baseball

MLB 2020 – Prévia: AL West


O beisebol está de volta, em uma temporada de 2020 atípica devido a pandemia gerada pelo COVID-19. Prévias começando pela divisão Oeste da Liga Americana, que foi agitada também fora de campo.

Houston Astros


Campanha em 2019: 107-55 (campeão da AL West; perdeu a World Series)
O ano de Houston poderia ser lembrado positivamente por vários motivos como a chegada de Yordan Alvarez, a troca que levou Zack Greinke ao Minute Maid Park e pela terceira vez seguida chegando a decisão da AL, indo para a World Series depois da eliminação na ALCS em 2018. Após o término da temporada, muitos problemas extra-campo graças ao escândalo de roubo de sinais divulgado por Ken Rosenthal no The Athletic no ano do título, em 2017. A liga definiu a punição em U$ 5 milhões de multa para a franquia, suspensão de um ano para o GM Jeff Luhnow e o manager A.J. Hinch e perda das escolhas de primeira e segunda rodada dos drafts de 2020 e 2021. Horas depois do comunicado, Houston decidiu demitir os envolvidos no episódio e o time vai iniciar a nova década com sua credibilidade em xeque e animosidade não só dos adversários como até de pessoas fora do beisebol.

Estatística positiva em 2019
Melhor ataque da AL em aproveitamento (.274), on-base percentage (.352), slugging (.495), OPS (.848) e OPS+ (119)

Estatística negativa em 2019
WAA (Wins Above Avg by Position) dos relivers (-0.4), um dos poucos pontos baixos da equipe

Modesto até demais
Sem buscar um grande free agent, a equipe optou por renovações. A principal delas foi do reliever Joe Smith. Apensar de ter jogado pouco (28 jogos), teve seus melhores números neste curto intervalo de tempo. Como o bullpen perdeu outra peça-chave, Houston não se daria ao luxo de uma debandada.

A considerar: Martin Maldonado (C) e Austin Pruitt (RHP)

Zack Britton lhe entende


Não tem como não falar de Houston sem citar a saída do ace, Gerrit Cole, assinando com o New York Yankees. O pitcher não escondeu o descontentamento com a decisão de Hinch no jogo 7 da WS e sua mensagem após a decisão deixava claro que o camisa #45 não voltaria. Fechar com um rival direto na briga pela AL pode deixar as coisas ainda mais complicadas para o Astros.

A considerar: Wade Miley (LHP), Jake Marisnick (OF), Will Harris (RHP) e Aaron Sanchez (RHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 35-25 (#1 da AL)

IL (Injured List): Yordan Alvarez (1B/OF), Rogelio Armenteros (RHP), Austin Pruitt (RHP), Jose Urquidy (RHP), Shawn Dubin (RHP), Cionel Perez (LHP) e Ralph Garza (RHP)

– Lineup
George Springer (OF)
Jose Altuve (2B)
Michael Brantley (OF)
Alex Bregman (3B)
Yuli Gurriel (1B)
Josh Reddick (OF)
Carlos Correa (SS)
Kyle Tucker (DH)
Martin Maldonado (C)

Rotação
Justin Verlander (RHP)
Lance McCullers Jr (RHP)
Zack Greinke (RHP)
Josh James (RHP)
Framber Valdez (LHP)

Bullpen
Roberto Osuna (RHP)
Ryan Pressly (RHP)
Bryan Abreu (RHP)
Brad Peacock (RHP)
Chris Devenski (RHP)
Joe Biagini (RHP)
Blake Taylor (LHP)
Joe Smith (RHP)
Enoli Paredes (RHP)
Cristian Javier (RHP)
Brandon Bailey (RHP)

Prospecto a ser observado: Forrest Whitley (RHP – Prospecto #17 do top 100 da MLB Pipeline)


A franquia tem pregado a cautela com sua principal joia de sua farm. O ano de 2019 não foi fácil para o pitcher, com ERA médio de 7.99 em 18 partidas alternando entre AAA e ligas para calouros. Se ficar livre das lesões, Forrest tem todo o arsenal necessário para se tornar um dos grandes nomes do futuro da franquia.

