esporte

MLB 2020 – Prévia NL Central


Uma divisão que é uma incógnita, com pelo menos quatro times pintando como candidatos para os playoffs e o outro em situação oposta.

Chicago Cubs


Campanha em 2019: 84-78 (terceiro colocado na NL Central)
Campeão de 2016, o time de North Side sempre aparecia entre os cabeças na briga pelos playoffs. Mesmo com um 2018 terminando de forma traumática, o ano seguinte parecia seguir o mesmo caminho. Javier Baez se firmando entre os melhores shortstops, Kyle Schwarber e Kris Bryant isolando rebatidas, Anthony Rizzo produzindo e Willson Contreras jogando bem. Os pitchers não foram mal na rotação, tanto que Yu Darvish virou outro jogador após o All-Star Break. O bullpen mesmo produtivo, falhou na hora que mais precisou, com Craig Kimbrel, em uma varrida sofrida pelo maior rival, em casa, selando o destino de Chicago. Agora, David Ross assume o comando para uma nova era nos lados do Wrigley Field.

Estatística positiva de 2019
Um dos três times com WAA acima de 10 na NL (11.4), sendo o melhor dentre os não-classificados aos playoffs

Estatística negativa de 2019
Outra equipe que pecou na defesa. Segundo com mais erros (118) e terceiro pior fielding (.981)

Recomeço
Além de contratar pouco, perdeu muitos dos seus jogadores que eram peças fundamentais no time nos últimos anos. Dentre os que chegaram, destaque para Steven Souza Jr., que tenta uma reviravolta após perder 2019 com uma grave lesão na perna/joelho.

A considerar: Jharell Cotton (RHP), Ryan Tepera (RHP), Jeremy Jeffress (RHP) e Daniel Winkler (RHP)

Cheguei, mas tô saindo fora


As saídas foram inestimáveis para North Side. A maior delas foi Nicholas Castellanos, que jogou por apenas dois meses e encaixou na equipe mesmo com a não-classificação a pós-temporada. Ir para um rival de divisão pesa ainda mais na perda.

A considerar: Cole Hamels (LHP), Steve Cishek (RHP), Brandon Kintzler (RHP), Kendall Graveman (RHP), Pedro Strop (RHP), David Phelps (RHP), Ben Zobrist (2B), Jonathan Lucroy (C), Derek Holland (LHP) e Addison Russell (2B)

Campanha projetada (via fangraphs): 32-28 (causou controvérsia)

IL (Injured List): Jose Quintana (LHP)

– Lineup
Kris Bryant (3B)
Anthony Rizzo (1B)
Javier Baez (SS)
Kyle Schwarber (DH)
Willson Contreras (C)
Jason Heyward (OF)
Ian Happ (OF)
Jason Kipnis (2B)
Albert Almora Jr (OF)

Rotação
Kyle Hendricks (RHP)
Yu Darvish (RHP)
Tyler Chatwood (RHP)
Jon Lester (LHP)
Alec Mills (RHP)

Bullpen
Craig Kimbrel (RHP)
Rowan Wick (RHP)
Kyle Ryan (LHP)
Jeremy Jeffress (RHP)
Brad Wieck (LHP)
Casey Sadler (RHP)
Ryan Tepera (RHP)
Dan Winkler (RHP)
Dillon Maples (RHP)
Duane Underwood Jr (RHP)
Colin Rea (RHP)

Prospecto a ser observado: Nico Hoerner (SS – Prospecto #51 do top 100 da MLB Pipeline)


Draftado em 2018, subiu cedo para o time principal em setembro do último ano se tornando o primeiro da classe a atuar na MLB. Além do campo interno, fez algumas partidas como outfielder, mostrando versatilidade. Sua comparação é com o ex-2B, Ian Kinsler.

Cincinnati Reds


Campanha em 2019: 75-87 (quarto colocado na NL Central)
Essa campanha não reflete o ano de Cincinnati. O time fez movimentos pensando no campeonato seguinte, como a vinda de Trevor Bauer que estava no rival local, Indians. Eugenio Suarez quebrou recorde de Home Runs para um jogador venezuelano na MLB. Aristides Aquino chegou arrebentando. Sonny Gray se reencontrou em Ohio e Luis Castillo apagou 2018 com todos os méritos. A baixa ficou por conta de Joey Votto, em sua pior temporada desde 2014 (jogando menos da metade das partidas). Agora, o 1B canadense terá uma base para voltar a briga pelos playoffs.

