esporte

MLB 2020 – Prévia NL East


Divisão do atual campeão, onde os rivais investiram e promete briga com a AL West o posto de mais competitivo esse ano, impulsionado por ser ‘tiro curto’.

Atlanta Braves


Campanha em 2019: 97-65 (campeão da NL East; eliminado na NLDS)
Segundo ano consecutivo muito bom para o time de Atlanta, colhendo os frutos de seu rebuild no meio da última década. O ataque foi muito bem servido com outras temporadas brilhantes de Ronald Acuña e Freddie Freeman, um Ozzie Albies entregando o que se esperava e o encaixe de Josh Donaldson. No montinho, Mike Soroka subiu, conquistou seu lugar, e graças a ele não aconteceu um ROY unânime na NL. O bullpen ainda foi o problema, mesmo com a chegada de Shane Greene. Apenas Mark Melancon se salvou. Com outra eliminação na mesma fase, alguma coisa precisava ser feita.

Estatística positiva em 2019
Top 5 em pelo menos uma das três frentes. Segunda melhor defesa (.987 fielding) e o mesmo posto em erros (78), quinto em ERA (4.19) e Home Runs cedidos (203) e no ataque ficou entre os 5 no bastão em geral (.258/.336/.452, .789 OPS), HRs (249), walks (619), bases roubadas (89) e triplas (29)

Estatística negativa em 2019
Mesmo aparentando paciência no at-bat, foi a quinta pior equipe em strikeouts sofridos (1467)

Fez o esperado


Como a fraqueza é o conjunto de relievers, Atlanta pagou e trouxe Will Smith, ex-closer de San Francisco. Contratação primordial para um conjunto que necessitava de melhores opções.

A considerar: Marcell Ozuna (OF), Cole Hamels (LHP), Travis d’Arnaud (C), Darren O’Day (RHP) e Adeiny Hechavarria (SS)

Obrigado pelos serviços prestados
Aposta a curto prazo, Josh Donaldson recuperou sua boa forma e fez um ano produtivo depois de um 2018 apagado. Agora, será a vez da farm de Atlanta provar que deixa-lo ir embora não foi um erro.

A considerar: Dallas Keuchel (LHP), Julio Teheran (RHP), Francisco Cervelli (C), Brian McCann (C), Anthony Swarzak (RHP) e Matt Joyce (OF)

Campanha projetada (via fangraphs): 33-27 (um dos integrantes do empate triplo)

IL (Injured List): Peter O’Brien (1B/OF), Pete Kozma (SS/2B/3B), Cole Hamels (LHP), Philip Pfeifer (LHP), Touki Toussaint (RHP), Will Smith (LHP), Jeremy Walker (RHP) e Jacob Webb (RHP)

Optaram por não participar da temporada: Nick Markakis (OF) e Felix Hernandez (RHP)

– Lineup
Ronald Acuña (OF)
Ozzie Albies (2B)
Freddie Freeman (1B)
Marcell Ozuna (OF)
Travis d’Arnaud (C)
Ender Inciarte (OF)
Austin Riley (DH)
Dansby Swanson (SS)
Johan Camargo (3B)

Rotação
Mike Soroka (RHP)
Max Fried (LHP)
Sean Newcomb (LHP)
Mike Foltynewicz (RHP)
Kyle Wright (RHP)

Bullpen
Mark Melancon (RHP)
Shane Greene (RHP)
Luke Jackson (RHP)
Chris Martin (RHP)
Darren O’Day (RHP)
Grant Dayton (LHP)
Chad Sobotka (RHP)
A.J. Minter (LHP)
Bryse Wilson (RHP)
Patrick Weigel (RHP)
Josh Tomlin (RHP)

Prospecto a ser observado: Cristian Pache (OF – Prospecto #13 do top 100 da MLB Pipeline)


Outro fruto de sua farm para manter juventude e excelência em uma renovação que ainda não foi concluída. Chama a atenção por sua defesa, mas é considerado, no melhor cenário, um futuro All-Star.

Miami Marlins


Campanha em 2019: 57-105 (último colocado na NL East)
O caminho até voltar a ser competitivo vai sendo dado aos poucos e os passos que estão sendo dados refletem isso. Único time com 100 derrotas na NL, Miami se destacou pelas trocas de seus principais nomes que ainda tinham valor de retorno e reforçou bem sua farm. Na equipe principal, alguns destaques que já vem de algum tempo como Brian Anderson e Garrett Cooper. Harold Ramirez foi outra grata surpresa. Entre os arremessadores, Sandy Alcantara e Caleb Smith oscilaram em suas primeiras temporadas completas nas grandes ligas. Jarlin Garcia foi para o bullpen e mostrou que pode produzir com o jogo em andamento. Pode não ser um time ideal, mas em situações atípicas não pode ser descartado.