Los Angeles Angels


Campanha em 2019: 72-90 (quarto colocado na AL West)
Na curta passagem de Brad Asmus no comando do Halos, Mike Trout foi o cara de sempre que agradou fãs da MLB, de torcedores a estatísticos, levando mais um prêmio de MVP. Tommy La Stella caiu como uma luva. David Fletcher foi o jogador mais difícil de sair por strikeout. Shohei Ohtani produziu como DH e Albert Pujols ainda teve tempo de uma última ida ao Busch Stadium para ser reverenciado. A trágica perda de Tyler Skaggs conseguiu unir o time e em sua homenagem aconteceu um no-hitter coletivo. Porém, não apagou a principal falha: os arremessadores. Nenhum pitcher conseguiu 10 vitórias, Skaggs ainda teve o menor ERA da rotação (4.29) e Hansel Robles, o closer, foi o melhor nome de todos por uma grande margem. A volta de Joe Maddon a Califórnia significa uma nova mentalidade na equipe, que fez movimentações para estar entre os cabeças da divisão.

Estatística positiva em 2019
Não considerando as ajudas externas, o Halos foi a equipe que sofreu menos strikeouts na AL (1276)

Estatística negativa em 2019
WAA negativo para todo o corpo de arremessadores. O pior do time, disparado (-9.6)

Ao seu estilo


Campeão com o Washington Nationals, o 3B Anthony Rendon foi não só a principal aquisição do Angels como era um dos FA mais badalados da última off-season. Um dos melhores da posição na atualidade, vem da sua melhor temporada da carreira. Será uma das válvulas de escape que o time precisava para não ser apenas Trout contra a rapa, com foi nos últimos anos.

A considerar: Julio Teheran (RHP), Dylan Bundy (RHP), Jason Castro (C), Ryan Buchter (LHP) e Matt Andriese (RHP)

Adios, amigo
Depois de oito anos de serviços prestados, Kole Calhoun acabou dispensado. Foi por muito tempo um dos nomes do ataque do Angels, mas com uma iminente subida para a posição que deve acontecer em 2020, acabou sobrando para ele.

A considerar: Kevan Smith (C), Zack Cozart (3B) e Adalberto Mejia (LHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 30-30 (quase lá…)

IL (Injured List): Luis Rengifo (2B/SS), Brandon Marsh (OF), Julio Teheran (RHP), Jose Suarez (LHP), Dillon Peters (LHP), Justin Anderson (RHP), Parker Markel (RHP) e Jose Quijada (LHP)

– Lineup
Tommy La Stella (2B)
Mike Trout (OF)
Anthony Rendon (3B)
Shohei Ohtani (DH)
Albert Pujols (1B)
Justin Upton (OF)
Brian Goodwin (OF)
Andrelton Simmons (SS)
Jason Castro (C)

Rotação
Andrew Heaney (LHP)
Dylan Bundy (RHP)
Griffin Canning (RHP)
Matt Andriese (RHP)
Jaime Barria (RHP)
Shohei Ohtani (RHP)

Bullpen
Hansel Robles (RHP)
Ty Buttrey (RHP)
Keynan Middleton (RHP)
Cam Bedrosian (RHP)
Noe Ramirez (RHP)
Ryan Buchter (LHP)
Mike Mayers (RHP)
Jacob Barnes (RHP)
Luke Bard (RHP)
Felix Peña (RHP)
Patrick Sandoval (LHP)

Prospecto a ser observado: Jo Adell (OF – Prospecto #6 do top 100 da MLB Pipeline)


Tem chamado a atenção há algum tempo, e pode estrear nas grandes ligas em breve. Adell é um jogador de cinco ferramentas, o ‘five-tool-player‘ (rebatida, força, braço, fielding e corrida), com apenas 20 anos e muito caminho para trilhar. Terá um grande tutor na equipe e formará um combo interessante para os próximos anos no auge do Truta.

