana 2011) após anos de vacas magras durante a década passada.

Pelo campeonato local, dois jogos com um empate (1×1) e uma vitória do Colo Colo (3×2) em 2019.

#3 – Peñarol x Nacional

O Clássico do Futebol Uruguaio. As equipes referências quando se fala dos times do país vizinho. Nacional e Peñarol dominam o futebol local, além de nada menos que oito Libertadores e seis Mundiais somados entre as equipes, mostrando a dimensão que é esse confronto. Também é o duelo mais antigo de toda a América do Sul, sendo disputado há 119 anos.

Neste domingo, vai acontecer mais um superclássico. Nacional lidera o campeonato, mas o Peñarol vem de sete vitórias nos últimos oito jogos.

#2 – Racing x Independiente

O Clássico de Avellaneda tem suas particularidades. Não só por se tratar do Rei de Copas, e sim de um fato que os estádios das equipes ficam no mesmo quarteirão! A proximidade entre os times potencializa o confronto. Mesmo com o sucesso do Independiente no território sul-americano, o Racing leva a melhor em títulos locais (18×16).

O último confronto entre as equipes foi pelo Torneio de Verão. Empate por 1×1 e vitória do Rojo nos pênaltis (3×1).

#1 – Boca Juniors x River Plate

Soccer Football – Copa Libertadores Final – Second Leg – River Plate v Boca Juniors – Santiago Bernabeu, Madrid, Spain – December 9, 2018 Boca Juniors’ Julio Buffarini in action with River Plate’s Enzo Perez REUTERS/Sergio Perez

Outra barbada. Não é só o maior clássico da Argentina, como tem crescido nos últimos anos a nível mundial com decisões épicas nos campeonatos continentais. É muito equilibrado em número de torcedores, nos embates e em títulos. A rivalidade é notada quando os times entram em campo e a atmosfera, seja em La Bombonera ou no Monumental de Nuñez, é sentida por quem acompanha o futebol. Simplesmente único.

Aqui vai uma exceção, pois a última decisão da Libertadores é digna de seu espaço. Em 2018, os times protagonizaram a maior final da história da América do Sul, com vitória do River Plate.

E você, torcedor. Alguma lembrança de um momento destes confrontos? Faltaram outros? Deixe nos comentários.

Amanhã, é do campo para as quadras de basquete. A NBA será a bola da vez. Até lá.

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.