Uncategorized

‘Rivalidades’ – NHL (além do Original Six)

Segundo texto sobre a NHL na série ‘Rivalidades’. Agora, é para falar dos times além do Original Six.

No texto anterior, foi explicado o período do Original Six e as rivalidades que nasceram entre as seis equipes. Com a expansão da liga anos mais tarde, muitos outros clássicos foram surgindo.

O espaço será dedicado aos demais times, sejam entre si ou incluindo o Original Six, para abordar outros duelos.

Um é bem famoso: New York Rangers x New Jersey Devils. Conhecida como a batalha do Rio Hudson, os times vizinhos já se cruzaram muito em playoffs, sendo a mais marcante delas nos anos de 1994 e 1995. Em cada uma dessas temporadas, um time foi campeão.

Em 1994, a série foi para sete jogos com direito a gol salvador nos 10 segundos finais do terceiro período do Devils (que não impediu a eliminação). No ano seguinte, em um cenário semelhante ao do Atlético/MG, NJ teve seu troco.

Na campanha de 95, o Devils espantou seu fantasma na conquista da Stanley Cup contra o rival Philadelphia Flyers, onde forma outra grande rivalidade na liga. Duelo esse que tem o nome de batalha dos Turnpikes. No período da divisão Atlântico, os times somaram 15 conquistas de divisão (9×6 Philadelphia).

Phila também tem em seu vizinho, Pittsburgh, outra rivalidade que está como uma das mais intensas da liga na batalha da Pensilvânia entre Flyers e Penguins.

Times oriundos da segunda expansão de 1967, os duelos mais ‘pegados’ ganharam força em 2012 na semifinal do Leste. Os times somados tiveram 45 gols (recorde em uma série) e 309 minutos de penalidades nos seis jogos. Potencial grande para aumentar ainda mais a disputa.

Philadelphia e Nova York também não se bicam, como vem nos duelos entre Rangers e Flyers. Rivais de divisão desde 1974, os jogos entre os times são verdadeiras guerras, seja no gelo ou entre as torcidas. Se você está começando a acompanhar a NHL, tenha em mente que essa rivalidade não é pouca coisa.

Ainda no Leste, um clássico caseiro entre Rangers e New York Islanders. Esse com um pouco mais de imposição midiática do que no gelo, por ser uma rivalidade mais forte entre as torcidas. O sucesso nos anos 80 do Isles (4 SC seguidas) contribuiu para fomentar a batalha de Nova York.

Indo para a capital americana, outro duelo que ganhou força nos últimos 10 anos é Washington Capitals x Pittsburgh Penguins. Os encontros em pós-temporada e seus astros, Alexander Ovechkin e Sidney Crosby, criaram uma atmosfera diferente quando os times se encontravam.

Até o inédito título do Caps, a ‘freguesia’ diante do rival era grande. Mas na campanha do título, Washington tirou seu Golias para chegar a sua tão sonhada taça.

Partindo para a outra conferência, a rivalidade crescente entre Chicago Blackhawks e St. Louis Blues. Os times estão sempre na mesma divisão há 49 anos e a cena mais comum são as brigas entre os jogadores. Nesta década, a animosidade entre eles cresceu mesmo com o sucesso recente de ambos na NHL, vencendo 4 SC entre 2010 e 2019.

Agora no Canadá para falar de outro clássico intenso: a batalha de Alberta entre Calgary Flames e Edmonton Oilers. Nos anos 80, o Oeste era deles. No período de ouro do Oilers, foram 5 títulos contra apenas um de Calgary. No geral, o Flames leva a melhor (127-118-18).

Na Califórnia, Los Angeles Kings e San Jose Sharks têm história. As franquias surgiram em 1967, mas a primeira partida entre eles só aconteceu em 1991. SJ teve seu primeiro gostinho ao passar o carro no LAK de Wayne Gretzky (4-0) e encerrar sua era no time em 1995. Quase 20 anos depois, foi a vez do Kings virar um 0-3 em uma melhor-de-7, se tornando apenas o quarto time na NHL a conseguir o feito.

Ficou algum confronto de fora? Algum momento marcante? Deixe nos comentários.

Amanhã, uma viagem no universo esportivo para abordar mais rivalidades. Até lá.

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.