Estatística positiva em 2019
Líder em strikeouts na NL (1552) e o quarto menor ERA como um todo (4.18), mesma colocação da rotação em WAA (5.9)

Estatística negativa em 2019
Os reforços ofensivos explicam: terceiro pior em número de rebatidas (1328) e o quarto pior em corridas anotadas (781) e on-base percentage (.315)

Virou o Bayern?


Outro time que foi agressivo na free agency, tirou dois nomes de dois rivais de divisão que é de se tirar o chapéu. Um foi citado anteriormente, então esse espaço será dedicado a Mike Moustakas. Já são três temporadas seguidas com pelo menos 28 HRs e promessa de mais força no ataque do Reds.

A considerar: Nicholas Castellanos (OF), Shogo Akiyama (OF), Wade Miley (LHP) e Pedro Strop (RHP)

Não dão o devido valor
As saídas foram em quantidade considerável devido às novas contratações. Pelo momento e sua eficiência defensiva, José Iglesias pode deixar saudades. Com tanta gente chegando, acabou sobrando para os menos badalados.

A considerar: Jose Peraza (SS), Kevin Gausman (RHP) e Alex Wood (LHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 31-29 (vai brigar)

IL (Injured List): começa a temporada 100%

– Lineup
Shogo Akiyama (OF)
Joey Votto (1B)
Eugenio Suarez (3B)
Mike Moustakas (2B)
Nicholas Castellanos (OF)
Jesse Winker (OF)
Freddy Galvis (SS)
Nick Senzel (DH)
Tucker Barnhart (C)

Rotação
Sonny Gray (RHP)
Luis Castillo (RHP)
Trevor Bauer (RHP)
Wade Miley (LHP)
Anthony DeSclafani (RHP)

Bullpen
Raisel Iglesias (RHP)
Michael Lorenzen (RHP)
Amir Garrett (LHP)
Pedro Strop (RHP)
Tyler Mahle (RHP)
Robert Stephenson (RHP)
Nate Jones (RHP)
Lucas Sims (RHP)
Cody Reed (LHP)
Brooks Railey (LHP)

Prospecto mais badalado: Nick Lodolo (LHP – Prospecto #48 do top 100 da MLB Pipeline)


Primeiro arremessador escolhido no draft de 2019, assumiu o posto de melhor prospecto da equipe no último levantamento da MLB. Canhoto, conhecido por ter como principal arma o controle nos arremessos.

Milwaukee Brewers


Campanha em 2019: 89-73 (segundo colocado na NL Central; eliminado no NL Wild Card Game)
Milwaukee teve um roteiro mágico, digno de cinema: após perder Christian Yelich para o restante do ano, operou uma arrancada em setembro que deu forças a um time que poucos acreditavam que iria longe sem sua principal estrela e conquistou a última vaga nos playoffs. E no campo direito, habitat de Yelich, veio o erro de Trent Grisham que selou o 2019 dos cervejeiros. Como um todo, Keston Hiura cumpriu o que se esperava de um prospecto top 20. De negativo, a queda de Travis Shaw e muitos arremessadores inconstantes, que vem sendo o ponto fraco do Brewers há muito tempo.

Estatística positiva em 2019
Passe livre foi com o Brewers. Líder da NL em walks (629) e ainda foi top 5 em saves (50), HRs (250) e obp (.329)

Estatística negativa em 2019
Número de save foi alto, mas em WAA, Milwaukee foi o quinto pior entre os relievers (-3.7)

Consciente


Milwaukee não é dos times que cometem loucuras na offseason, mas nessa foi agressivo. A aquisição que se destaca, dentro de campo pela regularidade, é Omar Narvaez. Ano passado foi seu melhor ano em Home Runs, porém sempre manteve as mesmas médias no bastão desde que chegou a liga.

A considerar: Avisail Garcia (OF), Eric Lauer (LHP), Luis Urias (2B), Ronny Rodriguez (SS), Brett Anderson (LHP), Josh Lindblom (RHP), Ryon Healy (3B), Eric Sogard (2B), Justin Smoak (1B), Brock Holt (2B) e Jedd Gyorko (3B)

Red Bull Leipzig americano?
Para tantas chegadas, algumas perdas inestimáveis aconteceram. A mais dolorosa é Mike Moustakas. Sair para um concorrente é um cenário trágico, mas a consolidação de Keston Hiura pode amenizar as coisas.