Oakland Athletics


Campanha em 2019: 97-65 (segundo colocado na AL West; eliminado no AL Wild Card Game)
A escrita foi mantida em Oakland e novamente o time surpreendeu de todas as formas. Começando por seu melhor jogador e concorrente ao prêmio de MVP: o shortstop Marcus Semien, líder do time em WAR (8.1), RBI (92), aproveitamento no bastão (28,5%) e triplas (7). Matt Olson e Matt Chapman também carregaram o piano no ataque. O segundo, eleito o melhor defensor (platinum glove) da AL pelo segundo ano seguido. Já Khris Davis teve um ano frustrante, e o mister .247 ficou abaixo em todos os quesitos. O ataque cresceu e o corpo de arremessadores oscilou. Mike Fiers foi o líder em vitórias (15) e ainda teve um no-hitter. Fiers não só chamou a atenção por sua barba como denunciou o esquema do rival, Astros, na sua estadia em Houston. A derrota no Wild Card frustrou os planos do A’s, mas a estratégia segue a mesma.

Estatística positiva em 2019
O que teve os melhores WAA da AL entre os relievers (1.1), primeira base (3.2), terceira base (6.0) e shortstop (6.4)

Estatística negativa em 2019
Mesmo com um dos melhores WAA entre os arremessadores, foi a terceira pior equipe a eliminar os rebatedores adversários por strikeouts (1299)

Alternativo
Oakland buscou no Japão uma alternativa para o seu futuro. Se trata do pitcher Shohei Tomioka, de 23 anos, que atuava nas ligas independentes de seu país. Se tratando de Moneyball, não fique surpreso quando ele chegar as grandes ligas. Vai começar sua trajetória na Class-A avançada.

A considerar: T.J. McFarland (LHP), Austin Allen (C), Buddy Reed (OF) e Tony Kemp (OF)

A estatística pune


Foi uma temporada muito abaixo após o ano de breakout e a dispensa de Blake Treinen deixou todos de surpresa. Foi um 2019 para esquecer, ainda mais perdendo a vaga de closer na equipe durante a temporada.

A considerar: Homer Bailey (RHP), Brett Anderson (LHP), Tanner Roark (RHP), Jharell Cotton (RHP), Ryan Buchter (LHP), Josh Phegley (C) e Jurickson Profar (2B)

Campanha projetada (via fangraphs): 32-28 (mantendo a escrita do Wild Card)

IL (Injured List): começa a temporada com 0 jogadores na lista dos lesionados

– Lineup
Marcus Semien (SS)
Ramon Laureano (OF)
Matt Chapman (3B)
Matt Olson (1B)
Mark Canha (OF)
Khris Davis (DH)
Stephen Piscotty (OF)
Sean Murphy (C)
Tony Kemp (2B)

Rotação
Frankie Montas (RHP)
Sean Manaea (LHP)
Mike Fiers (RHP)
Chris Bassitt (RHP)
A.J. Puk (LHP)

Bullpen
Liam Hendriks (RHP)
Yusmeiro Petit (RHP)
Joakim Soria (RHP)
Jake Diekman (LHP)
Lou Trivino (RHP)
J.B. Wendelken (RHP)
T.J. McFarland (LHP)
Daniel Mengden (RHP)
Burch Smith (RHP)
Jesus Luzardo (LHP)

Prospecto a ser observado: Jesus Luzardo (LHP – Prospecto #12 do top 100 da MLB Pipeline)


O jogo de wild card é cruel por ser um vida-ou-morte logo de cara em busca de manter o sonho vivo pela World Series. Apesar da partida ruim de Oakland, o calouro foi uma exceção. Entrou durante a partida e controlou o ataque adversário. Principal prospecto falado desde 2018, o peruano terá em 2020 mais chances de mostrar a que veio.