Estatística positiva em 2019
São poucos números que se salvam, mas fica a curiosidade. Miami foi o quarto que menos cedeu rebatidas na NL (1340), além de ser o líder em walks (629)

Estatística negativa em 2019
Porém, foi o que mais cedeu passe livre aos adversários (615), além de ficar na parte baixa em todas as estatísticas de ataque e defesa. WAA, principalmente dos não-arremessadores (-14.7) foi tétrico entre os times da NL

Melhorando o time por meios pouco utilizados
Não precisou gastar rios de dinheiro e aproveitou das ‘sobras’ de outras equipes para se reforçar. Foi o caso de Jonathan Villar, infielder que vem de um ótimo ano no Orioles.

A considerar: Jesus Aguilar (1B), Corey Dickerson (OF), Brandon Kintzler (RHP), Francisco Cervelli (C), Matt Joyce (OF) e Yimi Garcia (RHP)

Pode ter feito alarde, mas representou


Após duas boas temporadas na Flórida, Starlin Castro mudou de casa e fechou com o rival Nationals para 2020. Ainda tem lenha para queimar na nova equipe.

A considerar: Jarlin Garcia (LHP), Neil Walker (1B) e Martin Prado (3B)

Campanha projetada (via fangraphs): 26-34 (pior da NL)

IL (Injured List): Will Banfield (C), Lewis Brinson (OF) e Matt Joyce (OF)

– Lineup
Jonathan Villar (OF)
Brian Anderson (3B)
Corey Dickerson (OF)
Jesus Aguilar (1B)
Isan Diaz (2B)
Jorge Alfaro (C)
Harold Ramirez (OF)
Garrett Cooper (DH)
Miguel Rojas (SS)

Rotação
Sandy Alcantara (RHP)
Caleb Smith (LHP)
Jose Ureña (RHP)
Pablo Lopez (RHP)
Elieser Hernandez (RHP)

Bullpen
Brandon Kintzler (RHP)
Ryne Stanek (RHP)
Brad Boxberger (RHP)
Yimi Garcia (RHP)
Adam Conley (LHP)
Stephen Tarpley (LHP)
Jeff Brigham (RHP)
Alex Vezia (LHP)
Drew Steckenrider (RHP)
Robert Dugger (RHP)
Sterling Sharp (RHP)

Prospecto a ser observado: Sixto Sanchez (RHP – Prospecto #22 do top 100 da MLB Pipeline)


Principal nome vindo na troca por J.T. Realmuto, não sentiu a mudança e fez temporada bastante sólida na AA. É jogador que pode chegar em breve a liga e dar um upside considerável na rotação.

New York Mets


Campanha em 2019: 86-76 (terceiro colocado na NL East)
Um time base que no papel era muito bom com uma rotação de respeito e um bullpen que investiu. Em tese, era mais forte com a chegada de Edwin Diaz. O começo do Mets foi bastante irregular. A chave mudou após o All-Star Break com uma bela arrancada, somado ao forte ataque capitaneado por Pete Alonso (ROY da temporada e novo recordista de HRs para um calouro) e da volta de Jacob deGrom, eleito novamente CY Young da NL. Infelizmente, Diaz implodiu. Mas o corpo de relievers se reinventou com Seth Lugo. A chegada de Marcus Stroman na deadline aumentou ainda mais a expectativa, mas que no fim não se converteu em playoffs. E sim, mudanças aconteceram. No comando, Carlos Beltran chegou a assumir o posto, mas ficou pouco tempo devido ao envolvimento no escândalo de sinais. Agora, o novo comandante no dugout é Luis Rojas.

Estatística positiva em 2019
Ao lado de Dodgers e Phillies entre os que mais tiveram jogos completos de arremessadores (3) e segundo melhor FIP (4.10). No ataque, só teve OPS+ menor que LA na NL (106)

Estatística negativa em 2019
Corpo de arremessadores foi o quarto a ceder mais rebatidas (1405) além de ser um dos cinco piores em save (38)

Trocou de bairro


Como o bullpen foi o problema, o maior investimento foi para lá. Dellin Betances chega após oito anos de Yankees. Mal atuou em 2019 por conta de lesão, mas se saudável, será uma ótima adição.