A considerar: Zach Davies (RHP), Trent Grisham (OF), Yasmani Grandal (C), Gio Gonzalez (LHP), Eric Thames (1B), Junior Guerra (RHP), Jordan Lyles (RHP), Jimmy Nelson (RHP), Travis Shaw (3B) e Drew Pomeranz (LHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 32-28 (não gerou discussões)

IL (Injured List): Luis Urias (2B), Eric Lauer (LHP), Ray Black (RHP) e Angel Pedromo (LHP)

– Lineup
Eric Sogard (3B)
Lorenzo Cain (OF)
Christian Yelich (OF)
Ryan Braun (DH)
Keston Hiura (2B)
Justin Smoak (1B)
Avisail Garcia (OF)
Omar Narvaez (C)
Orlando Arcia (SS)

Rotação
Brandon Woodruff (RHP)
Adrian Houser (RHP)
Brett Anderson (LHP)
Josh Lindblom (RHP)
Corbin Burnes (RHP)

Bullpen
Josh Hader (LHP)
Corey Knebel (RHP)
Freddy Peralta (RHP)
Brent Suter (LHP)
David Phelps (RHP)
J.P. Feyereisen (RHP)
Alex Claudio (LHP)
Justin Grimm (RHP)
Bobby Wahl (RHP)
Eric Yardley (RHP)
Shelby Miller (RHP)

Prospecto a ser observado: Drew Rasmussen (RHP – Prospecto #9 do top 30 da franquia pela MLB Pipeline)


Outra farm prejudicada pelas trocas em busca de melhoria (a pior da MLB até o momento em que este texto foi escrito). Rasmussen foi selecionado na sexta rodada em 2018 e estreou na MiLB no ano passado, na AA. Nome para aparecer em caso de emergência.

Pittsburgh Pirates


Campanha em 2019: 69-93 (último colocado na NL Central)
É hora de recomeçar na cidade do aço. Pittsburgh teve seu ano salvo pela sua garotada, em especial Bryan Reynolds, o melhor jogador da temporada. Josh Bell teve um ano espetacular, inclusive quebrando marcas que pertenciam a ninguém menos que Willie Mays. Já as más notícias vão muito além das brigas com o Reds, que renderam várias suspensões. O closer Felipe Vázquez foi preso após uma investigação policial por pedofilia, um caso que pegou a todos de surpresa. Outro cara que era referência acabou trocado e a nova direção vem para dar novos rumos aos Bucs.

Estatística positiva em 2019
O beisebol pode parecer incerto, algumas vezes. Mesmo com a segunda pior campanha da NL, foi o que menos sofreu strikeouts (1213)

Estatística negativa em 2019
Segundo pior ERA da NL (5.18) e líder em erros defensivos (121)

Sob nova direção
As contratações de jogadores foram para preencher elenco, então para Pittsburgh a adição mais impactante é o GM Ben Cherington, campeão com o Red Sox em 2004. O início do seu trabalho, principalmente olhando para os prospectos, é louvável até aqui.

A considerar: Jarrod Dyson (OF), Guillermo Heredia (OF), JT Riddle (SS), Luke Maile (C) e Derek Holland (LHP)

Press ‘F’ for respect


No time desde 2012, Starling Marte acabou sendo negociado para o Diamondbacks onde reforçará a equipe do deserto. Um recado significativo que a reconstrução chegou.

A considerar: Josh Lindblom (RHP), Lonnie Chisenhall (OF), Melky Cabrera (OF), Francisco Liriano (LHP) e Elias Diaz (C)

Campanha projetada (via fangraphs): 27-33 (melhor que quatro equipes da AL)

IL (Injured List): Luke Maile (C), Kevin Kramer (2B/OF), Gregory Polanco (OF), Chris Archer (RHP), Jameson Taillon (RHP) e Keone Kela (RHP)

– Lineup
Kevin Newman (SS)
Bryan Reynolds (OF)
Adam Frazier (2B)
Josh Bell (1B)
Jose Osuna (DH)
Colin Moran (3B)
Guillermo Heredia (OF)
Jacob Stallings (C)
Jarrod Dyson (OF)

Rotação
Joe Musgrove (RHP)
Trevor Williams (RHP)
Steven Brault (LHP)
Mitch Keller (RHP)
Derek Holland (LHP)