Seattle Mariners


Campanha em 2019: 68-94 (último colocado na AL West)
Um ano que começou de uma maneira triste com a última aparição de um símbolo de Seattle: Ichiro Suzuki pendurou as luvas em seu país natal. A temporada foi inesperada para todo mundo, vencendo 13 das primeiras 15 partidas. O time do long ball acabou perdendo força e começou a negociar seus jogadores de destaque como Edwin Encarnacion e Jay Bruce. Isso sem contar os outros que perderam parte do campeonato por lesões (Mitch Haniger e Kyle Seager) ou por uso de PEDs (Tim Beckham). A boa notícia foi a garotada que subiu e mostrou que existe futuro em Daniel Volgebach e Kyle Lewis. E ainda deu tempo para o seu Rei ter uma despedida digna diante de seus súditos. Felix Hernandez fez sua última temporada com o M’s e a última referência da franquia se foi.

Estatística positiva em 2019
Entre os catchers, o melhor WAA da AL ao lado do Minnesota Twins (1.9) graças ao ótimo ano de Omar Narvaez

Estatística negativa em 2019
Do lado defensivo, nada a se orgulhar: pior time da AL em erros (132) e fielding no geral (.978)

Bienvenido
A frase ‘o bom filho a casa torna’ faz jus a Taijuan Walker. Após ficar fora de toda a temporada 2019 por conta da cirurgia Tommy John, o pitcher volta para o time que o revelou a MLB e reforçar uma rotação que sofreu algumas baixas.

A considerar: Kendall Graveman (RHP), Patrick Wisdom (1B), Nestor Cortes Jr (LHP), Carl Edwards Jr (RHP), Nick Margevicius (LHP) e Yoshihisa Hirano (RHP)

Vida longa ao Rei


Não é mais o ace dominante que alcançou a perfeição (o último até o momento), mas era hora de Felix Hernandez buscar novos ares depois de anos como o cara de Seattle no montinho. Seu nome sempre estará ligado ao Mariners.

A considerar: Keon Broxton (OF), Tommy Milone (LHP), Arodys Vizcaino (RHP), Wade LeBlanc (LHP), Domingo Santana (OF), Tim Beckham (SS) e Omar Narvaez (C)

Campanha projetada (via fangraphs): 24-36 (pick #3 do draft 2021)

IL (Injured List): Mitch Haniger (OF), Gerson Bautista (RHP) e Yoshihisa Hirano (RHP)

– Lineup
Shed Long (2B)
J.P. Crawford (SS)
Kyle Seager (3B)
Tom Murphy (C)
Daniel Vogelbach (DH)
Kyle Lewis (OF)
Jake Fraley (OF)
Evan White (1B)
Mallex Smith (OF)

Rotação
Marco Gonzales (LHP)
Taijuan Walker (RHP)
Yusei Kikuchi (LHP)
Kendall Graveman (RHP)
Justus Sheffield (LHP)
Justin Dunn (RHP)

Bullpen
Matt Magill (RHP)
Austin L. Adams (RHP)
Dan Altavilla (RHP)
Anthony Misiewicz (LHP)
Erik Swanson (RHP)
Carl Edwards Jr (RHP)
Brandon Brennan (RHP)
Nestor Cortes Jr (LHP)
Taylor Guilbeau (LHP)
Nick Margevicius (LHP)
Yohan Marinez (RHP)

Prospecto a ser observado: Jared Kelenic (OF – Prospecto #11 do top 100 da MLB Pipeline)


Um dos pedidos na troca com o Mets, está atendendo as expectativas que se criaram em torno dele desde o high school. No ano passado, foi sua primeira temporada profissional completa com 20 HRs e 20 roubos de base nas ligas menores aos… 20 anos, com direito a ida para o jogo das futuras estrelas no último All-Star Game. Olho nele.