A considerar: Rick Porcello (RHP), Michael Wacha (RHP), Hunter Strickland (RHP) e Brad Brach (RHP)

Já que não querem pagar…
A pedida era alta e Zack Wheeler rumou para Philadelphia. Quando saudável, é um arremessador eficiente e seguro. Como as peças que chegaram não produzem em bom nível há algum tempo, pode ser uma saída inestimável.

A considerar: Todd Fraizer (3B) e Juan Lagares (OF)

Campanha projetada (via fangraphs): 33-27 (segundo time no triplo empate)

IL (Injured List): Jed Lowrie (2B), Noah Syndergaard (RHP), Brad Brach (RHP), Jared Hughes (RHP) e Walker Lockett (RHP)

– Lineup
Jeff McNeil (3B)
Pete Alonso (1B)
Robinson Cano (2B)
Yoenis Cespedes (DH)
Michael Conforto (OF)
J.D. Davis (OF)
Wilson Ramos (C)
Brandon Nimmo (OF)
Amed Rosario (SS)

Rotação
Jacob deGrom (RHP)
Marcus Stroman (RHP)
Rick Porcello (RHP)
Steven Matz (LHP)
Michael Wacha (RHP)

Bullpen
Edwin Diaz (RHP)
Seth Lugo (RHP)
Dellin Betances (RHP)
Justin Wilson (LHP)
Jeurys Familia (RHP)
Robert Gsellman (RHP)
Hunter Strickland (RHP)
Daniel Zamora (LHP)
Tyler Bashlor (RHP)
Paul Sewald (RHP)
Corey Oswalt (RHP)

Prospecto a ser observado: Andres Gimenez (SS – Prospecto #84 do top 100 da MLB Pipeline)


Jogador clássico da posição, com defesa e corrida apurados. Ofensivamente acabou caindo com os passar os anos, mas tem por onde melhorar. Com 22 anos, pode ser uma moeda de troca em caso mais crucial para o time da Big Apple.

Philadelphia Phillies


Campanha em 2019: 81-81 (quarto colocado na NL East)
Outra franquia que investiu pesado para voltar aos trilhos em 2019. Tirou J.T. Realmuto de Miami e contratou o free agent mais badalado, Bryce Harper, além de buscar Andrew McCutchen, MVP em 2013. Cutch sofreu uma lesão séria e perdeu boa parte da temporada. Realmuto e Harper jogaram muito bem, mas que não resultou em mais vitórias. Odúbel Herrera, envolvido em caso de violência doméstica, saiu e deu espaço a Adam Haseley, uma das boas surpresas de Phila. Entre os arremessadores, Jake Arrieta foi outro trazido para dar mais qualidade a rotação, mas não foi bem no seu primeiro ano. Apenas Aaron Nola e Héctor Neris (ele mesmo) se salvaram. Com Joe Girardi no comando, os holofotes aumentam ainda mais.

Estatística positiva em 2019
Só ficou entre os melhores em duas estatísticas: jogos completos (já citado anteriormente) e rebatidas duplas (311), terceiro na NL

Estatística negativa em 2019
WAA do time foi ‘puxado’ pelo corpo de arremessadores (-3.2), sendo que os jogadores de posição, no conjunto, ficaram com 0.0

Sem limites


Foi mais uma vez notícia na off-season ao atender uma pedida e trazer Zack Wheeler. Para uma rotação muito dependente de Aaron Nola, é uma contratação primordial (se saudável).

A considerar: Didi Gregorius (SS), Anthony Swarzak (RHP), Neil Walker (1B) e Tommy Hunter (RHP)

Fez certo?
Jogador consistente nos últimos quatro anos, Corey Dickerson pode fazer falta em um outfield onde há apenas uma unanimidade e depende que os demais fiquem longe das lesões.

