esporte

Natal e NBA

Post natalino para contar um pouco da relação entre liga e a mais famosa das datas festivas com mais algumas curiosidades envolvidas.

Os jogos no dia 25 de dezembro na liga profissional de basquete dos Estados Unidos começou logo em sua segunda temporada, no ano de 1947. A primeira partida aconteceu na ‘Meca’ do basquete, o Madison Square Garden, onde o New York Knicks venceu o Providence Steamrollers por 89-75.

Desde então, a data foi ganhando sua notoriedade e ficou bastante popular entre os fãs da NBA, onde os times que são selecionados para a rodada natalina são, senão as melhores, aqueles que possuem um enorme atrativo, dado o tamanho da importância do dia 25/12.

Além da ‘honraria’, vale ressaltar que das ligas profissionais americanas, apenas a NBA é figura carimbada no natal, assim como a NFL é para o dia de Ação de Graças. Os jogos de futebol americano nesse feriado só acontece quando a data cai no fim de semana e ainda são partidas selecionadas a dedo pela liga. Na MLB, é período de inter-temporada. Na NHL, um acordo estabeleceu que a liga pára na véspera, no dia e pós-Natal, voltando suas atividades depois de três dias. A exceção vai para o futebol americano universitário com o Hawaii Bowl.

Curiosidades

  • O Knicks é o time com mais partidas disputadas no natal (53). É o que mais ganhou (22) e o que mais perdeu (31);
  • Os times mandantes tem ampla vantagem. São 142 vitórias contra 75 dos visitantes;
  • Dos 30 times da NBA, apenas dois não participaram da rodada do dia 25: Charlotte Hornets e Memphis Grizzlies;
  • O maior jejum de um time sem aparecer no natal pertence ao Atlanta Hawks. Sua última partida disputada nessa data foi em 1989;
  • O melhor aproveitamento no natal é do Miami Heat (12-2). O pior é dividido entre Toronto Raptors e New Orleans Pelicans, com nenhuma vitória (0-1 e 0-4 respectivamente);
  • Como jogadores e técnicos, Doc Rivers e Phil Jackson são os mais famosos a terem participado da partida das duas formas. P-Jax, inclusive, ganhou seu milésimo jogo da carreira em 2008, na rodada natalina;
  • O jogador que mais disputou a rodada de Natal, e o maior pontuador, é Kobe Bryant. São 16 jogos e 395 pontos (24,7 de média);
  • Em uma partida, o recorde de pontos pertence a Bernard King (60) em duelo contra o Boston Celtics, em 1984.

Duelos históricos

  • Como já dito antes, os 60 pontos de Bernard King contra o Celtics;
  • No ano seguinte, Nova York buscou a virada contra o Celtics de Larry Bird depois de estar perdendo por 25 pontos;
  • Em 1986, Patrick Ewing foi o herói para o Knicks. Agora contra o Chicago Bulls de Michael Jordan. Cesta no estouro do cronômetro;
  • Oito anos mais tarde, sem MJ, foi a vez de Scottie Pippen assumir o protagonismo em uma partida épica;
  • Após a saída de Shaquille O’Neal para o Heat, o primeiro encontro entre Kobe e Shaq aconteceu no Natal de 2004 e a última bola na mão do astro angelino;
  • A vitória 1000 de Phil Jackson em 2008;
  • A temporada de 2011 começou no natal devido ao lockout que aconteceu após o término do último campeonato. O atual campeão não viu a cor da bola contra o Heat de LeBron James, enquanto Derrick Rose, MVP de 2010-11, decidia para o Bulls em LA;
  • O mais recente em questão de emoção, foi a reedição da final de 2016 onde Kyrie Irving decidiu e manteve a escrita de carrasco do Golden State Warriors.

Em 2019

A rodada manterá seus cinco jogos, começando as 14:00 no horário de Brasília. Por infelicidade, dois duelos estarão comprometidos no papel. O que não quer dizer que teremos partidas ruins. Um resumo de cada confronto (todos com transmissão no Brasil pela ESPN).

14:00: Toronto Raptors x Boston Celtics
Duelo entre rivais de divisão abrindo os trabalhos. Toronto, que volta a jogar no dia 25 depois de 18 anos, é o atual campeão e quarto colocado no Leste (cinco vitórias nos últimos seis jogos), mas que não terá seus pivôs Pascal Siakam e Marc Gasol. Os Celtas estão em segundo na conferência e também vêm em sequência positiva. Promessa de um grande jogo no Canadá.

16:30: Philadelphia 76ers x Milwaukee Bucks
O líder do Leste viaja a Philadelphia para manter o modo rolo-compressor ligado. São apenas duas derrotas desde novembro! Já o Sixers vem oscilando nas últimas semanas. O duelo coloca frente a frente o melhor ataque contra a terceira melhor defesa. É outra partida com todos os ingredientes para ser espetacular.

19:00: Houston Rockets x Golden State Warriors
A primeira baixa da rodada. Como os jogos são definidos em julho, não havia bola de cristal que previu a ausência de Stephen Curry que só deve voltar ao time por meados de fevereiro/março. Cheio de desfalques e na lanterna do Oeste, o Golden State vai a Houston encarar James Harden e companhia. Além da péssima campanha, outro fato que assusta: Rockets tem mais derrotas (9) do que o Warriors tem de vitórias (7) no campeonato. Se a molecada de San Francisco relaxar, a tendência é que seja um passeio do lado vermelho do Texas.

22:00: Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers
Duelo que virou a partida ‘Sessão da Tarde’ no Natal dos últimos anos: é repetido, mas todo mundo assiste. Ao invés de apenas um time mandar na cidade, os dois estão voando. King James comanda um Lakers imponente em 2019-20, mas que perdeu suas últimas três partidas. Seu vizinho tem tido problemas quando sua principal estrela, Kawhi Leonard, fica de fora (4-5). Com todos a disposição, será o melhor duelo da noite natalina neste ano.

00:30: Denver Nuggets x New Orleans Pelicans
Outra baixa que será bastante sentida. Zion Williamson ainda não estreou oficialmente na NBA e NOLA só está a frente do Warriors no Oeste. Denver, que está entre os cabeças novamente graças a seu pivô, Nikola Jokic, é o franco favorito ao confronto que assim como em Houston, pode ser um monólogo se algo anormal não acontecer no Colorado.

Se programe e não perca mais uma rodada natalina da NBA. Para o fã, é uma tradição. Para quem está começando, é uma chance única de ver várias estrelas atuando em sequência. Não perca!

Categorias:esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.