Texas Rangers


Campanha em 2019: 78-84 (terceiro colocado na AL West)
A temporada do Rangers foi surpreendente. Poucos davam o time como postulante aos playoffs devido as apostas na rotação em nomes que buscavam uma reviravolta na carreira somado a um ataque explosivo. Mike Minor e Lance Lynn deram a volta por cima, Joey Gallo em ano de All-Star, Danny Santana se firmando na MLB e uma primeira metade de campeonato forte deram esperança. Mas veio o pós-ASG e Texas caiu de rendimento. Muitas sequências negativas minaram a campanha. 2019 marcou a despedida do estádio em Arlington. Os texanos estarão de casa nova e a empolgação foi tamanha que o time buscou alternativas para melhorar o time. E sim, foram autores de uma troca que mexeu com as estruturas da AL.

Estatística positiva em 2019
O ano foi excelente do ponto de vista da rotação, apenas abaixo de Houston em WAA (7.1)

Estatística negativa em 2019
Porém, os não-arremessadores seguiu o caminho inverso. Apenas Baltimore e Detroit foram piores em WAA (-9.4)

Estádio novo, ace novo


Corey Kluber. Sim, o ex-ace do Cleveland Indians foi trocado para Texas e ser o líder da rotação. Vem de um 2019 em que mal atuou por conta de lesões e ganha nova vida em um time que sonha alto. O pacote enviado por ele é significantemente baixo, pois se for mal não ficará caro. Mas se for bem, sairá uma barganha. Está nas mãos do camisa #28 justificar a negociação.

A considerar: Kyle Gibson (RHP), Jordan Lyles (RHP), Joely Rodriguez (LHP), Adolis Garcia (OF), Todd Frazier (3B), Robinson Chirinos (C) e Sam Travis (1B)

Livramento?
Rebatedor de força, mas que nunca deixou de conviver com idas a lista dos contundidos. Nomar Mazara era mais um no que diz respeito a potência no ataque texano. Se saudável, pode ser uma perda sentida para o Rangers.

A considerar: DeLino DeShields (OF), Logan Forsythe (1B), Hunter Pence (DH), Shawn Kelley (RHP), Nate Jones (RHP) e Adrian Sampson (RHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 28-32 (o melhor entre os negativos da AL)

IL (Injured List): Willie Calhoun (OF), Brock Burke (LHP), Brett Martin (LHP) e Joely Rodriguez (LHP)

– Lineup
Sin Soo-Choo (DH)
Elvis Andrus (SS)
Joey Gallo (OF)
Todd Frazier (1B)
Danny Santana (OF)
Nick Solak (OF)
Rougned Odor (2B)
Isiah Kiner-Falefa (3B)
Robinson Chirinos (C)

Rotação
Lance Lynn (RHP)
Mike Minor (LHP)
Corey Kluber (RHP)
Kyle Gibson (RHP)
Jordan Lyles (RHP)

Bullpen
Jose Leclerc (RHP)
Rafael Montero (RHP)
Jesse Chavez (RHP)
Nick Godoy (RHP)
Cody Allen (RHP)
Jonathan Hernandez (RHP)
Edinson Volquez (RHP)
Taylor Hearn (LHP)
Juan Nicasio (RHP)
Kolby Allard (LHP)
Luke Farrell (RHP)

Prospecto a ser observado: Josh Jung (3B – prospecto #55 do top 100 da MLB Pipeline)


A farm do Rangers está sendo preparada a longo prazo ou, dependendo da situação, podendo negociar em busca de jogadores para uma arrancada por playoffs. Jung tem em suas virtudes defesa e disciplina no bastão. De acordo com os scouts, a mudança para shortstop elevou seu jogo no diamante. Bom talento e/ou moeda de troca interessante.

Lineup, rotação, bullpen e lista de lesionados foram retirados do site Roster Resource

*Texto atualizado às 15:09

Categorias:baseball, mlb, preview

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.