A considerar: Cesar Hernandez (2B), Maikel Franco (3B) e Brad Miller (2B)

Campanha projetada (via fangraphs): 30-30 (o único 50% da NL)

IL (Injured List): Ranger Suarez (LHP), Austin Davis (LHP), Seranthony Dominguez (RHP) e David Robertson (RHP)

– Lineup
Andrew McCutchen (OF)
Bryce Harper (OF)
J.T. Realmuto (C)
Jay Bruce (DH)
Rhys Hoskins (1B)
Didi Gregorius (SS)
Jean Segura (3B)
Scott Kingery (2B)
Adam Haseley (OF)

Rotação
Aaron Nola (RHP)
Zack Wheeler (RHP)
Jake Arrieta (RHP)
Vincent Velasquez (RHP)
Zach Eflin (LHP)

Bullpen
Hector Neris (RHP)
Adam Morgan (LHP)
Nick Pivetta (RHP)
Tommy Hunter (RHP)
Jose Alvarez (LHP)
Blake Parker (RHP)
Reggie McClain (RHP)
Cole Irvin (LHP)
Enyel de Los Santos (RHP)
Deolis Guerra (RHP)

Prospecto a ser observado: Alec Bohm (3B/1B – Prospecto #30 do top 100 da MLB Pipeline)


Escolha #3 em 2018, vem de um bom 2019 passando por três níveis das ligas menores. Com alguns road blocks no momento, fica difícil dizer se subirá para a MLB na Philadelphia. É mais um caso que pode tanto render veteranos em uma troca ou atuar nas grandes ligas caso precise.

Washington Nationals


Campanha em 2019: 93-69 (segundo colocado na NL East; campeão da World Series)
Era carta fora do baralho no início da temporada. Fez seus movimentos, manteve sua base, acreditou na garotada e o principal: com veteranos que agregaram no clima da equipe. Não só pelas comemorações como as músicas que marcaram a trajetória e um clubhouse unido, fundamental nos times vencedores. A exceção da NLCS, todas as outras fases foram no aperto e com heróis improváveis como Howie Kendrick. O título, inédito para o time da capital (e vencendo os quatro jogos fora de casa na WS), é inquestionável. Agora, é saber se vai acontecer a dobradinha, pois não tem um time bicampeão desde o tricampeonato do Yankees entre 98 e 2000.

Estatística positiva em 2019
Maior contribuição foi da rotação. Com um WAA muito superior na NL (14.6), o único a alcançar dois dígitos

Estatística negativa em 2019
Por outro lado, o bullpen foi a pedra no sapato sendo o quarto pior em WAA (-4.3) ficando a frente, por exemplo, do Dodgers na lista

Eternizado


Não daria para segurar todo mundo, então um dos símbolos da reconstrução até o título ficou. Stephen Strasburg, MVP da World Series, assinou um belo contrato e fica, pelo menos até 2026, em Washington.

A considerar: Will Harris (RHP), Starlin Castro (2B), Daniel Hudson (RHP), Yan Gomes (C), Howie Kendrick (2B), Eric Thames (1B), Asdrubal Cabrera (2B) e Ryan Zimmerman (1B)

Sem grana, irmão
Sem poder competir para manter outro grande nome da história do Nats, Anthony Rendon foi para o outro lado dos EUA e assinou pelo mesmo tempo e valor que Stras.

A considerar: Gerardo Parra (OF), Matt Adams (1B), Hunter Strickland (RHP) e Koda Glover (RHP)

Campanha projetada (via fangraphs): 33-27 (o terceiro do empate triplo)

IL (Injured List): Roenis Elias (LHP) e Wander Suero (RHP)

Optou por não participar da temporada: Ryan Zimmerman (1B)

– Lineup
Trea Turner (SS)
Adam Eaton (OF)
Starlin Castro (2B)
Juan Soto (OF)
Howie Kendrick (DH)
Eric Thames (1B)
Victor Robles (OF)
Yan Gomes (C)
Carter Kieboom (3B)

Rotação
Max Scherzer (RHP)
Stephen Strasburg (RHP)
Patrick Corbin (LHP)
Anibal Sanchez (RHP)
Eric Fedde (RHP)

Bullpen
Daniel Hudson (RHP)
Sean Doolittle (LHP)
Will Harris (RHP)
Tanner Rainey (RHP)
Javy Guerra (RHP)
Aaron Barrett (RHP)
Kyle Finnegan (RHP)
James Bourque (RHP)
Austin Voth (RHP)
Kyle McGowin (RHP)

Prospecto a ser observado: Carter Kieboom (SS/2B – Prospecto #21 do top 100 da MLB Pipeline)


Chegou a liga por emergência e oscilou, o que é normal para um calouro. Kieboom é uma das apostas para integrar o time já em 2020, após evolução gradativa nas ligas menores. Sua primeira estadia na MLB pode ser apagada com ótimas atuações esse ano.

Lineup, rotação, bullpen e lista de lesionados foram retiradas do site Roster Resource

Categorias:esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.