Bullpen
Kyle Crick (RHP)
Richard Rodriguez (RHP)
Michael Feliz (RHP)
Nick Burdi (RHP)
Chad Kuhl (RHP)
Dovydas Neverauskas (RHP)
Clay Holmes (RHP)
Sam Howard (LHP)
Nik Turley (LHP)
Chris Stratton (RHP)
Robbie Erlin (LHP)

Prospecto a ser observado: Mitch Keller (RHP – Prospecto #39 do top 100 da MLB Pipeline)


Subiu para a MLB e estreou no ano passado sem sucesso, o que é comum para os inexperientes nas grandes ligas. É tido como um dos 10 melhores prospectos entre os pitchers destros e o Pirates tem bom histórico lançando arremessadores. Se a aposta for em um rebuild maior, ele com certeza estará envolvido para a retomada de Pittsbrugh.

St. Louis Cardinals


Campanha em 2019: 91-71 (campeão da NL Central; eliminado na NLCS)
Ganhou a divisão em setembro, mesmo sob todas as desconfianças em torno do time. Jack Flaherty cresceu em agosto, Tommy Edman subindo da farm e garantindo seu lugar na equipe, desbancando um improdutivo Matt Carpenter, e Kolten Wong em ano de breakout. Paul Goldschmidt, o grande reforço para 2019, foi OK. Entre os pitchers, equilibro entre rotação e bullpen foi a chave para o sucesso até a decisão da NL, mas faltou força (literalmente) para encarar Washington e acabou varrido.

Estatística positiva em 2019
Foi o melhor no que diz respeito a defesa (66 erros e .989 em fielding), roubos de base (116) e ficou no top 5 em ERA (3.80), rebatidas cedidas (1284), corridas cedidas (662) e HRs cedidos (191)

Estatística negativa em 2019
Ficou entre os cinco piores na parte ofensiva: corridas anotadas (764), rebatidas (1336), duplas (246), triplas (24), HRs (210), aproveitamento no bastão (.245), slugging (.415) e OPS (.737)

어서 오십시오 (bem-vindo, em coreano)


Foi uma das equipes que investiu no mercado oriental e trouxe o arremessador coreano Kwang Hyun-Kim. Fez boas aparições no Summer Camp e é o jogador a ser observado na hora do ‘vamos ver’.

A considerar: Adam Wainwright (RHP), Brad Miller (2B) e Matt Wieters (C)

Foguetório
Chegou a ser ‘celebrada’ pelos lados do Busch Stadium, pois com seu desempenho nada bom quando mais precisava, Marcell Ozuna teve seu contrato encerrado por STL.

A considerar: Michael Wacha (RHP), Dominic Leone (RHP) e Jose Martinez (1B)

Campanha projetada (via fangraphs): 31-29 (o outro lado da controvérsia)

IL (Injured List): Alex Reyes (RHP), Ricardo Sanchez (LHP), John Brebbia (RHP) e Genesis Cabrera (LHP)

– Lineup
Kolten Wong (2B)
Matt Carpenter (DH)
Paul Goldschmidt (1B)
Paul DeJong (SS)
Yadier Molina (C)
Dexter Fowler (OF)
Tyler O’Neill (OF)
Tommy Edman (3B)
Harrison Bader (OF)

Rotação
Jack Flaherty (RHP)
Adam Wainwright (RHP)
Dakota Hudson (RHP)
Miles Mikolas (RHP)
Carlos Martinez (RHP)

Bullpen
Gionanny Gallegos (RHP)
Ryan Helsley (RHP)
Andrew Miller (LHP)
Kwang Hyun-Kim (LHP)
John Gant (RHP)
Tyler Webb (LHP)
Daniel Poncedelon (RHP)
Brett Cecil (LHP)
Junior Fernandez (RHP)
Austin Gomber (LHP)
Jake Woodford (RHP)

Prospecto a ser observado: Dylan Carlson (OF – Prospecto #17 do top 100 da MLB Pipeline)


Principal nome entre os prospectos da equipe de St. Louis, é um jogador completo. Fez uma temporada sólida na AA, e quando fez uma ponta na AAA não deixou seu jogo cair. Durante o Spring Training tradicional, chamou bastante a atenção quando esteve em campo. É apontado como um OF certo para as grandes ligas.

Lineup, rotação, bullpen e lista de lesionados foram retiradas do site Roster Resource

Categorias:esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.